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Capa para Facebook: 5 passos para deixar seu perfil mais atraente

Deixe seu perfil ainda mais atrativo com uma capa para Facebook correta. Aprenda como usar fotos e vídeos como capa da sua página
Sumário

Personalizar a página do seu negócio é essencial. É a maneira perfeita de conquistar um cliente no primeiro momento em que ele acessa sua fanpage. Já pensou na importância da capa para Facebook?

A capa de sua página, também chamada de Facebook Cover,  é primeira imagem em destaque. Seja no seu perfil pessoal ou na página do seu negócio, é importante manter uma imagem atrativa. O objetivo é que a pessoa do outro lado, mantenha a atenção em sua página por mais tempo.

Saiba mais: Dicas de posts perfeitos para YouTube, Facebook, Twitter e Instagram

Reter a atenção é importante, até que o usuário comece a consumir o conteúdo de sua fanpage. Essa é uma das tarefas mais difíceis nas redes sociais. Justamente porque o número de informações de fácil acesso é infinito na internet e sua página concorre com isso.

Por isso, hoje vamos falar sobre os recursos disponíveis para que você tenha uma capa para Facebook mais inspiradora.

Capa para Facebook

Você pode simplesmente usar uma foto em sua capa de Facebook. Uma imagem legal ou um banner relacionado com o tema do seu negócio.

Porém, antes de sair subindo qualquer foto, temos dois alertas:

  1. Atente-se ao tamanho da imagem;
  2. Busque imagem de fonte confiável.

Vamos conversar sobre esses dois pontos, para que você não tenha problemas em sua página.

Capa para Facebook: tamanho

Sobre a primeira dica, é importante se atentar ao tamanho das fotos que você pode utilizar em sua capa.

Isso porque, quando uma imagem não tem o tamanho ideal, ela pode perder a qualidade depois de publicada como sua capa de Facebook.

Além de perder a qualidade, uma mesma foto pode ficar legal na versão web, porém quando vista pelo celular, ela poderá ficar distorcida o que também não é legal.

Segundo o Facebook, sua foto de capa deve ter 820 pixels de largura e 312 pixels de altura em computador. Já nos celulares, o tamanho é de 640 pixels de largura e 360 pixels de altura.

A recomendação do Facebook é que, para manter a qualidade nos dois módulos de visualização, é importante que a imagem tenha, no mínimo, 400 pixels de largura e 150 pixels de altura.

As imagens carregam mais rapidamente quando estão em arquivos sRGB JPG e também quando possuem menos de 100 KB. Porém, se sua imagem tiver logotipo ou textos, é melhor usar o arquivo PNG.

Capas para Facebook de fontes confiáveis

Quando falamos em fontes confiáveis, para que você possa utilizar em sua capa, estamos falando de imagens sem direitos autorais. Então, não podemos sair baixando qualquer imagem no Google para colocar em nossas páginas.

Essa prática pode trazer alguns transtornos, como: imagens de má qualidade e imagens que já pertencem a outra marca ou site.

Então, para não ter o trabalho de escolher e correr o risco de ter que trocar sua capa, recomendamos o uso de banco de imagens.

Os bancos de imagens podem ser pagos, porém existem muitas opções gratuitas para escolher sua capa. O Canva por exemplo, é uma ferramenta que sempre recomendamos por aqui.

Nele há uma opção exclusiva para criar capa para Facebook. Além disso, ele tem algumas funções free para que você utilize imagens de qualidade e com segurança.

Você pode utilizar um banco de imagens para levantar imagens para Facebook diversas, não apenas para a capa. 

Capas para Facebook: 5 Passos para inspirar uma capa criativa

Passo 1: Foque em sua persona

Não adianta ter uma página infantil e colocar uma foto de capa com cores opacas, se sabemos que a criançada gosta de design criativo, vivo, com cores e desenhos diversos.

Essa é o primeiro passo para prender a atenção do seu cliente. Afinal, será a primeira comunicação da sua página com seu público.

