Datas comemorativas para vender mais no primeiro semestre do ano: Planeje-se!

 Em Empreendedorismo, Facebook

Se você quer usar as datas comemorativas para vender mais, está no local certo. Vou contar à você algumas datas que acontecem no primeiro semestre do ano, e podem ser usadas para atrair clientes para o seu negócio.

O mais importante para quem deseja aproveitar essas datas comemorativas para vender é o PLANEJAMENTO.

Isso porque, com planejamento você consegue criar ações mais criativas, ter agilidade nas tomadas de decisão, economizar na mão de obra, e conquistar diversos outros benefícios. O que pode resultar em mais vendas para você.

Todos os passos de um planejamento, você pode aprender em um post aqui do blog que falei sobre o Plano de Marketing. Sugiro a leitura!

Como principal requisito para começar o planejamento de datas comemorativas para o seu negócio, é de extrema importância que você saiba escolher essas datas.

datas comemorativas para vender

Como escolher uma data comemorativa?

Para escolher uma data comemorativa para vender seus produtos ou serviços, há algumas coisas que você deve levar em consideração.

Primeiro:

Saia do comum. Aproveite as principais datas comemorativas, como o Natal ou a Black Friday, para o seu ramo de atuação, mas também aproveite datas alternativas.

Hoje, existem dias oficiais com diversos temas diferentes, e um deles pode se encaixar em seu segmento. Há o Dia do Star Wars, do Cabelereiro, do Publicitário, das Histórias em Quadrinhos, os aniversários das cidades e mais.

Separei para você um link que tem um calendário completo de datas comemorativas do Brasil em 2017. Clique aqui para ter acesso ao calendário.

Segundo:

Escolha datas que fazem sentido com o seu setor de mercado. De nada adianta você aproveitar datas alternativas, se elas não “conversam” com o posicionamento do seu negócio.

Escolher datas que estão de acordo com o seu posicionamento, abre um leque de oportunidades para você.

Por exemplo:

Se você possui uma floricultura, pode aproveitar o Dia do Professor, Dia dos Namorados, Dia da Secretária, Dia da Mulher, Dia do Cliente e muitas outras datas.

Todas elas, fazem bastante sentido para o seu negócio e podem ser uma oportunidade para aumentar as vendas.

Datas Comemorativas para Vender Mais no Primeiro Semestre

As datas comemorativas são responsáveis por um grande aumento de vendas em lojas físicas ou lojas online.

Uma pesquisa realizada pelo Fecomércio em 2016, mostrou que no período de festas juninas as empresas do comércio alimentício garantem até 40% de impacto positivo nas vendas.

Então, se imagina que para outros setores, as datas comemorativas também tem papel fundamental para o aumento do faturamento!

Hoje, no Brasil, há mais de 200 temas de datas comemorativas somente no primeiro semestre do ano. Acredita?

Trouxe aqui para você algumas opções de datas comemorativas para vender mais nesse período:

Aniversário do Facebook

Em fevereiro, no dia 4, o Facebook comemora seu aniversário. No último ano, a rede social criou o “Dia do Amigo do Facebook” e fez vídeos especiais para que as pessoas compartilhassem.

Minha dica para você, é que aproveite esta data especial para gerar vendas. Sabe como?

Você pode criar promoções para quem segue a sua página e também promoções para atrair novos seguidores.

Disponibilize cupons de desconto para as pessoas no Facebook, esses cupons são possíveis de fazer na própria rede social.

Há um formato de anúncio chamado: Obtenções de Oferta. Com ele é possível criar cupons de desconto para que as pessoas utilizem em sua loja virtual ou loja física.

No texto do anúncio, a sugestão é que você fale sobre o aniversário do Facebook e que a promoção vale somente para este dia 😉

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Dia Mundial do Consumidor

No dia 15 de março, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Nesta data, você pode criar ações em homenagem aos seus clientes.

Minha dica é que você crie uma comunicação diferenciada. Por exemplo:

  • Publique imagens ou vídeos com antecedência para avisar as pessoas da promoção e gerar expectativa;
  • Mude a capa da sua página do Facebook para chamar a atenção;
  • Se possível, crie uma landing page especial para a data em seu site. Nessa página você pode capturar leads ou realizar vendas;
  • Crie promoções, bônus ou descontos em seus serviços ou produtos.

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Dia do Homem e Dia da Mulher

No primeiro semestre do ano, é comemorado o Dia do Homem, em 15 de julho, e o Dia da Mulher, em 8 de março. Você pode aproveitar essas duas datas comemorativas para vender mais.

Nestas datas, as pessoas se comovem para homenagear o seu parceiro. O legal, é que a sua marca poderá apoiar e ajudar com o presente especial.

Saia do comum na hora de fazer sua divulgação. O Facebook possui formatos de anúncios que podem ajudar você nessa missão.

O Facebook Lead Ads, é um formato muito bom para que você capture possíveis clientes com antecedência, e então impacte essas pessoas via e-mail e no próprio Facebook com a sua campanha.

Com o anúncio de leads, você pode gerar uma lista de pessoas interessadas em seus produtos e na sua promoção. Você também pode oferecer produtos complementares e aproveitar um upsell em suas vendas.

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Mais datas para aproveitar:

Há outras datas comemorativas para vender no primeiro semestre do ano. Vou listar aqui para você:

  • Aniversário de São Paulo, 25 de Janeiro;
  • Carnaval;
  • Páscoa;
  • Dia do Trabalho, 1 de maio;
  • Dia de Star Wars, 4 de maio;
  • Dia do Abraço, 22 de maio;
  • Dia Nacional do Café, 24 de maio;
  • Dia dos Namorados, 12 de junho;
  • Dia da Pizza, 10 de julho;
  • Dia mundial do rock, 13 de julho;
  • Dia Nacional do Futebol, 19 de julho;
  • Dia do Amigo, 20 julho.

Dicas Importantes para Vender Mais

Dica 1

Para se destacar da concorrência, ofereça um bônus em troca da compra do produto ou serviço durante o período da campanha da data comemorativa.

Por exemplo, você pode oferecer Frete Grátis ou um Desconto significativo no dia. Isso porque, às vezes um pequeno detalhe como este, faz a diferença no momento de decisão da compra.

Dica 2

Entregue um brinde especial para os clientes que comprarem pela primeira vez em sua loja física ou virtual.

Uma opção muito simples e bonita, é dar um cartão de agradecimento. Pode ser grande ou pequeno, o importante é que tenha uma mensagem de gratidão por essa pessoa ter escolhido o seu negócio.

Se possível, personalize o cartão com o nome do cliente. Assim, as pessoas se sentem especiais e há grandes chances de continuarem comprando em sua loja.

Continue no Blog:

Usar as datas comemorativas para vender é uma estratégia de marketing poderosa para quem deseja aumentar o faturamento.

Porém, para ter uma estratégia ainda melhor, é necessário que o conteúdo da sua empresa tenha qualidade e atraia novos clientes. Se você quer ter uma estratégia de conteúdo incrível, leia:

MARKETING EM MÍDIAS SOCIAIS: ESTRATÉGIAS DE CONTEÚDO PARA VOCÊ BOMBAR

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Camile Woinarski
Olá, sou Camile Woinarski, publicitária, tenho 22 anos e faço parte da equipe de conteúdo da Camila Porto. Possuo 6 anos de experiência na área de comunicação, nos setores de Marketing, Conteúdo e Redação de Links Patrocinados. Adoro o Marketing Digital e sempre estou em busca de novidades na área. Espero que curta, comente e compartilhe meus posts!
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