Como uma maquiadora começou um negócio do zero usando o Facebook

Casos de sucesso, Prestadores de Serviços | 1 comentário

Depois de aplicar o método dos 3 pilares do sucesso aprendido no Treinamento da Camila Porto, Erika começou um negócio do zero.

Hoje, ela é maquiadora profissional, oferece cursos de maquiagem e conquistou muitas clientes usando o Facebook como ferramenta de divulgação do seu trabalho.

RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Tem sua independência financeira.
  • Criou um grupo engajado no Facebook com 20 mil pessoas.
  • Criou uma fanpage com mais de 14 mil seguidores em menos de um ano.

A HISTÓRIA: UMA PAIXÃO PELA MAQUIAGEM

Erika Correia de Melo tem 31 anos e mora na cidade de São Paulo. Até o ano de 2014, trabalhava na área de planejamento de um call center. O trabalho fazia com que ela tivesse uma rotina agitada, ficando quase sem tempo para se dedicar a uma atividade extra.

Assim como muitas pessoas, Erika queria desenvolver alguma habilidade para conseguir realizar um sonho antigo: ser dona do seu próprio negócio!

Essa nova habilidade, aos poucos, foi sendo desenvolvida e Erika encontrou sua paixão na maquiagem.

O desejo de sair do emprego no call center e empreender foi aumentando. Mas, muitas incertezas surgiram. Além da vontade de empreender, ela passava por um processo de divórcio:

“Era um relacionamento onde eu era totalmente dependente (financeiramente, emocionalmente, burocraticamente).” Erika Melo

Uma mudança muito grande estava prestes a acontecer na vida de Erika. Foi então que ela criou coragem: enfrentou a separação e saiu do emprego no call center.

O DESAFIO: COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO

Muitas dúvidas e angústias surgiram nesse período, já que ela iniciou uma nova vida e uma nova profissão. Mas as clientes não apareciam.

Um dos principais problemas que Erika teve, se tratando de entender como promover seu serviço, foi ter criatividade e diversificação na geração de conteúdo.

Ela criou a página Ateliê Erika Melo, mas não sabia como poderia fazer com que as pessoas interagissem com suas postagens e que tipo de conteúdo ela deveria criar para chamar atenção na internet.

A SOLUÇÃO: ATRAIR, ENGAJAR E CONVERTER

Foi então que Erika começou a vasculhar a internet para entender como empreender em seu segmento.

Durante essas buscas, ela teve seu primeiro contato com a Camila Porto.

Somente com o conteúdo gratuito publicado pela Camila, Erika já foi observando que seria possível começar um negócio do zero, usando o Facebook para promovê-lo.

“Vi vários vídeos no canal da Camila Porto. Comecei a implementar dicas, como a da ferramenta que avalia o ranking de categoria do Facebook.” Erika Melo

Aplicando essas dicas iniciais, Erika foi ganhando seguidores em sua fanpage e também em grupos relacionados com maquiagem.

“Por meio dos grupos no Facebook também conheci muita gente bacana, como a minha atual funcionária e minhas 2 freelas.” Erika Melo

Com as dicas gratuitas, ela já começou a ter sucesso. Por isso, não pensou muito e se matriculou no Treinamento da Camila Porto.

“Fiz minha inscrição e fui executando cada ideia.” Erika Melo

ATRAIR DO JEITO CERTO

Um dos primeiros desafios de Erika foi divulgar seu trabalho. Ela sabia da necessidade do famoso “boca a boca” e ter o seu serviço recomendado por outras pessoas foi fundamental.

Com os insights obtidos no Treinamento da Camila, Erika identificou uma oportunidade e começou a oferecer aulas de maquiagem.

“Passei a publicar mais vídeos. Eu postava tutoriais na minha página e nos grupos de mulheres. A publicação de vídeos melhorou muito as métricas da minha página. Eu comecei a ganhar seguidores de forma repentina.” Erika Melo

Passo 1. Foi assim que ela começou a gerar conteúdo de valor para sua audiência e a atrair a atenção de possíveis clientes.

