Criando anúncios impossíveis de ignorar: conquiste sua audiência

 In Facebook Ads

Você já criou um anúncio no Facebook e foi miseravelmente ignorado pela sua audiência, ou seja, não recebeu nenhum clique ou curtida? Se você já passou por isso, quero compartilhar com você algumas dicas para criar anúncios impossíveis de ignorar.

Existem dois problemas que podem ser a causa dessa sua falta de resultados. Hoje, os anunciantes, seja nas mídias sociais ou blogs, sofrem com a chamada “cegueira do banner” ou, em inglês, banner blindness.

Cegueira do Banner: O que é?

Nosso cérebro já sabe quais são os padrões de uma página na internet. Hoje, quando entramos em um site, sabemos que a logo está no topo, que terá um menu e, ao lado, uma barra com alguns banners e imagens. No centro estará o conteúdo, aquilo que vamos consumir.

Seguimos um padrão quando falamos em layout. Nas mídias sociais, como o Facebook, existe uma barrinha com outro conteúdo, embaixo há botões de curtir, e outros padrões.

Consequentemente nosso cérebro, que não é bobo nem nada, já sabe onde focar.

Então, quando as pessoas entram nas redes sociais, elas já sabem que conteúdos do lado direito da tela são propagandas.

Essa é a chamada “cegueira do banner”, ou banner blidness. Basicamente o nosso cérebro já sabe onde está o conteúdo e ignora qualquer coisa que fuja daquilo.

Quando se trata de Facebook, basicamente anúncios da barra lateral, são mais suscetíveis a sofrer com esse problema, porque as pessoas já sabem que ali vai aparecer algum jabá para ela.

Ninguém entra no Facebook para comprar!

Outra coisa que você precisa levar em consideração é que ninguém entra no Facebook para comprar algo. Você não vai chegar suas redes sociais pensando: “Nossa, preciso comprar uma geladeira, vou lá no Facebook dar uma olhada, para ver se aparece algum banner para mim.”

É aí que vem a importância dessas dicas que vou compartilhar com você.

Principalmente agora que você sabe quais são os problemas que fazem seu anúncio estar sendo ignorado, trouxe algumas soluções para eles.

Criando anúncios impossíveis de ignorar

Uma das coisas que eu passo para os meus alunos é: quando você vai criar conteúdo especificamente para Facebook, a solução é criar anúncios que não parecem anúncios. Como você vai fazer isso?

Passo 1:

Levando em consideração que as pessoas entram no Facebook para ver o que outras pessoas estão fazendo, uma das atitudes que eu sempre uso nas minhas campanhas é colocar fotos de pessoas.

Se você entra no Facebook para ver o que as pessoas estão fazendo, colocar a foto de alguém em um anúncio pode despertar a atenção dos outros usuários.

anúncios impossíveis de ignorar

Essa é uma das primeiras coisas que você pode começar a fazer para ser menos ignorado, vamos dizer assim.

Passo 2:

Outra coisa que procuro sempre colocar nessas imagens são pessoas com algum ponto de luz, ou alguma cor forte, para que ela se destaque no meio das publicações.

Tento colocar, por exemplo:

Uma pessoa com algum ponto de luz, ou alguma barra chamando atenção utilizando cores fortes, como vermelho ou verde. Tento usar algo que fuja do branco ou do azul, que já são cores do Facebook.

Passo 3:

Por fim, você pode inserir texto na imagem, para deixar a mensagem que quer passar ainda mais clara e criando anúncios impossíveis de ignorar. É importante lembrar que quanto maior a quantidade de texto, menor tende a ser a entrega do seu conteúdo. Tente ser sucinto, direto e claro.

Então, se for o caso e for realmente necessário, você pode colocar um pouco de texto explicando mais ou menos sobre o que se trata aquele anúncio, para agregar mais valor para aquela imagem.

Usar pessoas, um ponto de luz, alguma cor forte, ou algum texto que você ache necessário, são pontos importantes para chamar atenção das pessoas. Assim, elas verão o seu anúncio e, se ele fizer sentido para elas, isso gerará cliques para o seu site, curtidas na sua página e assim por diante.

Dica da Camila

Quando vou fazer meus anúncios, geralmente uso as mesmas descrições. Eu uso basicamente o mesmo texto, mas com algumas alterações.

Isso porque eu já testei vários textos, e escolhi os que se saíram melhor. Quando vou utilizar imagens e segmentar os anúncios do meu treinamento para um determinado público (eu vendo treinamentos que podem ser consumidos por médicos, advogados, vendedores, entre outros), eu procuro utilizar alguma imagem que faça sentido para eles.

Por exemplo:

Se estou promovendo o meu treinamento para médicos, segmentando para médicos, eu procuro utilizar imagens de médicos. Parece óbvio, mas muitas pessoas não dão importância para isso.

Procuro sempre deixar a comunicação mais personalizada, uso o mesmo headline (pois sei que ele funciona) e trabalho com os testes das imagens. Basicamente isso.

Esses são alguns passos para você tentar resolver o problema da “cegueira do banner”, com anúncios impossíveis de ignorar.

Há alguns pontos simples que podem ajudar a melhorar as suas campanhas, mas acredito que seguir esses passos já vão ajudar a aumentar seus cliques, para você começar a entender o que funciona e o que não funciona para a sua audiência.

Assista ao vídeo:

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