3 métricas fundamentais para avaliar os resultados da página do Facebook

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Uma das mais importantes atividades para quem gerencia uma fanpage é: avaliar os resultados da página do Facebook. Isso porque, avaliando resultados é possível saber se o seu trabalho está funcionando ou não.

E, para avaliar os resultados da página do Facebook é preciso que você escolha métricas.

Com métricas bem definidas, é possível mensurar o quanto a sua empresa cresceu nos últimos dias, meses ou ano. O que permite que você tome decisões mais seguras quando precisar fazer investimentos.

Você sabia que medir métricas erradas pode fazer o seu anúncio custar 5.7 vezes mais caro que o necessário?

Esse dado foi divulgado em um evento do Facebook, em dezembro de 2016, e demonstra o quão importante é: conhecer as métricas e avaliá-las da melhor maneira possível.

Hoje, trouxe para você 3 métricas fundamentais para quem tem uma fanpage e quer começar avaliar os resultados da página do Facebook.

Métricas para avaliar os resultados da página do Facebook

1. ROI – O Retorno sobre o Investimento

O ROI significa: Retorno Sobre o Investimento. É uma das métricas que chamamos de “métricas que pagam o salário”.

Ou seja, ela ajuda a mensurar quanto a empresa está ganhando ou perdendo financeiramente com cada um de seus investimentos.

O ROI pode ser calculado sobre o investimento feito em: campanhas de marketing no Facebook ou outras mídias, investimento em funcionários, estratégias de e-mail marketing e muitas outras.

Medindo o seu retorno sobre o investimento é possível saber quais são os canais que mais trazem lucro para sua empresa ou se o seu investimento está sendo vantajoso ou não.

Além disso, é uma ótima maneira de saber se é necessário cortar investimentos ou investir mais em determinadas campanhas e anúncios.

Por exemplo:

O Bruno Henrique, um dos alunos do treinamento Facebook Essencial atende uma imobiliária de São José dos Campos, em São Paulo.

Em uma de suas campanhas, investiu R$ 257 em anúncios no Facebook e conseguiu vender um imóvel de R$ 190 mil em 15 dias.

Sendo que desse dinheiro, a comissão da imobiliária foi de R$ 10 mil.

Fazendo o cálculo do ROI, é possível descobrir que o retorno sobre o investimento foi de 3.791,04%! Ótimo, não é? Leia toda a história do Bruno aqui!

Você quer calcular o seu ROI?

A fórmula para calcular o ROI é:

ROI = (lucro do investimento – custo do investimento)/custo do investimento

Para facilitar, hoje há calculadoras online que fazem a conta para você. Indico a calculadora FazAConta, pois ela gera o resultado de maneira rápida e eficiente.

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2. Botão de Chamada para Ação

Você já deve ter percebido que em todas as páginas do Facebook há um botão de chamada para algum tipo de ação.

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Esses botões servem para incentivar as pessoas a realizar ações que são importantes para os negócios de maneira rápida e impulsiva.

Com os botões você pode solicitar ao seguidor que: faça um cadastro em uma lista, envie uma mensagem para a empresa ou até baixe um aplicativo.

Na imagem abaixo, você pode visualizar as opções que estão disponíveis atualmente:

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Como analisar a métrica?

Para analisar o desempenho do botão de ações da sua página, é necessário que você vá ao menu “Informações” da fanpage.

Após isso, clique em “Ações na Página” que logo aparecerão alguns gráficos.

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Nesse menu você terá acesso à quantas pessoas clicaram no seu botão de ação. Além disso, pode dividir o público por faixa etária, país, cidade ou dispositivo.

Essas informações, ajudarão você a construir segmentações de campanhas de anúncios dos seus produtos ou serviços para pessoas que realmente estão interessadas no seu negócio.

Gerando assim, mais vendas e resultados para a sua empresa.

Como criar um botão de ação?

Primeiro, vá até a foto de capa da sua Página e clique em + Adicionar um botão.

Depois escolha a chamada para ação que mais está de acordo com os objetivos da sua empresa. E, insira a URL do site, telefone ou a informação que for solicitada.

Por fim, clique em CRIAR!

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3. Engajamento nas Publicações

O engajamento é uma das métricas mais queridinhas entre as pessoas que gerenciam páginas no Facebook.

Isso porque, de nada adianta ter muitos fãs em sua página se eles não interagem com o seu conteúdo.

Por exemplo:

Digamos que você tem uma página com 1 milhão de fãs, mas somente 100 mil estão engajados.

Apesar de ser um grande número de pessoas, isso significa que apenas 10% da sua base interage com o conteúdo. O que é pouco se comparado com a quantidade de pessoas que seguem sua empresa.

Porém, com esse número em suas mãos, é possível criar estratégias para aumentar o engajamento 😉

Quer aumentar o engajamento? Leia: 7 táticas matadoras para gerar engajamento na sua página do Facebook.

Além disso, quanto maior o envolvimento das pessoas, maior é o alcance das suas publicações. Ou seja, quanto mais as pessoas curtem, comentam e compartilham os seus conteúdos, mais ele é distribuído para novas pessoas de maneira orgânica.

Como medir o engajamento?

O Facebook oferece gratuitamente informações sobre a quantidade de pessoas que estão engajadas com o seu conteúdo.

Para isso, você deve baixar uma planilha disponível nas “Informações” da página no menu “Visão Geral”.

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Outra maneira de medir é contratando ferramentas externas como o Cyfe ou o SocialBakers, que avaliam os resultados de maneira mais rápida e oferecem gráficos para ilustrar os resultados:

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Quer conhecer mais métricas para avaliar os resultados da página do Facebook?

Separei em um post 5 maneiras fáceis e que todas as pessoas que possuem uma página no Facebook podem usar para avaliar a página. Sem a necessidade de ferramentas externas! Leia aqui:

MÉTRICAS DE DESEMPENHO NO FACEBOOK: 5 MANEIRAS DE AVALIAR SUA FAN PAGE

 

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