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Como um hostel aumentou em 400% o número seguidores no Facebook

 Em Casos de sucesso

Com o treinamento Facebook Essencial, Carlos Martins vem obtendo resultados extraordinários no segmento de hotelaria. Dessa vez, ele veio contar como um Hostel aumentou o número de seguidores no Facebook.

Após aplicar os conhecimentos adquiridos no treinamento, Carlos desenvolveu uma nova estratégia para seu cliente Rota BH Hostel com muita criatividade, foco e inovação.

OS RESULTADOS ALCANÇADOS

  • A página do Hostel aumentou em 400% o número de seguidores em apenas um ano;
  • Durante o período foram investidos apenas R$ 400,00 reais em impulsionamentos;
  • Mais de 95% das reservas passaram a ser feitas de forma direta, sem o auxílio de site de terceiros;
  • Redução nas comissões pagas para sites de reservas, que consequentemente aumentou o lucro sobre o valor das diárias.

A HISTÓRIA: REVIRAVOLTA NA PROFISSÃO

Carlos Martins mora em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Trabalhou na cidade como bancário durante 4 anos, mas depois de um tempo resolveu revolucionar sua vida da água para vinho.

Após tomar a decisão de sair do banco e abrir o seu próprio negócio, Carlos conheceu o Facebook Essencial, resolveu pesquisar mais sobre a Camila Porto e então se inscreveu no treinamento.

Carlos já apareceu no blog contando sua história de sucesso no post como um bancário mudou de área e hoje administra 14 páginas no Facebook.

Mas, dessa vez, ele veio contar um pouco mais sobre como um Hostel aumentou em 400% o número de seguidores no Facebook.

O Rota BH Hostel, tem pouco mais de 2 anos de mercado e é gerenciado por 2 sócios (Geraldo Morais e Francisco Couto). Mesmo com pouco tempo de vida, o hostel já foi apontado pela Booking.com como a melhor empresa de hospedagem de BH.

O DESAFIO: AUMENTAR O ENGAJAMENTO DO FACEBOOK E AUMENTAR OS LUCROS

O primeiro grande problema enfrentado por Carlos foi a falta de engajamento dos seguidores na página. Isso acontecia devido à falta de planejamento estratégico nas postagens.

“O principal problema era a falta de engajamento da página. Durante muito tempo a fanpage recebeu pouco conteúdo e, quando recebeu, não foi algo planejado ou estratégico. Logo quando eu comecei a atuar na mesma, o alcance orgânico estava extremamente baixo e as pessoas não reagiam às publicações.” Carlos Martins

Seu cliente tinha a percepção de que o Facebook não era uma plataforma eficiente para a atração de novos hóspedes. Então, essa resistência também era uma dificuldade.

O segundo desafio que Carlos foi que mais de 90% das reservas fechadas na época eram feitas pelo Booking. Sendo assim, a margem de lucro dos sócios era ainda menor. Isso porque, esses sites de reservam cobram uma porcentagem em cima das reservas.

A SOLUÇÃO: ESTRUTURAÇÃO DO CONTEÚDO PUBLICADO DA PÁGINA

Com todo o conhecimento adquirido no treinamento do Facebook Essencial, Carlos criou uma estratégia adaptada para o hostel e botou a mão na massa.

O primeiro passo foi estudar a persona do seu cliente. Ele viu a necessidade de fazer um conteúdo personalizado e também a importância de explorar as “dores” dos possíveis hóspedes.

“Compreender as “dores” da persona também foi muito importante! Quando percebi o que frustrava/motivava o público durante a experiência de uma hospedagem, chegamos na “formula mágica”. E começaram a aparecer os primeiros resultados.” Carlos Martins

Carlos analisou quais eram os pontos que frustravam e motivavam o público que se hospedava no Rota RH Hostel. Assim, ele identificou alguns pontos fortes que foram explorados nos conteúdos do Facebook.

Para colocar em prática os pontos encontrados na pesquisa da persona, a utilização do calendário editorial foi crucial no início. Assim, ficou mais fácil identificar quais formatos de publicações eram mais aceitos pela sua audiência.

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Ao testar novos conteúdos, ele percebeu que trabalhar com assuntos do momento era o que mais funcionava dentro da plataforma.

