Facebook Messenger: 3 dicas poderosas para ampliar seu negócio

 Em Facebook

Você provavelmente usa ou já usou o Facebook Messenger na sua conta pessoal ou para conversar com os clientes da sua empresa no Facebook. Mas você já pensou em estratégias para ampliar o seu negócio com o Facebook Messenger? É sobre isso que vamos falar nesse post.

O Messenger é um aplicativo criado pelo Facebook para a troca de mensagens com os seus amigos, sejam individuais ou em grupo, tudo de maneira gratuita. Sabe quando você quer falar com algum amigo, mas não tem o número do telefone dele? Se você tem esse amigo no Facebook, você pode conversar com ele pelo Messenger.

No aplicativo também é possível enviar e receber fotos, vídeos e arquivos (como PDF ou documento Word). E se você não gosta de escrever mensagens, pode fazer ligações gratuitas 😉

Números do Facebook Messenger

A cada dia cresce mais o número de mensagens trocadas pelas pessoas no smartphone. Os números do Messenger são incríveis, segundo o Facebook:

  • Atualmente são mais de 1 bilhão de pessoas que usam o Messenger todos os dias;
  • Mais de um bilhão de mensagens são enviadas entre pessoas e empresas no Messenger a cada mês;
  • 59% das pessoas consultadas em 14 mercados diferentes trocam mais mensagens atualmente do que há dois anos;
  • 56% das pessoas esperam que o uso de ferramentas do tipo aumentem ainda mais nos próximos dois anos.

Esse é o cenário perfeito para que o seu negócio use o aplicativo de mensagens para criar estratégias e se aproximar do seu público. Afinal, hoje em dia, a maneira mais rápida e fácil de as pessoas entrarem em contato com as empresas é pelo Messenger, seja para perguntar sobre produtos e serviços ou fazer sugestões e reclamações.

3 dicas poderosas para ampliar seu negócio com o Facebook Messenger

1. Crie Experiências Positivas

No Messenger você tem a oportunidade de criar uma experiência positiva no seu cliente. É uma das maneiras mais fáceis de humanizar a marca e fazer com que ela converse com o consumidor.

Para criar experiências positivas, você deve sempre:

  • Prezar pelo bom atendimento;
  • Responder as mensagens o mais rápido possível;
  • Usar a linguagem de comunicação da sua empresa.

Lembrando que possivelmente seu negócio possa receber mensagens de clientes insatisfeitos e respondê-los é a chance que você tem de mudar a visão dessas pessoas e demonstrar à elas os valores de sua marca.

Confira 10 dicas para melhorar o Marketing de sua empresa no Facebook. Clique aqui!

2. Seja encontrado facilmente

Há pouco tempo, o Facebook adotou uma maneira mais fácil para que as páginas sejam encontradas. Cada página terá um nome de usuário único, que pode ser editado e definido por você.

Essa identificação aparece na sua página, abaixo do título da página e com o símbolo @ antes dele:

blog_camilaporto_post_facebook messenger_imagem 1

Esses nomes personalizados ajudam as pessoas a encontrarem mais facilmente as empresas no tanto no Facebook, quanto no Messenger. São ótimos principalmente para empresas que possuem um nome mais comum.

blog_camilaporto_post_facebook messenger_imagem 2

Outra maneira legal é usar os Códigos do Messenger. São códigos únicos que seus clientes podem digitalizar com a câmera do celular e abrir uma conversa com a sua empresa no Messenger.

Você pode criar um código do Messenger com a sua página e divulgá-lo em seu site, em publicações na página ou anúncios do Facebook, panfletos, banners e em diversos materiais de marketing que você costuma usar.

blog_camilaporto_post_facebook messenger_imagem 3

3. Bots para Messenger

Segundo o Facebook, atualmente, existem cerca de 20.000 bots para Messenger. Os bots são robôs que ajudam empresas que têm um grande número de pessoas buscando entrar em contato com elas. Eles dão respostas rápidas e automáticas, mas que se bem elaborados, podem ser bastante pessoais e agradáveis ao cliente.

Nas últimas semanas, uma ferramenta de respostas automáticas está fazendo bastante sucesso entre as grandes marcas e até artistas no Messenger: a Chatclub.

Essa ferramenta foi criada com base nos bots e chegou para ajudar no aumento do engajamento e na rentabilidade da sua página do Facebook.

O cantor Luan Santana é usuário do Chatclub e eu fiz um teste para mostrar à você mais sobre a ferramenta. Ao abrir uma conversa no Facebook Messenger com o cantor, aceitei receber conteúdos sobre ele e agora praticamente todos os dias recebo alguma novidade direto no meu celular. Olha só:

blog_camilaporto_post_facebook messenger_imagem 4

Descubra minhas 7 táticas matadoras para gerar ENGAJAMENTO na sua página do Facebook. Continue aqui no blog!

QUER MAIS?

Agora que você já aprendeu a criar estratégias com o Facebook Messenger para atrair mais fãs, aprenda comigo as minhas “22 Táticas Comprovadas para Aumentar o Engajamento no Facebook”.

Copie e cole as 22 táticas testadas e comprovadas para aumentar seu engajamento, visibilidade e resultados do seu negócio no Facebook.

Clique na imagem:

ebook-taticas-engajamento

Artigos Recentes
3 comentários
  • Cassiano
    Responder

    Que conteúdo legal, assim que possível quero adquirir o seu curso e entrar no mundo do Facebook e melhorar meu negócio. Parabéns

    • Camile Woinarski
      Responder

      Show!

      Acredito muito que o Facebook pode alavancar o seu negócio 🙂
      Enquanto você não adquire o curso, pode aproveitar nosso conteúdo gratuito:
      https://www.camilaporto.com.br/conteudo-gratuito/

      Você vai encontrar uma aula muito legal sobre “Os 3 pilares para o sucesso nas redes sociais” e também e-books com conteúdo sobre “Como transformar fãs em clientes” ou “Como criar uma página no Facebook”. Dá uma olhadinha neles, Cassiano!

      Grande abraço.

  • Marianne
    Responder

    Como a empresa pode divulgar o seu chat club? Pois, pelo que entendi, só existe uma conversa a partir do momento que o público inicia uma conversa com a empresa, é isso mesmo?

Deixe um Comentário