Os 6 piores erros em anúncios do Facebook que você pode estar cometendo

 In Facebook Ads

Muitas pessoas cometem erros em anúncios do Facebook, e alguns desses erros podem fazer elas perderem clientes ou até toda a estratégia de uma campanha que levou meses para ser preparada.

Você precisa conhecer quais são esses erros para:

  1. Evitar a prática deles;
  2. Não ficar atrás dos seus concorrentes!

Em 2017, o Facebook chegou a marca de 4 milhões de anunciantes ao redor do mundo. Isso significa que o mercado está cada vez mais competitivo e você não pode deixar espaço para pequenas ou grandes falhas em seus anúncios.

Evitar estes 6 erros, vai ajudar você a se destacar no meio de todas essas empresas que estão disputando a atenção no feed de notícias e aumentar suas vendas com o Facebook.

6 piores erros em anúncios do Facebook

1° erro: não testar anúncios

Não testar é um dos maiores erros em anúncios do Facebook. Isso porque, não existe um modelo de anúncio perfeito, você não pode criar um anúncio “esquecer” ele. O que existem são táticas que quando usadas podem turbinar seus resultados, mas elas sempre podem ser aprimoradas.

Os testes permitem que você analise diferentes versões de um anúncio, e saiba qual funciona melhor para o seu negócio.

Com o Facebook é possível criar diferentes tipos de testes para descobrir o desempenho dos anúncios e, assim, evitar erros ou perda de investimentos. O ideal é que você teste uma coisa de cada vez, e você pode começar com:

Canais

Experimente direcionar anúncios para desktop, smartphones e também para o Instagram.

Assim você conhece em qual desses canais a sua empresa consegue mais resultados, e pode investir mais no melhor canal.

Formato do Anúncio

Faça o teste do mesmo anúncio em formatos diferentes. Hoje, no Facebook você pode anunciar com vídeos e imagens em formato de Carrossel, Canvas, Facebook Lead Ads e outras opções.

No texto Como Anunciar no Facebook você vai encontrar mais exemplos.

Criativo

Para testar qual criativo o seu público mais gosta, você pode alterar: o texto da descrição, o CTA do anúncio, adicionar ou retirar o preço, adicionar ou retirar benefícios, trocar a imagem ou o vídeo e outros.

O importante é que você faça essas mudanças aos poucos e vá analisando se foi positiva ou não.

Novidade do Facebook para Testes

O Facebook está implementando a opção de criar Testes A/B dentro do Gerenciador de Anúncios e do Power Editor.

Os testes A/B vão permitir que os anunciantes criem diferentes conjuntos de anúncios e façam testes para saber quais estratégias dão melhores resultados.

Serão liberados os testes A/B para os objetivos de:

  • Aumentar as conversões
  • Instalações de aplicativos
  • Geração de cadastros

Talvez esse recurso ainda não tenha chegado para você, mas em breve será liberado para todos!

Os 6 piores erros em anúncios do Facebook que você pode estar cometendo

Imagem: Facebook para Empresas

2° erro: não criar uma estratégia

Não criar uma estratégia pode ser fatal para as suas campanhas e um dos piores erros em anúncios do Facebook.

Isso significa que para uma campanha ir ao ar ela precisa de um planejamento prévio, com metas e objetivos para se alcançar.

Se você começar seus anúncios sem um planejamento, não vai saber definir se o anúncio teve sucesso ou não.

Quando não se define metas e objetivos claros, independente do lugar que você chegue, tudo sempre estará bom para você, pois poderá simplesmente pintar o alvo, como um doidinho da aldeia.

Descubra se você é um Doidinho da Aldeia:

 

Então, antes de criar seu anúncio uma das primeiras coisas que você deve fazer é: desenhar uma estratégia com metas e objetivos claros.

Além disso, ao anunciar seus produtos ou serviços procure também criar estratégias de patrocínio para as publicações de conteúdos de gerem valor para o seu negócio. Pois elas atraem novas pessoas para a sua página 😉

Leia o texto Marketing em Mídias Sociais: estratégias de conteúdo para você bombar.

3° erro: fazer anúncios chatos

Quando um anúncio não tem um bom engajamento significa que, talvez, ele não esteja sendo relevante para as pessoas, já que elas não comentam ou não curtem aquela publicação.

Para o Facebook essa informação é muito preciosa, pois a rede social quer que cada vez mais as pessoas estejam conectadas e gostando dos conteúdos que veem.

Se você criar publicações que não são legais para o público, será penalizado pelo EdgeRank, o algoritmo do Facebook, com um baixo alcance.

Já com os anúncios, se você criar um que o público não interage, será penalizado no preço final, que pode ficar mais caro.

Então, se você não quer pagar preços altos por um anúncio que não vai trazer resultados para o seu negócio e evitar um dos piores erros em anúncios do Facebook: não crie anúncios “chatos”.

O que define um anúncio como chato?
  • Textos repetitivos;
  • Enviar sempre o mesmo anúncio para as pessoas;
  • Imagens cheias de texto;
  • Muitas chamadas para ação e pouco conteúdo de valor;
  • Textos ou vídeos muito longos – a não ser que o seu público goste.

Busque evitar esses pontos, e faça muitos testes! Assim, há grandes chances de você fazer anúncios interessantes para o seu público e com um investimento baixo.

Exemplo para seguir:

O Wesley Reis, aluno do treinamento Facebook Essencial, criou uma campanha no Facebook para vender sua casa. Em 51 dias investindo apenas R$ 47,04 em anúncios ele atingiu os seus objetivos.