Dentro do Facebook, veja as estatísticas dos seus seguidores. Pesquise o perfil de quem consome seu conteúdo e busque imagens que transmitam a sua mensagem.

Passo 2: Respeite os Termos de Uso do Facebook

Ao criar sua conta, você pode não ter lido os Termos de Serviços do Facebook, mas com certeza os aceitou.

Isso significa que você concordou em não publicar certos tipos de conteúdo. É muito importante que você conheça essas restrições.

Caso contrário, poderá sofrer sanções e inclusive, perder sua página. Isso seria um transtorno tremendo! Perder seus seguidores, estatísticas e informações, nem pensar!

Separe uns minutinhos para ler os termos com calma e tirar suas dúvidas antes de produzir sua capa para Facebook.

Passo 3: Revise sua capa

É importante revisar sua imagem de capa por 2 vezes:

A primeira antes de publicar. Nada de informações erradas ou erros de português! Isso diminui (e muito) a credibilidade da sua marca.

A segunda após a publicação. Pois, mesmo que você tenha utilizado os tamanhos indicados anteriormente, pode ser que a imagem fique cortada, inibindo informações importantes.

Depois de publicar, abra seu perfil, tanto no mobile como pelo computador e confira a disposição da imagem na capa.

Passo 4: Coloque sua foto de capa para conversar com sua foto de perfil

Aqui você pode usar a criatividade para brincar com seus seguidores. Pode colocar uma imagem complementar da capa no perfil. Ligar as imagens com setas.

O importante é prender a atenção do seu seguidor, tanto para sua foto de capa como de perfil. Essa integração pode render mais espaço para informações sobre seus produtos.

Passo 5: Coloque texto em sua capa

O texto na imagem só é prejudicial quando em excesso. Por isso, é importante manter a regra do Facebook de apenas 20% de texto.

A própria ferramenta do Facebook te ajuda a verificar se tem muito texto em sua imagem. Isso porque a marca sabe que texto em excesso poluí e piora a experiência com os usuários.

O texto na capa pode ajudar a levar informação mais rápido ao usuário. Porém, aproveite essa dica com moderação.

Capa para Facebook: como usar vídeos e personalizar a página

A foto da capa é importante nesse processo de atração. Mas já pensou em colocar vídeos na capa do Facebook para prender mais a atenção de um novo fã?

Essa opção é possível. O Facebook liberou um botão para que os administradores possam personalizar as páginas adicionando vídeos na capa do Facebook. O recurso ainda não está disponível para 100% das páginas.

Capa para Facebook: como colocar vídeos

Se o recurso estiver disponível na sua página, você vai observar uma notificação e um símbolo de câmera. Para colocar um vídeo na capa do Facebook:

Passo 1: Clique no botão Alterar na capa da sua página;

Passo 2: Escolha o vídeo salvo em seu computador;

Passo 3: Faça o upload na página;

Passo 4: Confira o resultado no ar.

Simples assim! O mais importante nesse processo é ficar ligado nas dimensões recomendadas do Facebook.

Capa para Facebook: Recomendações para criar vídeos

As recomendações para criar vídeos para a capa do Facebook são:

  • Criar vídeos com dimensões de 820 x 312 pixels;
  • O vídeo deve ter, entre 20 segundos a 90 segundos, de duração.

A recomendação do Facebook é que você crie vídeos com 820 x 312 pixels. Porém, você pode perfeitamente enviar um vídeo com tamanho de largura e de altura maiores do que isso.

O Facebook faz um corte automático no vídeo, ajustando na sua capa. Pode ser que esse recorte não fique perfeito, por isso teste o envio de vários vídeos até encontrar um que fique legal na capa.

Vídeos: Dica Extra!

Os vídeos são essenciais para uma estratégia de sucesso nas redes sociais.

Seja na capa ou como uma postagem que atrai e engaja, saber criar vídeos para o Facebook é necessário.

Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos os melhores programas para criar e editar vídeos para as redes sociais, confira: editores de vídeo para redes sociais: os melhores programas e aplicativos

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