5 dicas práticas para ganhar tempo na gestão de redes sociais

Redes Sociais | 1 comentário

Ser empresário quase sempre é sinônimo de ter a vida corrida e estar sempre em busca de formas de otimizar o tempo. Para aqueles que são donos de pequenas ou médias empresas, essa pode ser uma tarefa ainda mais árdua.

Entre comprar, vender, buscar novos produtos e pensar em soluções para o negócios destaca-se ainda a tarefa de manter a presença digital ativa. Em meio a tudo isso, criar conteúdos para as redes sociais pode parecer algo difícil e que toma muito tempo. 

Por isso, se você sente que o relógio caminha contra você quando assunto são as redes sociais, queremos te ajudar. Separamos aqui 5 dicas práticas para te ajudar com isso.

São dicas simples, que podem começar a ser aplicadas hoje mesmo e que vão tornar o processo de gestão das suas mídias mais rápido e otimizado. 

5 dicas práticas para ganhar tempo na gestão das redes sociais

1. Aposte em designs prontos

Um dos processos da criação de conteúdo que mais toma tempo costuma ser o de criação de imagens e vídeos para as publicações. Para empresários que não tem como contratar um profissional para realizar essa atividade e também não tem muito intimidade com softwares robusto de edição, como o photoshop, essa pode ser um tarefa ainda mais árdua. 

Contudo, há como simplificar esse processo. Apostar em ferramentas que oferecem templates prontos para os posts pode ser uma saída extremamente funcional e eficaz para essa questão. 

Ferramentas como o Canva e o Crello, por exemplo, oferecem opções semiprontas, para você incluir as informações que precisa e ter sua imagem pronta em poucos cliques. 

2. Tenha uma agenda

Esse é uma dica de extrema importância para quem precisa otimizar o tempo. Ter uma agenda com publicações que você pretende postar te ajuda a ter uma visão geral dos conteúdos que você precisa criar. Além disso, evita que você precise pensar em novos posts todos os dias, o que acaba se tornando muito desgastante.

Defina um momento para cuidar da sua programação. Use esse tempo para pesquisar e definir quais conteúdos você precisará criar ao longo da semana. O bacana é conseguir fazer isso com antecedência e assim ter pelo menos 1 semana já definida.

Dessa forma, caso você tenha algum imprevisto, você terá uma folga na programação para administrar esse tempo e não correr o risco de ficar sem conteúdos. 

Você pode manter sua agenda de forma física em um caderno ou planner ou digital, em uma planilha no computador ou celular. Se precisar compartilhar com alguém do seu time, o Google Docs e o Google Agenda são opções interessantes e gratuitas para usar. 

3. Programe suas publicações 

Uma maneira de otimizar ainda mais o seu tempo é programando seus postagens com antecedência. Ou seja, além de já ter a sua agenda pronta, a dica é você também já deixar tudo programado para ir ao ar em suas redes.

Descubra quais são os melhores horários para postar em sua página do Facebook e em seu perfil do Instagram e deixei suas publicações programadas usando o Estúdio de Criação. Por aqui, temos um post completo te ensinando como fazer isso: Como agendar posts no Facebook e Instagram gratuitamente

Aqui também vale a dica de ter pelo menos uma semana já programada para evitar imprevistos. Assim, você garante que seus posts irão ao ar sempre nos melhores horários e que sua agenda estará em dia, mesmo em momentos em que você esteja mais ocupado.

4. Use mensagens automáticas 

Outro processo que toma muito tempo na gestão das redes sociais é o atendimento ao público. Muitas vezes passamos horas e horas respondendo as mesmas dúvidas de clientes que chegam inbox. Para ganhar tempo, a dica é automatizar parte dessa tarefa. 

A dica é programar mensagens automáticas para serem enviadas aos clientes que entram em contato com o seu negócio. Isso te ajuda a não precisar ficar 100% do tempo de olho nas mensagens que chegam à sua caixa de entrada. 

O Facebook Messenger permite que você faça isso nativamente, sem precisar de ferramentas de terceiros. Aqui no blog nós já te ensinamos como programar mensagens de boas-vindas, ausência e respostas para as perguntas frequentes: Mensagens automáticas no Messenger: como agilizar o seu atendimento

No WhatsApp Business também é possível programar mensagens automáticas, nesse ensinamos como nesse texto

5. Fixe publicações importantes 

Por falar em perguntas frequentes, nossa última dica é justamente para tentar diminuir o número de mensagens que chegam ao seu inbox com dúvidas que são recorrentes entre os seus clientes. É claro que a gente considera muito importante quando o cliente entra em contato com você, mas muitas vezes passasse muito tempo respondendo os curiosos. 

Então, nossa dica é usar a opção de fixar um post da página. A ideia aqui é manter no topo da sua fanpage uma publicação com as informações mais importantes da sua empresa, como por exemplo: 

  • Como funciona o delivery;
  • Horário de funcionamento;
  • Cardápio;
  • Valores de produtos ou serviços;
  • Telefones para contato etc. 

É claro, cada negócio tem as suas especificidades. Por aqui, por exemplo, mantenho fixada uma publicação sobre o meu treinamento. Então, você vai precisar encontrar qual é publicação que mais faz sentido pro seu negócio. 

No caso de um restaurante que mantém o cardápio fixo, isso ajuda a fazer com que os clientes só entrem em contato quando já tiverem escolhido o que desejam pedir ou se tiverem alguma outra dúvida importante. Com isso, você ganha tempo e diminui o fluxo de mensagens de curiosos em seu inbox.

Essas 5 dicas são extremamente práticas e fáceis de serem colocadas em prática. Apesar de simples, elas fazem muita diferença. Cada minuto que você ganha é preciso para que você possa focar os seus esforços em outras questões do seu negócio. 

Tem outra dica para otimizar a gestão de redes sociais? Me conta aqui nos comentários. 

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