Com esses tutoriais, Erika identificou a oportunidade que mudaria a história da sua vida profissional: ela começou a oferecer cursos presenciais de maquiagem.

ENGAJAR COM SORTEIOS

Passo 2. Outra estratégia que funcionou muito bem para Erika foi a criação de sorteios. Principalmente na fase inicial, quando a página precisava ganhar visibilidade.

Ela preparou uma série de sorteios em sua fanpage, fazendo com que as mulheres curtissem sua página para poder participar. O resultado era cada vez melhor sempre que um novo sorteio era feito.

Como uma maquiadora começou um negócio do zero usando o Facebook

PREMIAR OS MAIS ENGAJADOS

Passo 3. Gerar engajamento é sempre um desafio no Facebook. Por isso, Érika apostou em ações que motivaram as pessoas a interagir com sua página.

Dessa forma, aqueles que mais engajavam com as publicações de Erika recebiam produtos de maquiagem como um mimo.

Passo 4. Os grupos também foram fundamentais para o negócio de Erika decolar:

“O que senti bastante efeito foram as interações nos grupos. Conforme as orientações da Camila, eu ia interagindo de uma forma que não fosse uma propaganda. Eu aprendi a publicar sem ser panfleteira.” Erika Melo

OS CURSOS DE MAQUIAGEM

Com todo o crescimento, Erika começou a apostar ainda mais nos cursos de maquiagem.

Hoje, ela investe também no Google Adwords.

“Mesmo a Camila não dando dicas de Google Adwords, eu acabei aproveitando bastante as ideias do Treinamento para criar anúncios nessa ferramenta. Isso fez eu conseguir bastante notoriedade para o site da minha empresa.” Erika Melo

Como uma maquiadora começou um negócio do zero usando o Facebook

RESULTADO

A empresa de Erika passou a ofertar mais de cinco modalidades de cursos de maquiagem. Muito mais do que oferecer seus serviços, ela entendeu a importância de atrair a atenção de possíveis clientes em primeiro lugar.

“Contratei uma funcionária, ampliei o espaço de trabalho (que ficava dentro de um salão pequeno). Hoje, eu sou parceira de um estúdio fotográfico e o espaço é bem amplo. Além disso, trabalho com 2 freelancers onde os cursos são explorados em todos os horários possíveis. E não parei por aqui: fui ampliando os serviços também, hoje temos um curso de penteado.” Erika Melo

Como uma maquiadora começou um negócio do zero usando o Facebook

RESULTADOS ALCANÇADOS APÓS O TREINAMENTO DA CAMILA PORTO:
  • Tem sua independência financeira.
  • Criou um grupo engajado no Facebook com 20 mil pessoas.
  • Criou uma fanpage com mais de 14 mil seguidores em menos de um ano.

“Depois do Treinamento da Camila, eu consegui ter uma equipe, ampliar os serviços e o espaço de atendimento. Hoje eu posso me manter financeiramente de algo que parecia praticamente impossível!” Erika Melo

COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO?

Assim como a Erika, que usou o Facebook para divulgar seu trabalho como maquiadora, você também pode obter bons resultados para o seu negócio.

Como prestadores de serviços e profissionais autônomos estão gerando mais vendas usando as mídias sociais?

Conheça o Curso Social Sell. Descubra como usar as Mídias Sociais para vender mais (começando com R$5 por dia)

 

Tags:
  • social sell

1 comentário

  1. Esses assuntos de sorteios são controversos. Sabemos que há leis que regem sorteios, inclusive na internet. Não tenho coragem de recomendar/expor tal estratégia sabendo que a mesma pode ser multada se denunciada. Fora isso, show de bola 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Social Sell

Pequenas e médias empresas já estão usando a forma mais lucrativa e rápida de atrair clientes (e VOCÊ pode fazer isso a partir de R$5 por dia)

Social Sell