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Os 6 piores erros em anúncios do Facebook que você pode estar cometendo

Muitas pessoas aprendem com os  erros ao criar anúncios no Facebook. Você precisa conhecer quais são esses erros para:

  1. Converter mais clientes;
  2. Não ficar atrás dos seus concorrentes;
  3. Refinar constantemente a sua estratégia de tráfego

Em Abril de 2017, o Facebook chegou a marca de 5 milhões de anunciantes ao redor do mundo. Isso significa que o mercado está cada vez mais competitivo e você não pode deixar margem para pequenas ou grandes falhas na criação de  seus anúncios.

6 piores erros em anúncios do Facebook

1° erro: não testar anúncios

Não testar é um dos maiores erros em anúncios do Facebook. Isso porque, não existe um modelo de anúncio perfeito. Você não pode criar um anúncio e “esquecer” dele.

Os testes permitem que você analise diferentes versões de um anúncio e saiba qual funciona melhor para o seu negócio.

Com o Facebook, é possível criar diferentes tipos de testes para descobrir o desempenho dos anúncios. Assim, você evita erros ou perda de investimentos. O ideal é que você teste uma coisa de cada vez e você pode começar com:

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CANAIS

Experimente direcionar anúncios para desktop, smartphones e também para o Instagram.

Ao fazer isso, você descobre em qual desses canais a sua empresa consegue mais retorno — e pode investir mais no melhor canal.

FORMATO DO ANÚNCIO

Faça o teste do mesmo anúncio em formatos diferentes. No Facebook, você pode anunciar com vídeos e imagens em formato de Carrossel, Canvas, Facebook Lead Ads e outras opções.

Clique aqui e conheça todos os formatos de anúncios no Facebook que você pode criar.

CRIATIVO

Para testar qual criativo o seu público mais gosta, você pode alterar: o texto da descrição, o CTA do anúncio, adicionar ou retirar o preço, adicionar ou retirar benefícios, trocar a imagem ou o vídeo e muito mais!

O importante é que você faça essas mudanças aos poucos e vá analisando se foi positiva ou não.

TESTES A/B

O Facebook possui a opção de criar Testes A/B dentro do Gerenciador de Anúncios.

Os testes A/B permitem que os anunciantes criem diferentes conjuntos de anúncios e façam testes para saber quais estratégias geram melhores resultados.

Os 6 piores erros em anúncios do Facebook que você pode estar cometendo
Imagem: Facebook para Empresas

2° erro: não criar uma estratégia

Não criar uma estratégia pode ser fatal para as suas campanhas e um dos piores erros em anunciar no Facebook.

Isso significa que para uma campanha ir ao ar, ela precisa de um planejamento prévio, com metas e objetivos para se alcançar.

Se você começar seus anúncios sem um planejamento, não vai saber definir se o anúncio teve sucesso ou não.

Além disso, ao anunciar seus produtos ou serviços, procure também criar estratégias de patrocínio para as publicações de conteúdos que gerem valor para o seu negócio. Pois elas atraem novas pessoas para a sua página.

3° erro: fazer anúncios chatos

Quando um anúncio não tem um bom engajamento significa que, talvez, ele não esteja sendo relevante para as pessoas, já que elas não comentam ou não curtem aquela publicação.

Para o Facebook, essa informação é muito preciosa, pois a rede social quer que cada vez mais as pessoas estejam conectadas e gostando dos conteúdos que veem.

Se você criar publicações que não são legais para o público, será penalizado pelo algoritmo do Facebook com um baixo alcance.

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Já com os anúncios, se você criar um que o público não interage, será penalizado no preço final, que pode ficar mais caro.

Então, se você não quer pagar preços altos por um anúncio que não vai trazer resultados para o seu negócio e evitar um dos piores erros em anúncios do Facebook: não crie anúncios “chatos”.

