3 táticas poderosas para ganhar seguidores no Instagram

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Sabe-se que ter números expressivos no Instagram costuma ser sinônimo de sucesso. Para quem usa essa rede social para vender, isso não é diferente. Um número grande pessoas acompanhando o seu perfil pode significar ótimos resultados. Porém, não adianta ter milhões de seguidores se eles não estiverem interessados no que você tem a mostrar.

Por isso, vamos te ajudar a aumentar o números de seguidores no seu perfil de forma eficaz e atraindo pessoas realmente interessadas pelo seu negócio. Para isso, separamos três táticas simples que, quando aplicadas, podem fazer suas métricas deslancharem no Instagram. 

Três táticas para aumentar o seu número de seguidores no Instagram

1. Use hashtags (com moderação)

Uma forma de ganhar seguidores no Instagram é usando hashtags. Elas ajudam a direcionar o seu conteúdo para usuários que têm os mesmos interesses que você. 

Porém, é preciso ter moderação. Não encha suas publicações de hashtags aleatórias. Use apps como o Leetags, por exemplo, e descubra quais são as tags que trarão os melhores resultados para os seus posts.

Se você tem uma agência de turismo, por exemplo, ao buscar termo viagem, o aplicativo irá te mostrar uma lista com as 30 principais hashtags relacionadas a esse assunto. Dessa forma você conseguirá escolher não só as que fazem mais sentido para o seu negócio, mas também as com chances de serem mais acessadas.

Vale a pena testar as hashtags na aba Explorar antes de colocá-las em suas publicações. Isso evita que você use tags banidas e acabe tomando shadowban. 

O shadowban é uma punição aplicada pelo algoritmo do Instagram a contas ou publicações. Ao receber esse castigo, sua publicação deixa de aparecer nos mecanismos de buscas. Ninguém novo irá recebê-la e por isso ela acabará tendo resultados ruins.  

Termos aparentemente “inofensivos”, como o #sextou, por exemplo, estão banidos e podem ser motivo de bloqueio para quem o utiliza. Já falamos sobre isso aqui no blog, clique aqui para conferir.

2. Reciprocidade é a chave

O sonho de quem usa o Instagram, além de ter muitos seguidores, é ter muita interação com suas postagens. Mas se você espera chuva de likes e comentários nas suas fotos, precisa começar agora mesmo a interagir com outras pessoas. 

Se faça notar no Instagram daqueles que fazem parte do seu meio e que falam sobre os mesmos assuntos que você. Assim, você se torna relevante e faz com que mais pessoas queiram conhecer o seu perfil.

Mas calma, não saia por aí comentando qualquer coisa, nem o faça só por interesse. Tente tornar isso algo natural, para que seja realmente uma troca e não algo forçado. Se não, isso pode acabar sendo mal visto pelos usuários.

Você pode começar fazendo isso em seu próprio perfil. Tire um tempo para responder quem comenta as suas publicações. Nada mais frustrante do que você se interessar por um produto, enviar um comentário ou direct para a marca e não ser respondido. 

Além disso, tenha o hábito de acompanhar as tags da sua marca e incentivar seus clientes a utilizá-las. Por aqui, por exemplo, em em minhas aulas da Semana Venda Mais, eu pedia para que meus alunos que fizessem publicações usando a tag #semanavendamais e mostrando que estavam participando do evento.

Dessa forma, além de ser divulgada por eles, ainda tinha a oportunidade de acessar essas publicações, deixar um comentário e até mesmo repostá-las em meu perfi. Isso gera um sentimento de pertencimento no público. Que passa a se sentir valorizado e próximo da sua marca.

3. Conteúdo é rei

Essa é uma tecla em que batemos sempre por aqui. De nada adianta fazer toda a lição de casa, usando hashtags e interagindo, se seu conteúdo for ruim. Foque em criar posts de qualidade para o seu Instagram, que tenham a ver com o que você busca divulgar e com o público que você quer atrair. 

Não passe a semana toda apenas postando produtos e querendo vender, vender e vender. Redes sociais são redes de relacionamento, você precisa gerar conteúdos que realmente vão tocar o seu público para então atrair, engajar e converter. 

A grande sacada é descobrir o que gera mais interação com seu público e criar uma agenda para manter a qualidade e a consistência no seu feed.

Ninguém entra no Instagram para ver propaganda. Por isso, é importante considerar no seu planejamento que 80% das mensagens precisam gerar valor para o usuário e só 20% das atualizações podem ser promocionais. Isso é o que chamamos de regra 80/20 e eu explico um pouco sobre ela nesse vídeo

Algumas dicas para melhorar o seu conteúdo que eu aplico diariamente no meu Instagram são: 

  •  O Instagram é totalmente visual. Invista em imagens e vídeos com pouco texto, mas com um conteúdo que gere interesse.
  • Vídeos são sempre bem-vindos e tendem a apresentar ótimo engajamento. Aproveite também para usar o IGTV. 
  • Faça perguntas para o seu público. Com isso, você garante mais envolvimento com as pessoas e cria uma conversa com seus seguidores.
  •  Use Calls-to-action em suas postagens. Um CTA é uma chamada para ação. Você deve usar verbos no imperativo, incentivando a pessoa a realizar alguma tarefa. Exemplos de CTA: Marque o seu amigo nos comentários; Escreva nos comentários alguma frase inspirado; Clique no link da bio para conferir o conteúdo.

Agora, eu sei que criar conteúdo pode não ser a tarefa mais fácil. Algumas vezes, falta inspiração e criatividade. Se esse é o seu caso, te convido a conhecer o meu guia 68 ideias para práticas de conteúdo para redes sociais.

Nele eu reuni os 68 formatos de publicação que mais geram engajamento e resultados para o meu negócio e para os meus alunos. Clique aqui para acessar o guia

Por fim, uma DICA EXTRA: 

NÃO COMPRE SEGUIDORES 

Você estará apenas enchendo o seu Instagram com um público que não quer te ouvir e que não trará resultados para você.

O que buscamos é um público de qualidade, que realmente interaja com seu conteúdo e que possa se tornar seu cliente. Comprar seguidores apenas vai inflar seu Instagram com fakes, seu engajamento não vai aumentar e suas vendas também não. 

Essas são dicas simples, fáceis de incluir na sua rotina e que fazem a diferença para quem quer ganhar seguidores no Instagram. Comece a aplicá-las hoje mesmo e veja suas métricas deslancharem nessa rede social.

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