Anúncios de vídeo no Facebook: as melhores práticas para arrasar nas campanhas

Facebook | Nenhum comentário

Os vídeos são os conteúdos que mais fazem sucesso no Facebook. Não é à toa que se você for analisar sua página vai notar que esse formato é o que gera maior alcance e maior engajamento. Se organicamente isso é muito bom, imagine o sucesso que você pode ter fazendo anúncios de vídeo no Facebook? Sem dúvida, o resultado pode ser ainda melhor!

Mas não pense que essa tarefa é simples, que você pode criar um vídeo qualquer e colocar para rodar como uma campanha. Produzir anúncios de vídeo no Facebook — com potencial para fazer sucesso — vai muito além disso.

E é justamente isso que vamos abordar nesse texto. Vamos mostrar boas práticas que você pode seguir para produzir suas peças publicitárias focando no resultado: que é a visualização do vídeo, atração e conversão!

Anúncios de vídeo no Facebook

Existem 4 boas práticas que você deve seguir para ter anúncios de vídeo no Facebook de sucesso:

1. Seu vídeo deve ser chamativo

Anúncios de vídeo no Facebook

Quanto mais rapidamente um anúncio de vídeo no Facebook passar a mensagem principal da campanha e atrair a atenção dos expectadores, maiores serão as chances de que as pessoas (seus possíveis clientes) se lembrem do que viram.

Por isso, o ponto principal é criar vídeos chamativos e impossíveis de serem ignorados. Cause impacto instantâneo no seu público.

Inclusive, você sabia que os usuários do Facebook demoram apenas 1,7 segundos para consumir um conteúdo no celular contra 2,5 segundos no desktop?

Por isso, é absurdamente importante que você planeje seus anúncios de vídeo também pensando mo mobile.

Para arrasar na criação de anúncios de vídeo no Facebook, atente-se a esses fatores:

  • Prenda a atenção rapidamente: de cara, faça o possível para chamar e prender a atenção do expectador. A ideia é que você comece com as cenas mais cativantes, emocionantes e espetaculares do seu vídeo. Os 3 primeiros segundos são primordiais!
  • Sua marca já no início: segundo o Facebook “os anúncios com marca e mensagens nos primeiros 10 segundos podem, efetivamente, alcançar 3x mais pessoas”. Por isso, apareça logo no começo!
  • Faça vídeos que dispensam explicações em áudio: conte sua história visualmente. Os usuários não precisam consumir o seu anúncio necessariamente com áudio. Pense: as pessoas usam o Facebook na fila do banco, no consultório médico, dentro do ônibus… O áudio acaba ficando desativado, mas você deve fisgar esse possível cliente.
  • Use legendas: como a tendência dos vídeos sem áudio é cada vez maior, optar por colocar legendas em seus vídeos é uma boa saída.
  • Use textos e itens gráficos para passar a sua mensagem: já que vídeos sem áudio é essencial, comunique-se com seus clientes usando textos, ícones e gráficos para que as pessoas consigam ler com clareza o conteúdo do seu anúncio em vídeo.
  • Enquadre o principal: opte por vídeos quadrados, se você estiver pensando mais no público mobile. Assim você aproveita melhor o espaço na tela dos celulares.
  • Teste diversas opções: não tenha medo de arriscar! Você precisa fazer diferentes testes para saber o que funciona melhor com seu público.

Depois que seu vídeo estiver preparado, você pode impulsionar esse conteúdo no Gerenciador de Anúncios usando o objetivo de Visualização de vídeo.

2. Faça remarketing para quem viu o vídeo

Anúncios de vídeo no Facebook

Ao fazer remarketing para quem interagiu com seu anúncio de vídeo, você consegue enviar mensagens adicionais direcionadas para essas pessoas.

O primeiro passo é desenvolver um público com as pessoas que visualizaram seu vídeo. No Power Editor, você faz isso selecionando a opção Crie públicos com base nas pessoas que visualizaram esse vídeo.

Ao fazer isso, automaticamente, serão criados Públicos Personalizados de pessoas que visualizaram 3 segundos do vídeo até públicos que assistiram a 95% do seu anúncio em vídeo no Facebook.

Agora que você criou o Público Personalizado, é hora de fazer o remarketing.