O QUE DEFINE UM ANÚNCIO COMO CHATO?
  • Textos repetitivos;
  • Enviar sempre o mesmo anúncio para as pessoas;
  • Imagens cheias de texto;
  • Muitas chamadas para ação e pouco conteúdo de valor;
  • Textos ou vídeos muito longos – a não ser que o seu público goste.

Busque evitar esses pontos e faça muitos testes! Assim, há grandes chances de você fazer anúncios interessantes para o seu público e com um investimento baixo.

EXEMPLO PARA SEGUIR:

O Wesley Reis, aluno do treinamento Facebook Essencial, criou uma campanha no Facebook para vender sua casa. Em 51 dias, investindo apenas R$ 47,04 em anúncios, ele atingiu os seus objetivos.

Um dos grandes motivos para isso foi que seu anúncio era chamativo e gerou engajamento.

Leia a história para saber como ele fez para vender o imóvel pelo Facebook, investindo tão pouco!

Como um proprietário vendeu seu imóvel pelo Facebook em 51 dias com apenas R$ 47,04

4° erro: esquecer de otimizar os anúncios

Muitas pessoas criam campanhas lindas, fazem estratégias e testes. Porém, esquecem de algo muito importante: otimizar os anúncios.

Você pode pagar para o Facebook entregar seus anúncios, mas ele não vai fazer tudo por você. O ideal é que você acompanhe diariamente o desempenho das suas campanhas e faça pequenas otimizações para gerar mais resultados.

Você deve fazer isso mesmo depois de um anúncio já ter passado por testes. Lembre-se: sempre há algo para melhorar!

Dicas de Otimização: ajuste seu orçamento a cada dois dias!

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Assim, você poderá focar a maior parte do seu investimento em anúncios que realmente estão trazendo resultados. Fazendo essa melhoria em tempo real, você tem a chance de ter uma campanha com repercussão ainda mais positiva.

VERIFIQUE O DESEMPENHO DA CAMPANHA POR DISPOSITIVO:

Se a sua campanha está funcionando mais para desktop do que para dispositivos móveis, ou vice-versa, comece a investir onde você tem maiores resultados.

REAJUSTE A SEGMENTAÇÃO:

Acertar a segmentação é consequência de muitas otimizações e testes em anúncios. Quanto mais otimizar, mais chances você terá de chegar ao público ideal para cada produto ou serviço que oferece.

5° erro: focar apenas em novos seguidores

Aumentar o número de seguidores da página é o objetivo de muitas empresas. E não é errado ter essa métrica como objetivo, pois é sempre bom que novas pessoas conheçam o nosso trabalho.

Porém, focar apenas em conseguir novos seguidores é um dos maiores erros em anúncios do Facebook.

As pessoas que já seguem o seu negócio estão mais familiarizadas com a sua marca e têm uma possibilidade muito maior de comprar os seus produtos.

Por isso, invista mais em pessoas que estão próximas de fechar uma compra do que em pessoas que ainda estão conhecendo a sua marca.

6° erro: não se atualizar

O Facebook muda com frequência as funções disponíveis no Gerenciador de Anúncios e no algoritmo que entrega conteúdos no Feed de Notícias dos usuários.

Por isso, uma das dicas mais valiosas que vou dar para você é: se atualize sempre!

Para isso, acesse o meu blog. Sempre estou em busca de trazer as novidades mais quentes sobre Facebook Marketing e Marketing Digital para você

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Continue no Blog:

Você sabe o quanto é importante que sua empresa tenha uma página com engajamento no Facebook, certo?

Então, não cometa erros em anúncios do Facebook e nem em publicações da sua página!

