Como uma doceria aumentou as vendas em 200% usando o Facebook

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Depois de aplicar os 3 pilares do sucesso que aprendeu no treinamento Facebook Essencial, a doceria de Júlia Carneiro Lucchese e de sua mãe aumentou as vendas em 200% no mês de Julho em comparação aos últimos 2 anos.

OS RESULTADOS ALCANÇADOS

  • As vendas aumentaram 200% no mês de Julho em comparação aos últimos 2 anos;
  • Em 2017, as vendas ultrapassaram o total faturado no mês inteiro de Agosto de 2016 nos primeiro 10 dias.

A HISTÓRIA: SÓCIA DE UMA DOCERIA

Júlia Carneiro Lucchese mora na cidade de Criciúma, em Santa Catarina. Há 9 anos é arquiteta e vem trabalhando em escritórios da área, porém sempre quis algo a mais para o seu futuro.

Além do escritório de arquitetura, ela queria um trabalho que realmente a desafiasse e garantisse uma nova vida para ela.

“Estava procurando algo novo na minha vida! Sou arquiteta, amo minha profissão, mas não estava mais me sentindo desafiada. Quero fazer algo extra, além do meu trabalho no escritório.” Júlia Carneiro Lucchese

Sua mãe, a Graziela, é confeiteira e desde 2005 resolveu empreender. Ela criou a doceria Graziela Lucchese que mais tarde ganhou o apelido de Cozinha Mágica.

Como uma doceria aumentou as vendas em 200% usando o Facebook

A doceria trabalha com brownies, palha italiana, naked cakes, bolos tradicionais, trufas e brigadeiros gourmet. Além de ser referência na cidade quando o assunto são os bem-casados.

PORÉM, EM 2014, COMEÇOU A SENTIR O PESO DA CRISE ECONÔMICA NO PAÍS.

As pessoas começaram a comprar menos doces para festas e Graziela teve pouquíssimas vendas naquele ano.

Foi aí que Júlia visualizou a oportunidade de empreender junto com a mãe e transformar o negócio em uma garantia de futuro para a sua família. Foi quando propôs uma sociedade na empresa de doces.

Logo de início, Júlia ficou responsável pelas redes sociais da empresa. Então, precisou procurar mais conhecimento na área de marketing digital.

“Comecei a gerenciar as redes sociais da minha mãe e a propor algumas mudanças no cardápio. Resolvi unir esta minha inquietação por empreender com a necessidade da minha mãe de mudar, ousar para sair da crise e transformar este negócio no futuro dos meus pais.”  Júlia Carneiro Lucchese

O DESAFIO: DIVULGAÇÃO NAS REDES SOCIAIS

Com a missão de tornar a empresa um sucesso, Júlia tinha muitos desafios pela frente.

O maior deles era aprender a divulgar o negócio dentro das redes sociais e tornar o marketing digital um grande aliado da doceria. Assim, ela conseguiria aumentar o número de clientes e os resultados em vendas e faturamento.

Outro desafio era a criação de bons conteúdos para movimentar a página que estava totalmente abandonada.

“Um dos maiores problemas era que a página não tinha gerenciamento. Ela estava abandonada, só recebia as postagens direcionadas do Instagram e não havia nenhum tipo de interação.” Júlia Carneiro Lucchese

A SOLUÇÃO: CRIAR IDENTIDADE PARA A MARCA E FALAR COM O PÚBLICO

Júlia começou a buscar conteúdos para aprender a gerenciar as redes sociais da doceria e a bombar o marketing da empresa.

Então, através do Erico Rocha, ela conheceu a Camila Porto e o treinamento Facebook Essencial.

“Após conhecer a Camila, eu simplesmente fiquei louca! Como que o Facebook podia ter tudo aquilo ao meu alcance para me ajudar a alavancar o meu negócio e eu não sabia?” Júlia Carneiro Lucchese

ENTÃO, ELA COMEÇOU A APLICAR OS 3 PILARES DO SUCESSO NO FACEBOOK EM SUA PÁGINA E CONQUISTOU ÓTIMOS RESULTADOS.

Passo 1. Primeiro, ela turbinou a página do Facebook, atualizando as configurações e todas as informações de descrição para começar a atrair mais pessoas.

