Como uma escola de gastronomia pode usar o Facebook para aumentar as vendas

 Em Casos de sucesso

Depois do treinamento Facebook Essencial, Nati Bruning obteve resultados incríveis para sua escola de gastronomia usando o Facebook. Ela investiu R$ 33,64 em anúncios e em apenas 48 horas fechou uma turma para 10 alunos.

O retorno sobre o investimento foi de 5845,30%. Além disso, a empresária está pensando em ampliar a escola para poder atender mais alunos em uma mesma turma.

Resultados alcançados

  • Investiu R$ 33,64 em anúncios e gerou mais de R$ 2.000,00 em vendas;
  • ROI de mais de 5845,30%;
  • Atingiu o objetivo em apenas 48 horas;
  • Gerou uma lista com novos interessados para as próximas turmas;
  • Pretende expandir o espaço físico da escola de gastronomia.

A história: uma mãe presente na vida dos filhos

Nati Bruning mora na cidade de Cascavel, no Paraná, e trabalha como Chef de Cozinha há 5 anos!

Assim como muitas pessoas, ela ama a sua profissão, mas também queria passar mais tempo próxima à sua família.

Ela é mãe de duas crianças pequenas, uma de um ano e meio e outra de 4 anos. Quem tem filho pequeno sabe a importância de estar presente, de poder participar dos primeiros anos de vida e realmente acompanhar as crianças mais de perto.

Mas trabalhando fora em um restaurante, esse sonho de ficar mais perto dos filhos nessa fase tão importante da infância ficava difícil. Então, ela resolveu empreender e abriu uma escola de gastronomia! Assim surgiu a Cozinhaê!

“Quando abri a escola, eu pensei em algo simples e pequeno, justamente para poder dar atenção aos filhos (sonho de toda mãe né, unir o lado empreendedor e maternidade)”. Nati Bruning

A escola de Nati é focada em ministrar aulas semanais para crianças e adolescentes. Porém, esporadicamente, a Cozinhaê oferece cursos para adultos.

O desafio: desvendar os segredos do Facebook

Assim que abriu a escola de gastronomia, Nati já começou a usar o Facebook para promover seu negócio.

Mas, para ter resultados mais expressivos, ela sabia que precisava ir além, que precisava se aprofundar mais nos estudos para usar todo o potencial que o Facebook tem a oferecer.

“Meus maiores desafios eram definir o público, e entender mais sobre gerar conteúdo sem ser mais uma panfleteira no Facebook.” Nati Bruning

A solução: treinamento Facebook Essencial

Após ver uma série de anúncios da Camila Porto em seu Facebook, Nati resolveu consumir o conteúdo gratuito oferecido no blog e em aulas online.

Para se especializar, Nati resolveu fazer o treinamento Facebook Essencial.

“Quando a aula online terminou e a Camila passou os valores, conversei com meu esposo. Era a primeira vez que eu tinha acreditado em alguém, que não seguiu exatamente ‘a fórmula mágica do sucesso’, e não teve falas do tipo ‘mas quem sou eu? Fique comigo até o final’. Achei bem inteligente e, tendo as garantias, resolvi arriscar.” Nati Bruning.

Após fazer parte da turma do treinamento Facebook Essencial, Nati já foi tendo insights e colocando essas novas ideias em prática em pouco tempo.

“Simplesmente fiquei meio brava comigo de não ter comprado antes. Várias coisas bobas que vão passando despercebidas e que podem fazer total diferença no negócio.” Nati Bruning

Foi com uma dessas sacadas do treinamento Facebook Essenciall que Nati teve um resultado extraordinário para a Cozinhaê.

Ela resolveu montar um curso presencial de risoto para adultos, com uma aula show e degustação.

O passo a passo para criar uma turma em 48 horas!

O primeiro passo foi definir o público para direcionar os anúncios. Nati fez a campanha voltada para o público A/B. Tudo isso com base na persona que ela já definiu previamente para seu negócio.

A etapa seguinte foi a montagem das peças para o anúncio. Nati cria suas campanhas usando fotos que fisgam os alunos pelo estômago!

“Uso imagens de qualidade para ilustrar meu trabalho. Tudo precisa estar impecável! Afinal, a gente come primeiro com os olhos né?” Nati Bruning

Aposte na criação de eventos

Para cada aula show que a Nati realiza em sua escola de gastronomia, ela cria um evento no Facebook para divulgar mais informações.

Isso ajuda a criar antecipação com a turma. E o importante, quando você cria um evento, é manter um fluxo constante de postagens, para manter os participantes aquecidos.

Nati fez a postagem da seguinte maneira, linkando o evento no post:

escola de culinária

Com a publicação pronta, chegou a hora de impulsionar o conteúdo!

Nati já tinha definido bem sua persona e já havia criado a segmentação correta para a campanha.

“Selecionei apenas 1 público para impulsionar a publicação. E a ‘mágica’ foi feita. Eles começaram a entrar em contato, e fomos respondendo, e fazendo as vendas.” Nati Bruning

O investimento para o curso de risotos na Cozinhaê era de R$ 197 para pagamentos à vista e R$ 220 para pagamentos parcelados.

“Em 48 horas fechamos as 10 vagas para o curso, totalizando mais de $2.000,00 em vendas. Não vendi mais pois meu espaço é realmente pequeno.” Nati Bruning

A facilidade no pagamento foi outro fator que contribuiu no sucesso para que a turma tivesse todas as vagas preenchidas rapidamente.

