Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

6 tendências para o Facebook em 2017: tudo o que rolou no evento Facebook Summit

Estivemos no Facebook Summit 2016, um dos mais importantes eventos do Facebook no Brasil. Confira as 6 tendências para o Facebook em 2017 que vimos lá!
Sumário

Há alguns dias eu e a Camila Porto estivemos no Facebook Summit 2016, um dos mais importantes eventos da rede social do Mark Zuckerberg aqui no Brasil. Nesse evento foram reveladas tendências para o Facebook em 2017, ministradas palestras e é possível participar da experiência incrível que o Facebook cria em seus eventos.

O Facebook Summit foi realizado no dia 04 de outubro no Auditório do Ibirapuera em São Paulo e tem como objetivo reunir os principais anunciantes e agências de publicidade do Brasil.

Com o tema Mobile Moves People, o evento contou com a presença de grandes executivos do Facebook.

Marcos Angelini, diretor geral do Facebook no Brasil, abriu o evento contando um pouco de sua história e mostrando alguns números atualizados da rede social.

Sarah Personette, que é vice presidente global de marketing de negócios do Facebook, Nicholas Franchet, diretor global de verticais do Facebook e Erik Hawkins, diretor global de Marketing do Produto foram alguns dos palestrantes.

Também marcaram presença Rapha Vasconcellos, diretor do Creative Shop para América Latina,James Quarles, vice presidente de monetização do Instagram e Zach King um dos Instagrammers mais famosos do mundo.

O evento contou com um aplicativo, no qual era possível ficar por dentro da agenda do evento, conhecer quem estava participando e até conversar com convidados para gerar networking.

Eu e a Camila fizemos um resumão de tudo que aconteceu no evento e vamos trazer aqui nesse post as 6 maiores tendências para o Facebook em 2017.

Tendências para o Facebook em 2017

1. Messenger para negócios

Há algumas semanas falamos aqui no Blog sobre o como usar o Facebook Messenger para seu negócio e já adiantamos algumas informações sobre os Bots para Messenger.

Os bots são robôs que ajudam empresas, que têm um grande número de pessoas entrando em contato com elas, à responder seus clientes de maneira mais dinâmica e com mais rapidez.

No evento Facebook Summit conseguimos identificar a importância que o aplicativo têm para negócios e uma nova maneira que ele pode ser usado.

A ideia é que o Messenger comece a ser visto como uma Central de Atendimento das empresas e com a ajuda dos Bots, o atendimento se torne automatizado e mais rápido.

Um grande exemplo, apresentado pelo Rapha Vasconcellos é o Juan BotEro, um robô que ainda está sendo testado pelo Facebook para esses casos. Você envia palavras simples e ele responde você com alguma informação sobre o assunto.

No caso da imagem abaixo, eu estava buscando colocar palavras que tinham a ver com o conteúdo da apresentação de Rapha e o Juan começou a me enviar as peças publicitárias apresentadas.

Você também pode fazer um teste com o Juan BotEro aqui 😉

Para as empresas essa funcionalidade será muito importante. Já que pode disponibilizar informações como os canais de atendimento para o público ou programar respostas para dúvidas recorrentes, como: endereço da empresa, preços dos produtos e muito mais.

2. Mobile como 1º tela

Hoje, se escuta muito falar sobre o mobile e sobre a tendência que é o mobile. Cada vez mais o mobile vem sendo a estrela do consumo de conteúdo na web e para quem estava no Facebook Summit ficou muito claro: o mobile não é mais tendência.

A questão é que o uso do mobile cresceu tão rápido, que não podemos mais considerar seu uso como uma tendência. Mas sim como a atual 1° tela da população.

Afinal, qual é uma das primeiras coisas que você faz ao acordar? Pegar o celular. Qual é o dispositivo que está com você o dia inteiro? O celular.

Então, considerar o mobile segunda tela ou uma tendência, já é algo ultrapassado.

No evento, foram divulgados números incríveis sobre o mobile:

  • 108 milhões de brasileiros estão ativos no Facebook todos os meses. Desses, 99 milhões de usuários estão ativos no Facebook todos os meses via mobile;
  • 7.9 bilhões de celulares no mundo em menos de 5 anos, o rádio levou 30 anos para atingir 10 milhões de usuários;
  • Existem 25% mais aparelhos celulares do que pessoas no Brasil;
  • 43% das visualizações de vídeo são feitas em um aparelho móvel.

Para os próximos anos, o foco do Facebook é criar novos produtos para dispositivos mobile para melhorar a experiência das pessoas com o aplicativo e com as marcas.

3. Conteúdo em Vídeos

Os vídeos são o formato de conteúdo mais efetivo atualmente no Facebook. Eles auxiliam no aumento de engajamento e alcance das publicações, o que é ótimo para quem quer atingir um público maior.

No Facebook Summit foram reveladas tendências para o Facebook em 2017 quando o assunto é vídeo!

Uma das estratégias que mais foram faladas pelos palestrantes, foi a criação de vídeos que sejam entendidos mesmo quando não há áudio. Ou seja, vídeos pensados para que as pessoas assistam e entendam com o áudio desligado.