Passo 2. O segundo passo foi criar conteúdos personalizados para cada rede social, pois antes sua mãe publicava os mesmos conteúdos no Facebook e no Instagram.

Passo 3. Em seguida, Júlia começou uma padronização das postagens. Passou a usar emojis em todos os textos para chamar mais atenção e definiu uma identidade de cores para as imagens.

Passo 4. Criou uma agenda de conteúdo para tornar as publicações mais regulares, criar uma consistência de conteúdo e publicar os posts nos melhores horários da página.

“Comecei a postar com mais regularidade, fazendo no mínimo uma postagem diária, olhando os horários que a minha audiência se fazia mais presente.” Júlia Carneiro Lucchese

Passo 5. Para tornar as suas publicações ainda mais assertivas, ela fez um estudo aprofundado da persona da sua empresa.

ASSIM, COMEÇOU A ENTENDER MAIS O PÚBLICO E FALAR DIRETAMENTE COM ELE.

Uma das sacadas que Júlia teve para criar intimidade com as pessoas foi criar um apelido carinhoso para os seus seguidores: “gulosos”. Aproximando ainda mais os clientes da doceria.

Passo 6. Com a tática de criar perguntas poderosas, que aprendeu no Facebook Essencial, ela melhorou o engajamento da página e aumentou o alcance das publicações.

Como efeito das mudanças, em poucos meses, a média de alcance orgânico dobrou, a taxa de envolvimento que não chegava a 1% chegou a 10% em algumas publicações e a página aumentou 30% o número de curtidas.

“Comecei a usar emojis em todos os textos e tentar fazer uma padronização das cores! Também comecei a fazer perguntas para minha audiência, no começo ninguém respondia, mas isso vem melhorando a cada post.” Júlia Carneiro Lucchese

LOGO DEPOIS, ELA COMEÇOU A IMPULSIONAR CONTEÚDOS!

Passo 7. Então, as publicações começaram a ser impulsionadas com valores sempre baixos, geralmente menos de R$6, para a criação de testes e também de atração de novos seguidores.

Um dos posts que mais chamou a atenção e impulsionou as vendas foi a promoção de Dia dos Pais em 2017, quando Júlia criou uma pré-venda da Caixa Luxo de Palha Italiana.

Foram usados vídeos, imagens e brincadeiras com suspense para chamar a atenção das pessoas.

Como uma doceria aumentou as vendas em 200% usando o Facebook

Nos primeiros 10 dias de Agosto de 2017, que é o segundo pior mês de vendas da empresa, só perdendo para Janeiro, elas já haviam ultrapassado tudo o que foi vendido em Agosto de 2016.

Além disso, o faturamento do mês de Julho de 2017 teve um aumento de 200% em relação aos mesmos meses dos dois anos anteriores.

“O Facebook Essencial me tirou de uma inquietude! Me trouxe motivação, uma maneira diferente de ver o marketing. Acho que encontrei uma nova profissão, além da arquitetura.” Júlia Carneiro Lucchese

DEPOIS DO FACEBOOK ESSENCIAL, OS RESULTADOS DA EMPRESA FORAM:
  • As vendas aumentaram 200% no mês de julho em comparação aos últimos 2 anos;
  • Em 2017, as vendas ultrapassaram o total faturado no mês inteiro de agosto de 2016 nos primeiro 10 dias.

 

Como uma doceria aumentou as vendas em 200% usando o Facebook

“Comecei a seguir a Camila Porto nas redes sociais, assistir a tudo que tinha no blog de forma gratuita e posso dizer que os resultados que obtive me fizeram ter certeza que apostar e investir no treinamento Facebook Essencial seria um divisor de águas na vida da minha família. E está sendo.

Do primeiro dia até hoje, pudemos observar um importante crescimento nas vendas. Começamos a mandar palha italiana para outras cidades do Brasil e nos consolidamos mais ainda na nossa região!”  Júlia Carneiro Lucchese

COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO?

Assim como a Júlia, que usou o Facebook para aumentar as vendas da doceria, você também pode obter bons resultados para o seu negócio.

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  • facebook essencial

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