Aplicativo Instagram: Tudo o que você precisa saber para o seu negócio

Instagram | 8 Comentários

O Aplicativo Instagram é uma das plataformas de mídias sociais mais usadas atualmente no mundo. Seus números crescem cada vez mais!

  • Hoje, são mais de 500 milhões de pessoas que acessam MENSALMENTE o aplicativo;
  • Mais de 300 milhões de pessoas acessam DIARIAMENTE o Instagram;
  • 35 milhões desses usuários são brasileiros;
  • E mais de 95 milhões de fotos e vídeos são postados DIARIAMENTE.

Toda essa audiência pode ser poderosa para o seu negócio. Isso porque, assim como no Facebook, no Instagram é possível encontrar o seu público para gerar resultados significativos.

Esses resultados podem ser desde conquistar mais reconhecimento de marca, até gerar aumento nas suas vendas.

Segundo o Facebook, 50% das pessoas seguem marcas no aplicativo Instagram e 60% delas afirmaram ter conhecido um produto ou serviço na rede social.

Isso mostra que cada vez mais é importante que a sua empresa crie estratégias para essa mídia. Uma dica é que você comece a criar um plano de marketing específico para ela.

Há algumas semanas, fiz uma publicação aqui no Blog ensinando 3 dicas práticas para usar no seu plano de marketing de redes sociais, aconselho que você leia 🙂

Como fazer uma publicação de sucesso?

Agora, você já sabe da importância de a sua empresa estar presente no Instagram e já pode começar a usar a rede social.

Porém, não basta você sair criando posts. Existem algumas práticas que são essenciais para quem quer começar as suas publicações com o pé direito.

E a regra número 1 para quem quer começar é:

Use Boas Imagens

As pessoas utilizam o aplicativo Instagram para se inspirar e, principalmente, descobrir assuntos que interessam à elas. Sejam conteúdos publicados por amigos ou por marcas.

Usar boas imagens, valoriza o seu conteúdo e chama a atenção das pessoas no aplicativo.

Um exemplo, é a Camila Porto que em seu Instagram, sempre publica imagens limpas, sem muito texto e que demonstram a sua personalidade e o seu posicionamento.

 

Anúncios no Instagram

Anunciar no Instagram pode ser muito lucrativo para o seu negócio. Isso porque, somente no Brasil são 35 milhões de usuários. Ou seja, o público do seu negócio provavelmente está lá 🙂

Então, se seu objetivo é gerar reconhecimento de marca e envolver o público para gerar vendas ou leads, no aplicativo Instagram é possível. Você pode usar os mesmos recursos de publicidade que utiliza no Facebook e alcançar clientes.

Se você quer anunciar no Instagram, trouxe aqui no post quais são os objetivos e formatos de anúncios que você pode escolher.

Objetivos no Aplicativo Instagram

Há alguns objetivos criados para que você desenvolva a sua marca e faça que ela seja mais reconhecida pelas pessoas:

Reconhecimento da marca:

Com esse objetivo você poderá aumentar o número de pessoas que irão conhecer a sua marca, os seus produtos ou os lançamentos da sua empresa.

É ótimo para quem está começando e deseja que as pessoas conheçam o seu negócio.

Alcance e Frequência:

Nesse caso, você poderá gerenciar quantas pessoas você pode alcançar com um anúncio, e a quantidade de vezes que cada pessoa será impactada.

É uma estratégia de mídia muito poderosa para gerar lembrança da sua marca.

Visualizações de vídeo:

Faça com que mais pessoas assistam aos seus vídeos.

É só escolher esse objetivo para alavancar o alcance da sua publicação.

Envolvimento com a publicação:

Aumente o engajamento do seu anúncio ou da sua publicação. Com esse objetivo as pessoas são instigadas a curtir e compartilhar suas publicações.

Também há objetivos criados para que você incentive que o cliente gere ações com relação a sua marca:

Conversões no site:

Se você quer vender, gerar leads ou fazer com que as pessoas realizem alguma ação no seu site, poderá escolher esse objetivo.