Por exemplo

Vamos supor que você trabalhe em uma loja especializada na venda de produtos e utensílios de cozinha. Você pode fazer um vídeo com uma demonstração de alguns utensílios fazendo uma receita.

Crie o público personalizado e faça o remarketing para essas pessoas que assistiram à sua primeira receita, enviando um segundo vídeo com o mesmo tema. Faça isso principalmente para públicos que visualizaram pouco tempo do seu vídeo.

Para públicos que visualizaram 95% do seu conteúdo, você deve considerar alguns pontos. Se alguém assistiu quase a 100% do seu vídeo, essa pessoa está interessada no seu produto. Você deve considerar fazer remarketing de produtos em um anúncio de lead, anúncio de link em carrossel ou até anúncio de links.

Continuando com o exemplo da loja de utensílios de cozinha. Dê sequência ao seu primeiro vídeo de receita com um anúncio em carrossel do utensílio de cozinha diferente daquele usado no vídeo de receita. Qual ta?

3. Crie públicos semelhantes

Essa é sua chance de encontrar novos clientes que sejam semelhantes ao Público Personalizado com melhor desempenho.

Você vai criar um público semelhante usando alguma fonte. E fazer isso usando um Público Personalizado com melhor desempenho pode ser uma chance incrível de encontrar novos clientes. E não apenas isso: encontrar clientes em potencial!

Aproveite o agrupamento, sempre com exclusões, para manter o alcance do seu público mutualmente exclusivo e escalável.

4. Analise as métricas dos vídeos

Esse item é fundamental! De nada adianta você dedicar seus esforços em fazer um baita vídeo, mas não mensurar os resultados, não saber se essa campanha funcionou ou não para seu negócio. É dinheiro e tempo jogado fora!

A partir do momento que você sabe o que está funcionando, você consegue aprimorar seus vídeos e futuras campanhas de anúncio no Facebook.

Será que meu vídeo está envolvendo?

anúncios de vídeo no Facebook

Para saber se o envolvimento com o seu anúncio de vídeo no Facebook está interessante, você pode conferir um relatório no próprio Gerenciador de Anúncios:

  • No Gerenciador de Anúncios, clique na campanha do vídeo.
  • Vá até a lista suspensa Colunas.
  • Clique na alça suspensa.
  • Escolha a opção Envolvimento com o vídeo.

Um relatório vai surgir. Você consegue analisar o número de vezes que seu vídeo foi visualizado até 3 segundos, 10 segundos, 25% do vídeo, 50% do vídeo, 75% do vídeo, 95% do vídeo e 100% do vídeo.

Será que meu vídeo deixou a desejar?

Se a maioria das pessoas que visualizaram seu vídeo assistiu ao conteúdo apenas até 25% do seu vídeo, você pode considerar essa como uma métrica de um criativo que deixou a desejar.

Isso porque a maioria das pessoas acabou dispensando o seu anúncio e você não atraiu a atenção dos possíveis clientes no começo do vídeo.

É natural que o número de visualização vá caindo, você vai notar que a taxa de 100% do vídeo assistido é realmente menor. Mas se a taxa de 25% for maior do que a soma de todas as outras métricas (50% do vídeo, 75% do vídeo, 95% do vídeo e 100% do vídeo), seu vídeo não colou.

Nesse caso, considere mudar o começo do seu anúncio de vídeo no Facebook que as chances de reter mais a atenção podem subir.

Agora eu quero saber de você! Qual sua maior dificuldade com os anúncios de vídeo no Facebook? Conte aqui nos comentários, queremos te ajudar!

CONTINUE NO SITE

Criar vídeos nas redes sociais é essencial. Esse é o tipo de conteúdo que gera maior engajamento e alcance orgânico, principalmente no Facebook.

E conhecer boas opções de editores de vídeo para redes sociais ajuda muito nessa trajetória. Ainda mais se eles forem fáceis de usar e gratuitos! Confira as melhores opções aqui:

EDITORES DE VÍDEO PARA REDES SOCIAIS: OS MELHORES PROGRAMAS E APLICATIVOS

QUER MAIS?

Já imaginou ter mais informações exclusivas e totalmente gratuitas sobre esse assunto?

É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.

Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito. Baixe já:

Tags:
  • webinar anúncios
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.