Isso porque, grande parte das pessoas consome o conteúdo primeiro com o som desligado e depois, se o conteúdo interessar, elas ligam o som.

Encontrar maneiras para fazer com que as pessoas entendam o conteúdo sem som e queiram clicar na publicação para assistir com áudio, é um dos grandes desafios atuais. Legendas ou pequenos textos no meio do vídeo, podem auxiliar.

Os vídeos 360° também são tendência para o Facebook em 2017, leia aqui no Blog: Fotos e Vídeos 360 graus: como promover seu negócio usando esses recursos.

4. Canvas

Hoje, ter um site é um recurso que muitas empresas médias ou pequenas têm dificuldade em manter. Pois há custo para a criação e para a manutenção do site.

Pensando nisso, e também em manter os usuários dentro da plataforma cada vez mais, o Facebook começou a criar estratégias que minimizem a necessidade de as pessoas saírem de dentro da rede social.

O Canvas é um grande exemplo disso.

O Canvas é um formato de campanha de anúncio liberado pelo Facebook há alguns meses, que permite aos anunciantes oferecerem uma experiência completa e imersiva para os seus clientes e potenciais clientes.

O Itaú virou case de sucesso por ter criado um livro digital no Canvas. Os anúncios deste Canvas são mostrados sempre à noite, na hora de dormir, e direcionados a quem tem filhos para que a experiência seja criada em um momento importante da vida dos pais.

Durante o evento, foi revelado que um dos grandes investimentos do Facebook em 2017 será em melhorias e novidades no formato de anúncio Canvas.

5. Desenvolvimento do Instagram

O Instagram está em alta! A rede social que foi criada para ser uma grande fonte de inspiração e entretenimento, hoje é uma das grandes fontes de lucros para empresas.

Os números publicados por James Quarles, vice presidente de monetização do Instagram, no evento foram:

  • Atualmente são mais de 500 milhões de usuários no Instagram;
  • 35 milhões desses usuários são brasileiros;
  • 95 milhões de publicações diariamente.

Por isso, um dos grandes focos é no desenvolvimento de novos recursos para o Instagram.

A chegada dos vídeos de até 60 segundos e o Instagram Stories, são indicadores de que o Facebook deverá focar cada vez mais nessa plataforma.

Para você ter uma noção do sucesso do Instagram Stories, recurso lançado há poucos meses, hoje mais de 1 milhão de publicações são feitas todo dia.

Zach King, um dos instagrammers mais famosos do mundo, estava no evento e deu algumas dicas de como criar conteúdos contagiosos e que mais engajam as pessoas:

Dica 1

Faça vídeos que gerem CURIOSIDADE nas pessoas, ou seja, que faça elas se perguntarem: isso é real? Isso faz com que as pessoas queiram rever e interagir com o conteúdo.

Dica 2

Crie vídeos com coisas conhecidas UNIVERSALMENTE, por exemplo, fale sobre músicas ou filmes e séries conhecidos mundialmente.

Dica 3

Faça vídeos separados por CATEGORIAS, ou seja: medos, desejos, invenções e mais.

6. Facebook IQ

A ferramenta Facebook IQ foi apresentada de maneira muito breve no evento, mas resolvemos trazer aqui para você conhecê-la.

O Facebook IQ é uma central de pesquisa que ajuda anunciantes de grandes e pequenos negócios a descobrir mais sobre o comportamento dos usuários no Facebook.

Com foco em dados e pesquisas, o recurso pode ser um forte aliado do seu negócio para ficar por dentro de informações relevantes para sua empresa e também conseguir insights para suas campanhas.

A plataforma por enquanto é disponibilizada apenas em inglês.

Stories
Você também pode gostar ...
Apresenta uma variedade de cartões de crédito, um formulário de inscrição digital e um grupo diversificado de pessoas felizes, captando a facilidade e acessibilidade na obtenção desses cartões.
Finanças
Cartão de crédito que aprova na hora: Melhores opções para pedir o seu
Uma das coisas que mais incomoda na hora de ter o seu cartão de crédito é o tempo de espera...
TikTok Counter
Redes Sociais
TikTok Counter: Os 5 melhores contadores de seguidores
Se você utiliza bastante as redes sociais para trabalho ou tem bastante seguidores no TikTok, acompanhar o crescimento de seu...
Automação de Tarefas com IA é o futuro. Confira como você pode começar
Empreendedorismo
Automação de Tarefas com IA: Passo a Passo para Implementar
Quando penso em automação de tarefas com IA (inteligência Artificial), lembro-me de como essa tecnologia parece pertencer ao mundo das...

Política De Privacidade E Termos De Uso

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação. Ao continuar navegando neste site, você concorda e declara estar ciente dos termos: Política de Privacidade — Termos de Uso.
Soft Skills: Impulsione sua carreira As 7 maiores vantagens da Inteligência Artificial Como escrever melhor e mais rápido usando Inteligência Artificial? 8 melhores cantadas engraçadas 35 melhores nomes para grupo de amigos Apps para vender foto do pé: conheça os principais O que não comer quando faz tatuagem? Mitos e verdades Como entrar no Instagram só com o nome de usuário? Texto de aniversário para amiga Mensagens de Natal para a família