Após gastar tempo e dinheiro garimpando tutoriais e dicas na internet, Ana Paula Pereira Vieira e Thiago D’Angelo Guarabyra, encontraram no Treinamento da Camila Porto o conhecimento que faltava para que pudessem melhorar os resultados da Mais Batata, uma barraca de batata frita localizada no Rio de Janeiro.
OS RESULTADOS ALCANÇADOS
- Mais de 4 toneladas de batata frita vendidas diariamente;
- 18 mil curtidas na página em apenas 3 meses.
A HISTÓRIA: COMEÇANDO DO ZERO
Ana e Thiago começaram a atuar com Marketing Digital há 3 anos, atendendo apenas empresas do segmento Gospel. Em pouco tempo, perceberam que podiam abrir uma agência e expandiram sua carteira de clientes passando a atender negócios de outros ramos. Foi assim que surgiu a THD Digital.
Um dos primeiros clientes da agência de Ana e Thiago foi a Mais Batata, uma barraca de lanches na praça K11, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.
O negócio estava começando do zero, em um lugar de pouco movimento. O casal foi contratado para cuidar de toda a comunicação da barraca de lanches e fazê-la conhecida na região.
O DESAFIO: FAZER A BARRACA DE LANCHES CONHECIDA
Por ser um negócio novo e fora do comum (uma barraca que vende batata frita dentro de sacolas), o desafio foi fazer a empresa ganhar visibilidade e se destacar entre os concorrentes.
A SOLUÇÃO
O casal usou o que aprendeu no Treinamento da Camila Porto para divulgar a Mais Batata usando o Facebook.
Passo 1. Ana e Thiago começaram fazendo um estudo para criação de persona. Esse tema é discutido nas primeiras aulas do Treinamento.
Eles foram fundo para entender quem eram os clientes da Mais Batata e quais seriam as melhores formas de impactá-los.
Passo 2. O casal também se preocupou em fazer um levantamento de informações e uma análise sobre a concorrência. Eles queriam entender melhor com quem iriam disputar os clientes.
Passo 3. Em seguida, identificaram que realizar postagens que geravam conversas com o público tinha um grande potencial. Então, começaram a usar as “perguntas poderosas”.
Passo 4. Outro aspecto também chamou a atenção: o público da página da barraca de lanches se interessava por postagens de humor. Por isso, uma das apostas foi aproveitar os memes do momento adaptados para o tema batata-frita.
Passo 5. Eles também passaram a produzir publicações informativas, com conteúdo relevante para audiência, buscando criar autoridade no assunto.
Passo 6. Além disso, trabalharam com o gatilho mental da escassez, criando ofertas relâmpago que aguçavam o senso de urgência dos clientes.
Passo 7. Com base nas informações sobre seu público e sobre qual eram os melhores conteúdos da página, eles passaram a investir em anúncios no Facebook, entre R$5 e R$10 por publicação. Criaram públicos personalizados, filtrados por localização geográfica, interesses, faixa etária e gênero.
Tudo isso para que suas campanhas chegassem apenas a quem realmente estava próximo da barraca de lanches e poderia ir até lá para consumir.
Passo 8. O próximo passo foi buscar outras formas de aumentar o alcance de suas publicações. Para isso, eles optaram por fazer parcerias com outras páginas.
“Com base nas dicas da Camila Porto, implementamos estratégias de parcerias com outras páginas que linkavam nossas ações e também com youtubers que produziram vídeos do negócio para seus canais, ampliando assim nosso alcance para além das barreiras do Facebook.” Thiago D’Angelo Guarabyra
O poder das transmissões ao vivo
Passo 9. Atentos às tendências, Ana e Thiago encontraram nas transmissões ao vivo a maneira mais eficaz de alcançar os clientes da barraca de lanches e gerar engajamento.
Eles faziam lives mostrando o dia a dia do negócio e premiavam quem assistia e interagia com esses conteúdos. Foi por meio das transmissões ao vivo que eles conseguiram os melhores resultados.
“Umas das técnicas que gerou maior resultado foi a transmissão ao vivo. Conseguimos impactar a audiência com as imagens das suculentas batatas sendo servidas e as reações dos clientes. O nível de interação dessas Lives é incomparável.” Thiago D’Angelo Guarabyra
RESULTADOS
Em poucos meses a marca já alcançava números inesperados, chegando a vender 4 toneladas de batata frita em um dia.
Resultados depois do Treinamento
- Mais de 4 toneladas de batata frita vendidas diariamente;
- 18 mil curtidas na página em apenas 3 meses.
O bom trabalho e os resultados obtidos por meio do Facebook fizeram a Mais Batata ganhar o reconhecimento que almejava em sua região.
Com a visibilidade alcançada, as vendas aumentaram e o negócio ganhou uma filial em outra região do Rio de Janeiro.
“Grandes oportunidades se abrem à medida que vamos avançando no curso. O entendimento e a aplicação das técnicas apresentadas geram resultados surpreendentes.” Thiago D’Angelo Guarabyra
COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO?
Assim como Ana e Thiago, que usaram o Facebook para divulgar a Mais Batata, você também pode obter bons resultados para o seu negócio.
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