“Eu tenho várias formas de receber do meu cliente. Eu recebo adiantado, pois os cursos são concorridos, de qualidade, e ele precisa agir logo caso queira estar aqui. Para isso eu ofereço: transferência bancária em 3 bancos, ele também pode passar aqui e passar o cartão, ou ainda pelo próprio Facebook ou WhatsApp eu envio para uma solicitação de pagamento, que pode ser feita na hora.” Nati Bruning

Confira os resultados conquistados pela Nati após o treinamento Facebook Essencial
  • Investiu R$ 33,64 em anúncios e gerou mais de R$ 2.000,00 em vendas;
  • ROI de mais de 5845,30%;
  • Atingiu o objetivo em apenas 48 horas;
  • Gerou uma lista com novos interessados para as próximas turmas;
  • Pretende expandir o espaço físico da escola de gastronomia.

E mesmo já tendo assistido ao treinamento Facebook Essencial, Nati retorna às aulas sempre para ter mais inspirações para criação de suas campanhas.

“O Facebook Essencial é um curso para fazer, refazer, e fazer novamente. Isso porque eu assisto, fico pilhada com ideias novas e coisas que não sabia, vou colocando em prática, e quando volto para o curso. Ele é realmente muito completo! Não é um curso para terminar e fechar, é um curso para fazer várias vezes.” Nati Bruning

O sucesso dos cursos da Cozinhaê anunciados no Facebook está tão grande que Nati já planeja expandir o espaço físico de sua escola de gastronomia:

“Estou com um projeto de reforma da minha escola, pois não estou dando conta da demanda. Também estamos com nosso primeiro curso online a ser lançado. Seis meses atrás, não pensaria nisso!” Nati Bruning

Com foco, estudo e dedicação, você também pode mudar a história do seu negócio.

“O Facebook Essencial me ajudou a chegar num público-alvo que eu jamais acreditei ser possível. O treinamento está auxiliando minha empresa a ter uma marca forte, confiável e de qualidade!” Nati Bruning

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Você tem alguma dúvida quando vai criar anúncios?

Qual é o melhor público para usar, qual é o melhor objetivo, se você investe mais no Instagram ou no Facebook…

A solução para todas essas dúvidas pode estar com o Teste A/B no Facebook. Leia tudo neste post:

TESTE A/B NO FACEBOOK: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O RECURSO

QUER MAIS?

Assim como a Nati conseguiu fechar uma turma para sua escola de gastronomia em 48 horas, você também pode mudar de vida e aumentar os resultados do seu negócio.

Conheça o Facebook Essencial, um acelerador de resultados que vai ensinar você como usar os 3 passos essenciais para o sucesso no Facebook.

Você irá aprender a transformar fãs em clientes pelo Facebook, aumentar suas vendas em até 5x e dominar seu mercado (seja você um iniciante ou um empreendedor experiente).


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7 comentários
  • José Edson da Silva Veras.
    Responder

    Achei muito interessante.

    • Stephanie Quadros
      Responder

      Olá José!

      Que bom que gostou! Continue visitando o blog para acessar as novidades!

      #EquipeCamilaPorto

  • Adriana
    Responder

    Oi, tenho uma minieditora de livros e meu trabalho é prestar serviços; ou seja: quando alguém quer publicar um livro eu faço todo o projeto gráfico (arte da capa, paginação, etc.). Alguns clientes querem somente o e-book, outros querem seus livros impressos, aí eu terceirizo a impressão. Tenho colocado anúncios no facebook seguindo algumas dicas da Camila Porto. Paguei um pequeno valor para anunciar, só para testar mesmo, pois não queria arriscar logo no início. O estranho é que, mesmo selecionando o público que tem mais a ver com meu trabalho (professores universitários, literatura, mestrado, doutorado, universidades, poetas), só ganhei curtidas de pessoas nada a ver com o perfil! Eram pessoas de cidades remotas de poucos habitantes que mal tinham escolaridade. Questionei isso na central do Facebook e até hoje me enrolam para responder. Enfim, não sei o que fiz de errado. Depois disso coloquei anúncios sem impulsionar, e mal recebo 10 curtidas. Levando em consideração que cada livro é um processo não tão rápido (porque a correção de um livro é trabalhosa, e isso depende mais do cliente), gostaria de saber se é possível aumentar minhas vendas com esse curso. Tem algum estudo de caso semelhante ao meu?

    • Stephanie Quadros
      Responder

      Oi Adriana, tudo bem?

      Não temos nenhum case na parte de editoras de livros, mas você pode visitar nossa área de cases de sucesso para conhecer mais sobre outros segmentos que atendemos: https://www.camilaporto.com.br/casos-de-sucesso/.

      Quando ao curso, ele aborda os 3 pilares do sucesso nas redes sociais e pode ser aplicado em diversos tipos de negócio.

      Para começar, você pode verificar se sua persona está bem definida. Esse é o primeiro passo de toda estratégia de marketing e ajuda a entender se você está entregando o conteúdo certo para as pessoas erradas ou o conteúdo errado para as pessoas certas.

      Inclusive, temos um e-book sobre o assunto: http://conteudo.camilaporto.com.br/ebook-guia-de-personas.

      #EquipeCamilaPorto

  • Jonas Correa
    Responder

    Adorei o Exemplo da Cozinhaê. Foi bem Inpirador. Eu não gostei quando fiz os anúncios no Facebook não teve retorno! Fiquei muito Triste. PAGUEI uma pessoa que trabalha com isso e tb não teve retorno favorável!!:[

  • Jonas Correa
    Responder

    Trabalho com seguros tem algum caso de sucesso para seguro?

    • Stephanie Quadros
      Responder

      Ainda não temos, Jonas. Você bem que podia ser nosso aluno para ser o primeiro case nesse segmento, hein? 🙂
      Aqui temos mais histórias de sucesso que podem te inspirar > https://www.camilaporto.com.br/casos-de-sucesso/

      #EquipeCamilaPorto