22 dicas sobre conteúdo no Facebook

Facebook | 4 Comentários

Para quem ainda não acertou a forma de engajar consumidores em fanpges no Facebook, estar na rede social parece ser um monólogo. Para ajudar a estimular a interação entre marcas e empresas, o Social Fresh Academy lançou o e-book “64 dicas de conteúdo no Facebook”. Como ele é em inglês e algumas das dicas são focadas no mercado norte-americano (e algumas meio estranhas), resolvi fazer um apanhado das mais importantes e inserir neste post.

Dicas de conteúdo no Facebook

1)      Use todas as formas de atualização de status: links, texto, vídeo e imagens. Variedade incrementa o alcance e o engajamento dos usuários;

2)      Use a regra dos 80/20: 80% das mensagens precisam gerar valor para o usuário, 20% das atualizações podem ser promocionais;

3)      Poste como uma pessoa, não uma marca. Linguagem mais humanizada podem gerar conversas e maior relacionamento;

4)      Responda as pessoas quando elas comentarem alguma atualização da sua empresa;

5)      Pare de automatizar. O Facebook possui sua própria linguagem, respeite isso e separe seus tweets e posts de blog;

6)      Evite palavras ou frases complicadas. As pessoas interagem mais em linguagem simples;

7)      Use atualizações curtas. Entre 10 palavras ou menos quando possível;

8)      Celebre conquistas. Pessoas gostam de número e elas comemoram isso. Compartilhe com seus fãs seus resultados, 5000 fãs ou 100 Curtir, por exemplo;

9)      Faça perguntas sobre imagens. Coloque uma pergunta na legenda de suas fotos, por exemplo, onde esta foto foi tirada?

10)   Peça para seus fãs inserirem legendas em fotos, assim, cria-se um ambiente descontraído e incentiva a criatividade;

11)   Encoraje seus fãs a compartilharem suas fotos. Escolha “o fã do mês ou da semana” e compartilhe isso com todos (a Zappos faz isso e com muito sucesso);

12)   Poste imagens com objetos escondidos e pergunte aos seus fãs onde determinado item está;

13)   O fórum do Facebook é pouco utilizado. Utilize mais este espaço.

14)   Crie ofertas exclusivas. Forneça descontos para seus fãs;

15)   Estude o melhor horário para postar conteúdo em sua fanpage. Dependendo do seu mercado, os fãs podem ser mais ativos em determinado horário do dia;

16)   Conte a sua história no Facebook. Busque em seu arquivo fatos interessantes ou importantes sobre sua marca;

17)   Celebre feriados e dias especiais;

18)   Estude o número ideal de postagens diárias em sua fanpage para não se tornar “chato”;

19)   Crie situações de opinião. Enquetes como “quais os piores de 2011” ou “qual o melhor look do Oscar 2011”.

20)   Questione os consumidores sobre eventos futuros. Por exemplo, “quem vai ser o campeão brasileiro de futebol este ano?”;

21)   Peça para seus fãs votarem em algo. O produto mais desejado, o que tem o melhor design;

22)   Peça aos seus fãs opinarem sobre pautas de posts em seu blog ou vídeos no YouTube.

E para você? O que tem funcionado no Facebook? Deixe suas dicas de conteúdo no Facebook (se você puder revelar seu segredo).

Até a próxima!

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