Um dos grandes motivos para isso foi que seu anúncio: era chamativo e gerou engajamento.

Leia a história para saber como ele fez para vender o imóvel pelo Facebook, investindo tão pouco!

Como um proprietário vendeu seu imóvel pelo Facebook em 51 dias com apenas R$ 47,04

4° erro: esquecer de otimizar os anúncios

Muitas pessoas criam campanhas lindas, fazem estratégias e também testes. Porém, esquecem de algo muito importante: otimizar os anúncios.

Você pode pagar para o Facebook entregar seus anúncios, mas ele não vai fazer tudo por você. O ideal é que você acompanhe diariamente o desempenho das suas campanhas e faça pequenas otimizações para melhorar pontos estratégicos.

E você deve fazer isso, mesmo depois de um anúncio já ter passado por testes. Lembre-se: sempre há algo para melhorar!

Dicas de Otimização:

Ajuste seu orçamento a cada dois dias:

Assim, você poderá focar a maior parte do seu investimento em anúncios que realmente estão trazendo resultados. E, fazendo essa melhoria em tempo real, você tem a chance de ter uma campanha com repercussão ainda mais positiva.

Verifique o desempenho da campanha por dispositivo:

Se a sua campanha está funcionando mais para desktop do que para dispositivos móveis ou vice-versa, também comece a investir onde você tem maiores resultados.

Reajuste a segmentação:

Acertar a segmentação é consequência de muitas otimizações e testes em anúncios. Quando mais você otimizar, mais chances você terá de chegar ao público ideal para cada produto ou serviço que você oferece.

5° erro: focar apenas em novos seguidores

Aumentar o número de seguidores da página é o objetivo de muitas empresas. E não é errado ter essa métrica como objetivo, pois é sempre bom novas pessoas conhecerem o nosso trabalho.

Porém, focar apenas em conseguir novos seguidores é um dos maiores erros em anúncios do Facebook.

Isso porque, as pessoas que já seguem o seu negócio estão mais familiarizadas com a sua marca e tem uma possibilidade muito maior de comprar os seus produtos.

Por isso é importante que os seus investimentos estejam focados do fundo do funil para cima. Ou seja, invista mais em pessoas que estão próximas de fechar uma compra do que em pessoas que ainda estão conhecendo a sua marca.

Os 6 piores erros em anúncios do Facebook que você pode estar cometendo

6° erro: não se atualizar

Mesmo que você sempre esteja fazendo anúncios e com a sua página ativa no Facebook, é muito difícil se manter atualizado. Isso porque o Facebook muda com frequência seus recursos.

Grandes exemplos são a regra de texto do Facebook ou o EdgeRank, que há alguns meses tiveram suas configurações alteradas.

Por isso uma das dicas mais valiosas que vou dar para você é: se atualize sempre!

Para isso, acesse sempre o meu blog. Sempre estou em busca de trazer as novidades mais quentes sobre Facebook Marketing e Marketing Digital para você 🙂

Continue no Blog:

Você sabe o quanto é importante que sua empresa tenha uma página com engajamento no Facebook, certo?

Então, não cometa erros em anúncios do Facebook e nem em publicações da sua página!

Leia meu texto com 7 táticas poderosas para você aumentar o seu engajamento no Facebook:

7 TÁTICAS MATADORAS PARA GERAR ENGAJAMENTO NA SUA PÁGINA DO FACEBOOK

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Showing 4 comments
  • Vinicius Carlos de Medeiros
    Responder

    Cara Camila,
    Venho não só observando erros de Propaganda e Marketing, nas Redes Sociais, mas também nos comerciais de televisão. Muitos erros são encontrados, que grotescamente em algumas propagandas, que não irei referir, mostra a qualidade, não só repetitiva de antigos métodos, como também um método que venho defendendo a muito tempo. Basear toda propaganda a Nível de Primeiro Mundo, sendo que o Brasil, é uma País hoje de Terceiro Mundo, devido a má administração.
    As propagandas, as Faculdades, não ensinam mais as técnicas de Publicidade e Marketing que minha Mulher Claudia Berol de Medeiros estudou.
    Analisamos juntos, já que eu sou Técnico em Marketing, e juntos vimos que todas propagandas não estão voltadas ao produtos, e muitos outros.
    Excelente publicação.

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Vinicius.

      Obrigada por trazer a sua visão sobre propaganda e marketing para nós.

  • Silas Diniz
    Responder

    Olá Camila. É sempre um prazer receber suas informações e é com gratidão que e respeito que sugiro a inclusão de mais um item na sua dica dos 6 erros, especificamente quanto ao 3° ERRO: FAZER ANÚNCIOS CHATOS
    … O QUE DEFINE UM ANÚNCIO COMO CHATO?
    • Textos repetitivos;
    • Enviar sempre o mesmo anúncio para as pessoas;
    • Imagens cheias de texto;
    • Muitas chamadas para ação e pouco conteúdo de valor;
    • Textos ou vídeos muito longos – a não ser que o seu público goste.
    • Excesso de anúncios, sendo o mesmo ou outros (isso torna o anunciante um chato o que é pior que um conteúdo chato e inadequado para o canal, uma vez que o público quando ver “aquele anunciante”, ele muito provavelmente nem abrirá o conteúdo.
    Grande abraço
    Silas Diniz
    Wise Coach Man
    http://www.silasdiniz.com

    • Camile Woinarski
      Responder

      Obrigada por deixar a sua opinião aqui, Silas 🙂

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