Leia meu texto com 7 táticas para você aumentar o seu engajamento no Facebook:

7 TÁTICAS MATADORAS PARA GERAR ENGAJAMENTO NA SUA PÁGINA DO FACEBOOK

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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23 Comentários

  • Avatar
    Vinicius Carlos de Medeiros
    Responder

    Cara Camila,
    Venho não só observando erros de Propaganda e Marketing, nas Redes Sociais, mas também nos comerciais de televisão. Muitos erros são encontrados, que grotescamente em algumas propagandas, que não irei referir, mostra a qualidade, não só repetitiva de antigos métodos, como também um método que venho defendendo a muito tempo. Basear toda propaganda a Nível de Primeiro Mundo, sendo que o Brasil, é uma País hoje de Terceiro Mundo, devido a má administração.
    As propagandas, as Faculdades, não ensinam mais as técnicas de Publicidade e Marketing que minha Mulher Claudia Berol de Medeiros estudou.
    Analisamos juntos, já que eu sou Técnico em Marketing, e juntos vimos que todas propagandas não estão voltadas ao produtos, e muitos outros.
    Excelente publicação.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Vinicius.

      Obrigada por trazer a sua visão sobre propaganda e marketing para nós.

  • Avatar
    Vinicius Carlos de Medeiros
    Responder

    Cara Camila,
    Venho não só observando erros de Propaganda e Marketing, nas Redes Sociais, mas também nos comerciais de televisão. Muitos erros são encontrados, que grotescamente em algumas propagandas, que não irei referir, mostra a qualidade, não só repetitiva de antigos métodos, como também um método que venho defendendo a muito tempo. Basear toda propaganda a Nível de Primeiro Mundo, sendo que o Brasil, é uma País hoje de Terceiro Mundo, devido a má administração.
    As propagandas, as Faculdades, não ensinam mais as técnicas de Publicidade e Marketing que minha Mulher Claudia Berol de Medeiros estudou.
    Analisamos juntos, já que eu sou Técnico em Marketing, e juntos vimos que todas propagandas não estão voltadas ao produtos, e muitos outros.
    Excelente publicação.

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Vinicius.

      Obrigada por trazer a sua visão sobre propaganda e marketing para nós.

  • Avatar
    Silas Diniz
    Responder

    Olá Camila. É sempre um prazer receber suas informações e é com gratidão que e respeito que sugiro a inclusão de mais um item na sua dica dos 6 erros, especificamente quanto ao 3° ERRO: FAZER ANÚNCIOS CHATOS
    … O QUE DEFINE UM ANÚNCIO COMO CHATO?
    • Textos repetitivos;
    • Enviar sempre o mesmo anúncio para as pessoas;
    • Imagens cheias de texto;
    • Muitas chamadas para ação e pouco conteúdo de valor;
    • Textos ou vídeos muito longos – a não ser que o seu público goste.
    • Excesso de anúncios, sendo o mesmo ou outros (isso torna o anunciante um chato o que é pior que um conteúdo chato e inadequado para o canal, uma vez que o público quando ver “aquele anunciante”, ele muito provavelmente nem abrirá o conteúdo.
    Grande abraço
    Silas Diniz
    Wise Coach Man
    http://www.silasdiniz.com

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Obrigada por deixar a sua opinião aqui, Silas 🙂

  • Avatar
    Silas Diniz
    Responder

    Olá Camila. É sempre um prazer receber suas informações e é com gratidão que e respeito que sugiro a inclusão de mais um item na sua dica dos 6 erros, especificamente quanto ao 3° ERRO: FAZER ANÚNCIOS CHATOS
    … O QUE DEFINE UM ANÚNCIO COMO CHATO?
    • Textos repetitivos;
    • Enviar sempre o mesmo anúncio para as pessoas;
    • Imagens cheias de texto;
    • Muitas chamadas para ação e pouco conteúdo de valor;
    • Textos ou vídeos muito longos – a não ser que o seu público goste.
    • Excesso de anúncios, sendo o mesmo ou outros (isso torna o anunciante um chato o que é pior que um conteúdo chato e inadequado para o canal, uma vez que o público quando ver “aquele anunciante”, ele muito provavelmente nem abrirá o conteúdo.
    Grande abraço
    Silas Diniz
    Wise Coach Man
    http://www.silasdiniz.com

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Obrigada por deixar a sua opinião aqui, Silas 🙂

  • Avatar
    Alline Lobo
    Responder

    Karamba, ????