“A medida que eu fui compreendendo qual tipo de formato/linguagem funcionavam melhor eu passei a trabalhar com a ideia de atualidade e contexto. Por exemplo, hoje é quinta-feira. Qual assunto está em alta que combina com o Rota BH Hostel? Natal. Então eu programo um post utilizando o tema Natal, utilizando um formato que mais deu resultado, a linguagem que a persona entende e insights do próprio Facebook Essencial pra gerar engajamento.” Carlos Martins

Ele então chegou a conclusão que utilizar vídeos com a presença do dono do Hostel e memes bem-humorados eram as melhores formas de engajar o seu público.

Como um hostel aumentou em 400% o número seguidores no Facebook

“O calendário foi muito importante no começo para ver o que funcionava mais e o que funcionava menos. Através dele eu percebi que GIFS e Links externos tem um alcance muito baixo em relação aos demais formatos. Enquanto vídeos com o dono do hostel apresentando algo tinham mais alcance.” Carlos Martins

COM ESSAS ESTRATÉGIAS, CARLOS OBSERVOU QUE O HOSTEL AUMENTOU O ALCANCE EM POUCOS DIAS.

O engajamento das postagens melhorou nos primeiros meses, os hóspedes começaram a falar bem do hostel dentro da fanpage.

Mas para chegar nesse resultado não foi tão simples. Foram 2 meses testando conteúdos diferenciados e tipos de linguagens nas mídias sociais.

Após passar por esse processo, Carlos foi adequando sua estratégia e modelando as publicações que iam para o ar.

Como um hostel aumentou em 400% o número seguidores no Facebook

“Com o Rota aprendi que é possível chamar a atenção das pessoas mesmo sem produzir conteúdos hollywoodianos (rsrs). Se você entender o que o público quer ouvir, muitas vezes, um vídeo amador ou uma imagem simples do dia a dia pode tocá-las e incentivá-las a interagir” Carlos Martins

Com o tempo, Carlos já sabia qual conteúdo direcionar para sua audiência. Depois disso, ele começou a destinar uma verba para impulsionar os posts da página.

EM 1 ANO, O HOSTEL AUMENTOU NÚMERO DE SEGUIDORES EM 400%.

A estratégia adotada não apenas aumentou o alcance da marca, mas também reverteu o número de reservas diretas do Hostel.

“Após iniciar o trabalho via Facebook, nós viramos o jogo! Mais de 95% das reservas passaram a ser feitas de forma direta (Messenger do FB, WhatsApp, telefone e etc.). Ou seja, a empresa deu um tchau para as porcentagens cobradas pela Booking e passou a lucrar mais sobre as reservas fechadas.” Carlos Martins

Com todos esses esforços, Carlos afirma que a grande maioria dos posts do Hostel atinge organicamente quase metade da base de fãs da página.

Depois do Facebook Essencial, os resultados do Carlos foram:
  • A página do Hostel aumentou em 400% o número de seguidores em apenas um ano;
  • Durante o período foram investidos apenas R$ 400,00 reais em impulsionamentos;
  • Mais de 95% das reservas passaram a ser feitas de forma direta, sem o auxílio de site de terceiros;
  • Redução nas comissões pagas para sites de reservas, que consequentemente aumentou o lucro sobre o valor das diárias.

“Eu não esperava ser um dos cases de sucesso do Workshop Facebook Essencial promovido pela Camila Porto. Pela minha pouca experiência com o Facebook, eu jamais imaginei que, em tão pouco tempo, seria citado como referência para um público tão grande. Eu até imaginei que poderia crescer nessa área, porém, nunca pensei que resultados tão expressivos viriam em apenas um ano.” Carlos Henrique.

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Carlos utilizou uma estratégia baseada nos 3 pilares do Facebook Essencial para reestruturar a página do seu cliente.

Para ter um engajamento alto com a sua audiência, o primeiro passo é construir um conteúdo relevante.

Para isso, conheça aqui algumas ferramentas que vão auxiliar no seu planejamento.

FERRAMENTAS PARA CRIAR CONTEÚDOS QUE GERAM ENGAJAMENTO NO FACEBOOK

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