Cliques no site:

Com esse objetivo é possível aumentar o tráfego no seu site, ou seja, aumentar o número de pessoas que visitam ele.  

Também, é possível direcionar as pessoas para páginas específicas que você considera importante, como a página de vendas, por exemplo.

Instalação do aplicativo móvel:

Nesse caso, você incentiva as pessoas à instalar o aplicativo móvel da sua empresa.

Esse objetivo é ótimo para quem recém lançou um aplicativo ou está com poucos downloads.

Interação com o aplicativo móvel:

Se as pessoas baixam o seu aplicativo, mas não interagem com ele, esse objetivo ajudará você.

Gere ações que incentivem o seu cliente a começar a usar seu aplicativo e, principalmente, interagir com ele.

Promova seu catálogo de produtos:

Com esse objetivo, você poderá promover alguns dos seus produtos mais relevantes. E mostrá-los para pessoas que visitaram o seu site ou visualizaram seus produtos no aplicativo móvel.

Formatos de Anúncios

O aplicativo Instagram possui alguns formatos de anúncios que podem auxiliar você a alcançar os seus objetivos.

As opções são fazer anúncios com foto, vídeo ou em formato de carrossel, seja com foto ou vídeo.

Foto

Os anúncios com foto, são usados para chamar a atenção do público sobre um produto ou serviço.

O tamanho da imagem deve ser de 1080 x 1080 pixels e a legenda deve ter cerca de 125 caracteres, segundo recomendação do Facebook.

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Fonte: Facebook

Vídeo

Os vídeos são ideais para quem deseja alcançar mais pessoas e levar à elas uma mensagem mais dinâmica. Eles devem ter no mínimo 3 segundos e no máximo 60 segundos.

A dica é focar nos 10 primeiros segundos para passar a mensagem mais importante e prender a atenção do público por mais tempo 😉

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Fonte: Facebook

Carrossel

O carrossel é um formato que apresenta até 10 imagens ou vídeos em um único anúncio.

É ótimo para você apresentar os atributos do seu produto, já que poderá apresentar uma vantagem em cada imagem.

Como também é muito bom para você que tem diversos produtos e quer demonstrar todos em uma única vez, como na imagem abaixo:

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Fonte: Facebook

Melhores Práticas para Anúncios no Instagram

Seja Criativo!

Siga os passos dos seus conteúdos em outros canais, como Facebook ou Blog. Porém, não esqueça que as pessoas acessam o aplicativo Instagram para se inspirar.

Então, busque criar imagens elaboradas, focar no conceito da sua marca e até mesmo, criar imagens e vídeos personalizados para o Instagram.

Por exemplo:

No Facebook você pode publicar um vídeo de 3 minutos, mas no Instagram o máximo é de 60 segundos. Então, busque criar versões personalizadas para Instagram.

Assim, as pessoas não se sentirão decepcionadas em ter o vídeo interrompido no meio da visualização 😉

Procure pensar nestes pequenos detalhes para conquistar o seu público e entregar um conteúdo relevante para as pessoas.

Defina o Seu Público-Alvo

A definição de público-alvo é importante para qualquer rede social ou canal que a sua empresa tenha.

Isso porque, definindo um público-alvo você consegue impactar pessoas que realmente terão interesse no seu produto ou serviço. Essas pessoas têm maiores chances de comprar e tornar-se um cliente.

A dica é para que você use ferramentas importantes como o Facebook Insights, para ter um direcionamento do público-alvo e entender quais são as pessoas que teriam interesse na sua marca.

Desta maneira, você também poderá criar ações para fidelizar esses clientes.

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Novidades no Instagram

Instagram Stories

Lançado em agosto de 2016, o Instagram Stories é um recurso usado por mais de 100 milhões de pessoas.

Com esse recurso é possível criar imagens e vídeos curtos para seus amigos. Sendo que essas mídias ficam disponíveis apenas por 24 horas no aplicativo, depois ela é apagada automaticamente.

