Como um hostel aumentou em 400% o número de seguidores no Facebook

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Com o Facebook Essencial, Carlos Martins obteve resultados importantes no segmento de hotelaria. Ele aumentou o número de seguidores no Facebook na página de um hostel.

Carlos desenvolveu uma nova estratégia para seu cliente Rota BH Hostel com muita criatividade.

OS RESULTADOS ALCANÇADOS

  • A página do Hostel aumentou em 400% o número de seguidores em apenas um ano;
  • Durante o período de 12 meses foram investidos R$ 400 reais em impulsionamentos;
  • Mais de 95% das reservas passaram a ser feitas de forma direta, sem o auxílio de site de terceiros.

A HISTÓRIA: UM NOVO HOSTEL NO MERCADO

Carlos Martins mora em Belo Horizonte, em Minas Gerais, e passou a gerenciar a página de um hostel, o Rota BH.

O Rota BH Hostel tem pouco mais de 2 anos de mercado e é gerenciado por 2 sócios (Geraldo Morais e Francisco Couto).

Mesmo com pouco tempo de vida, o hostel já recebeu do Booking.com o selo de primeiro lugar na Escolha dos hóspedes, em 2016.

O DESAFIO: AUMENTAR O ENGAJAMENTO DO FACEBOOK E AUMENTAR OS LUCROS

O primeiro problema enfrentado pelo Rota BH Hostel era a falta de engajamento dos seguidores na página.

“Durante muito tempo, a fanpage recebeu pouco conteúdo e, quando recebeu, não foi algo planejado ou estratégico. O alcance orgânico estava extremamente baixo e as pessoas não reagiam às publicações.” Carlos Martins

O segundo desafio do hostel era que mais de 90% das reservas fechadas em 2016 eram feitas pelo site Booking.com.

Sendo assim, a margem de lucro dos sócios era ainda menor. Isso porque, esses sites cobram uma porcentagem extra das reservas.

A SOLUÇÃO: ESTRUTURAÇÃO DO CONTEÚDO PUBLICADO NA PÁGINA

Com todo o conhecimento adquirido no treinamento do Facebook Essencial, Carlos criou uma estratégia adaptada para o hostel.

Passo 1. O primeiro passo foi estudar o perfil dos clientes do hostel. Ele viu a necessidade de fazer um conteúdo personalizado e entendeu a importância de explorar as dificuldades dos possíveis hóspedes.

“Compreender as “dores” do cliente também foi muito importante! Quando percebi o que frustrava/motivava o público durante a experiência de uma hospedagem, chegamos na ‘fórmula mágica’. E começaram a aparecer os primeiros resultados.” Carlos Martins

Passo 2. Para colocar em prática os pontos encontrados na pesquisa, a criação de um calendário editorial foi crucial no início. Assim, ficou mais fácil identificar quais formatos de publicações eram mais aceitos pela sua audiência.

Passo 3. Ao testar novos conteúdos, ele percebeu que trabalhar com assuntos do momento era o que mais funcionava na página do hostel.

“Eu passei a trabalhar com a ideia de atualidade e contexto. Por exemplo, estamos em dezembro. Qual assunto está em alta que combina com o Rota BH Hostel? Natal. Então eu programo um post com o tema Natal, utilizando um formato que mais deu resultado, a linguagem que o cliente entende e insights do próprio Facebook Essencial para gerar engajamento.” Carlos Martins

Com esses testes, ele identificou que utilizar vídeos com a presença do dono do Hostel e memes bem-humorados eram as melhores formas de engajar o seu público.

Como um hostel aumentou em 400% o número seguidores no Facebook

“O calendário foi muito importante no começo para ver o que funcionava mais e o que funcionava menos. Através dele, eu percebi que GIFs e links externos têm um alcance muito baixo em relação aos demais formatos. Enquanto vídeos com o dono do hostel apresentando algo tinham mais alcance.” Carlos Martins

Com esses ajustes, o engajamento das postagens melhorou nos primeiros meses e os hóspedes começaram a falar bem do hostel dentro da fanpage.

Mas para chegar nesse resultado não foi tão simples. Foram 2 meses testando conteúdos diferenciados e tipos de linguagens nas mídias sociais.

Passo 4. Após passar por esse processo, Carlos foi adequando sua estratégia e modelando as publicações que iam para o ar.

Como um hostel aumentou em 400% o número seguidores no Facebook

“Com o Rota aprendi que é possível chamar a atenção das pessoas mesmo sem produzir conteúdos hollywoodianos. Se você entender o que o público quer ouvir, muitas vezes, um vídeo ou uma imagem simples do dia a dia pode tocá-las e incentivá-las a interagir.” Carlos Martins

Passo 5. Com o tempo, Carlos já sabia qual conteúdo direcionar para a audiência do hostel. Depois disso, ele começou a destinar uma verba para impulsionar os posts da página.

EM 1 ANO, O HOSTEL AUMENTOU O NÚMERO DE SEGUIDORES EM 400%.

A estratégia adotada não apenas aumentou o alcance da marca, mas também reverteu o número de reservas diretas do Hostel.

“Após iniciar o trabalho via Facebook, nós viramos o jogo! Mais de 95% das reservas passaram a ser feitas de forma direta (Messenger do FB, WhatsApp, telefone e etc.). Ou seja, a empresa deu um tchau para as porcentagens cobradas pelo Booking.com e passou a lucrar mais sobre as reservas fechadas.” Carlos Martins

COMO UM HOSTEL AUMENTOU EM 400% O NÚMERO SEGUIDORES NO FACEBOOK

Depois do Facebook Essencial, os resultados do hostel foram:
  • A página do Hostel aumentou em 400% o número de seguidores em apenas um ano;
  • Durante o período foram investidos R$ 400 reais em impulsionamentos;
  • Mais de 95% das reservas passaram a ser feitas de forma direta, sem o auxílio de sites intermediadores.

“Pela minha pouca experiência com o Facebook, eu jamais imaginei que, em tão pouco tempo, seria citado como referência para um público tão grande. Eu até imaginei que poderia crescer nessa área, porém, nunca pensei que resultados tão expressivos viriam em apenas um ano.” Carlos Henrique

COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO?

Assim como o Carlos, que usou o Facebook para aumentar as reservas no hostel, você também pode.

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  • facebook essencial

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