    Já virei sua fã menina. Vc sabe o que diz.
    No começo qdo via seus anúncios no Facebook, pensava que era só mais uma que tentava ganhar dinheiro com informações repetitivas e com pouco proveito.
    Mas um dia li uma publicação sua, fiquei intrigada. Depois vi um vídeo, gostei. E agora, ahh agora não consigo parar de ver materiais seus.
    Tenho projeto de ser empresária e estava meio perdida entre mídia on ou off. Seu material me ajudou a decidir e tem me esclarecido muito.
    Quero aqui agradecer e te parabenizar. Vc é uma ótima profissional. Obrigada por compartilhar conhecimento tão valioso.

    Bjos

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Alline.

      UAU! Ficamos muito felizes e realizadas com o seu comentário 🙂
      Obrigada por acompanhar os nossos conteúdos.

      Muito sucesso para você nessa carreira de empreendedora!

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

  • Avatar
    Alline Lobo
    Responder

    Karamba, ?

    Já virei sua fã menina. Vc sabe o que diz.
    No começo qdo via seus anúncios no Facebook, pensava que era só mais uma que tentava ganhar dinheiro com informações repetitivas e com pouco proveito.
    Mas um dia li uma publicação sua, fiquei intrigada. Depois vi um vídeo, gostei. E agora, ahh agora não consigo parar de ver materiais seus.
    Tenho projeto de ser empresária e estava meio perdida entre mídia on ou off. Seu material me ajudou a decidir e tem me esclarecido muito.
    Quero aqui agradecer e te parabenizar. Vc é uma ótima profissional. Obrigada por compartilhar conhecimento tão valioso.

    Bjos

    • Avatar
      Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Alline.

      UAU! Ficamos muito felizes e realizadas com o seu comentário 🙂
      Obrigada por acompanhar os nossos conteúdos.

      Muito sucesso para você nessa carreira de empreendedora!

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

  • Avatar
    josé henrique ferreira maciel
    Responder

    por que preciso ter mais atenção com as pessoas que me seguem se o facebook vai entregar meus anúncios para pessoas que eu nem conheço?

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Oi, José
      O Facebook vai entregar pra quem você mandar ele entregar. Você pode escolher anunciar pras pessoas da sua página com objetivo de conversão.
      Anunciar pra quem ainda não te conhece é diferente de anunciar pra quem já te segue. Nossa dica é focar só em atrair novos seguidores e já trabalhar com a base que você tem.
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Bruna O.
    Responder

    O que seria “otimizar os anúncios”?

    • Avatar
      Glaucia Périco
      Responder

      Melhorar os seus anúncios para que eles tenham um desempenho melhor, Bruna
      Um abraço, #EquipeCP

  • Avatar
    Erika Viegas do Nascimento
    Responder

    Como preparar uma lista de email para subir público offline no facebook?
    Na verdade preciso corrigir erro de “Horário do Evento”

  • Avatar
    ERIK DE OLIVEIRA BARBOSA
    Responder

    Eu to tentando criar um anúncio de mensagens, enviando o cliente para meu whatsapp business. Em formato carrossel, eu faço tudo certinho, mas na hora de publicar aparece essa mensagem abaixo, mas nas abas não aponta onde e o erro.
    Encontramos 1 erro. Realize as correções necessárias e tente novamente.

    me ajuda aí.

  • Avatar
    Hermes Dagoberto
    Responder

    Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

  • Avatar
    Priscilla
    Responder

    Posso fazer alterações enquanto a Campanha estiver sendo circulada/ativa?

    • Equipe Camila Porto
      Equipe Camila Porto
      Responder

      Oi, Priscilla
      Não, é precisou pausar pra editar
      Um abraço, #EquipeCP

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