A novidade é que o recurso ganhou algumas atualizações e novas funcionalidades: o Boomerang, as transmissões ao vivo e o Instagram Direct com fotos e vídeos apagados automaticamente.

Boomerang

O Boomerang tem a função de deixar os momentos do dia a dia mais dinâmicos e divertidos.

Com ele, é possível criar pequenos vídeos que são repetidos para frente e para trás repetidamente. Isso causa um efeito muito legal e torna a história compartilhada mais animada.

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Fonte: Facebook para empresas

Você pode usar o Boomerang para demonstrar seus produtos para os clientes, fazendo deste momento algo mais descontraído.

Também, é muito legal para você publicar imagens dos bastidores do seu negócio, ou seja, como seu produto é produzido ou como os funcionários estão no momento 🙂

Transmissões Ao Vivo no Instagram

As transmissões ao vivo já são sucesso no Facebook, porém no aplicativo Instagram elas acabaram de chegar e serão disponibilizadas em breve.

Os vídeos criados ao vivo no Instagram serão possíveis de fazer através do Instagram Stories. E, ao terminar a transmissão ao vivo, o vídeo desaparecerá do aplicativo.

A ideia é que você sinta-se confortável de compartilhar seus momentos livremente.

Segundo o Facebook, as transmissões ao vivo no Instagram Stores irão ajudar seu negócio a se conectar com seus seguidores na hora e os fãs serão avisados quando você iniciar uma live.

A grande dica é que você utilize as Lives para transmitir eventos na sua empresa, contar dicas sobre o seu ramo de atuação e mostrar os bastidores do seu negócio para as pessoas.

Instagram Direct

Se você adora compartilhar os pequenos momentos com seus seguidores ou amigos, mas muitas vezes não faz porque não quer que todos visualizem.

Agora, poderá fazer o compartilhamento diretamente para grupos ou pessoas individuais.

Com o novo recurso do aplicativo Instagram, é possível enviar fotos e vídeos desses momentos, sendo que esse conteúdo será enviado apenas para quem você pré-selecionou e após a visualização, será excluído.

“A atualização de hoje mantém essas conversas diretas da forma como já estavam, mas adiciona uma forma mais visual de se conectar com as pessoas mais próximas – tudo em um único e conveniente lugar.” Facebook

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Fonte: Facebook para empresas

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8 Comentários

  1. Oi Camila! Um atendente do Facebook me informou que é proibido enviar directs aos usuários – a empresa entende isso como spam – eu inclusive, tive uma conta bloqueada, de fato. Como lidar? Acha que é possível utilizar essas estratégias, mas de uma maneira mais suave? Um Abraço!

    1. Oi, Lucas.

      Sim, é proibido. Não acho que há uma maneira mais suave ou que o Facebook entenda como aceitável.
      Acredito que o melhor a fazer é gerar engajamento nas publicações para que o cliente venha até você 😉

      Espero ter ajudado.
      Abraço.

  2. Oi Camila! Um atendente do Facebook me informou que é proibido enviar directs aos usuários – a empresa entende isso como spam – eu inclusive, tive uma conta bloqueada, de fato. Como lidar? Acha que é possível utilizar essas estratégias, mas de uma maneira mais suave? Um Abraço!

    1. Oi, Lucas.

      Sim, é proibido. Não acho que há uma maneira mais suave ou que o Facebook entenda como aceitável.
      Acredito que o melhor a fazer é gerar engajamento nas publicações para que o cliente venha até você 😉

      Espero ter ajudado.
      Abraço.

  3. Muito bom o post! Incentiva a utilizar o instagram de uma maneira mais criativa e atual que ajuda na obtenção de resultados eficientes para as organizações!!

  4. Muito bom o post! Incentiva a utilizar o instagram de uma maneira mais criativa e atual que ajuda na obtenção de resultados eficientes para as organizações!!

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