Como uma maquiadora começou um negócio do zero usando o Facebook

Postado em Casos de sucesso, Prestadores de Serviços 1 comentário

Depois de aplicar o método dos 3 pilares do sucesso aprendido no treinamento Facebook Essencial, Erika começou um negócio do zero.

Hoje, ela é maquiadora profissional, oferece cursos de maquiagem e conquistou muitas clientes usando o Facebook como ferramenta de divulgação do seu trabalho.

RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Tem sua independência financeira.
  • Criou um grupo engajado no Facebook com 20 mil pessoas.
  • Criou uma fanpage com mais de 14 mil seguidores em menos de um ano.

A HISTÓRIA: UMA PAIXÃO PELA MAQUIAGEM

Erika Correia de Melo tem 31 anos e mora na cidade de São Paulo. Até o ano de 2014, trabalhava na área de planejamento de um call center. O trabalho fazia com que ela tivesse uma rotina agitada, ficando quase sem tempo para se dedicar a uma atividade extra.

Assim como muitas pessoas, Erika queria desenvolver alguma habilidade para conseguir realizar um sonho antigo: ser dona do seu próprio negócio!

Essa nova habilidade, aos poucos, foi sendo desenvolvida, e Erika encontrou sua paixão na maquiagem. Era isso o que ela queria para sua vida!

O desejo de sair do emprego no call center e empreender foi aumentando a cada dia.

Mas, muitas incertezas surgiram na cabeça de Erika. Além da vontade de empreender, ela passava por um processo de divórcio:

“Era um relacionamento onde eu era totalmente dependente (financeiramente, emocionalmente, burocraticamente).” Erika Melo

Uma mudança muito grande estava prestes a acontecer na vida de Erika. Foi então que ela criou coragem: enfrentou a separação e saiu do emprego no call center.

Mas e agora?

O DESAFIO: COMEÇAR UM NEGÓCIO DO ZERO

Muitas dúvidas e angústias surgiram nesse período, já que ela iniciou uma nova vida e uma nova profissão, mas as clientes não surgiam. Como ela iria se sustentar?

Um dos principais problemas que Erika tinha, se tratando de entender como promover seu serviço, era ter criatividade e diversificação na geração de conteúdo.

Ela criou a página Atelie Erika Melo, mas como ela poderia fazer com que as pessoas interagissem com seus anúncios e postagens? Que tipo de conteúdo ela deveria criar para chamar atenção na internet?

A SOLUÇÃO: ATRAIR, ENGAJAR E CONVERTER

Foi então que Erika começou a vasculhar a internet para entender como empreender em seu segmento de maquiagem.

Durante essas buscas, ela teve seu primeiro contato com a Camila Porto.

Somente com o conteúdo gratuito publicado pela Camila, Erika já foi observando que seria possível começar um negócio do zero, usando o Facebook para promovê-lo.

“Vi vários vídeos no canal da Camila Porto. Comecei a implementar dicas, como a da ferramenta que avalia o ranking de categoria do Facebook.” Erika Melo

Aplicando essas dicas iniciais, Erika foi ganhando seguidores em sua fanpage e também em grupos relacionados com maquiagem.

“Por meio dos grupos no Facebook também conheci muita gente bacana, como a minha atual funcionária e minhas 2 freelas.” Erika Melo

Com as dicas gratuitas, ela já começou a ter sucesso. Por isso, não pensou muito e se matriculou no treinamento Facebook Essencial da Camila Porto.

“Fiz minha inscrição e fui executando cada ideia.” Erika Melo

ATRAIR DO JEITO CERTO

Um dos primeiros desafios de Erika era divulgar seu trabalho. Ela sabia da necessidade do famoso “boca a boca”, e ter o seu serviço recomendado por outras pessoas foi fundamental na estratégia de Erika.

Com os insights obtidos no treinamento Facebook Essencial, Erika identificou uma oportunidade e começou a oferecer aulas de maquiagem.

“Passei a publicar mais vídeos. Eu postava tutoriais na minha página e nos grupos de mulheres. A publicação de vídeos melhorou muito as métricas da minha página. Eu comecei a ganhar seguidores de forma repentina.” Erika Melo

Passo 1. Foi assim que ela começou a gerar conteúdo de valor para sua audiência e a atrair a atenção de possíveis clientes.

Com esses tutoriais, Erika identificou a oportunidade que mudaria a história da sua vida profissional: ela começou a oferecer cursos presenciais de maquiagem.

ENGAJAR COM SORTEIOS

Passo 2. Uma estratégia que funcionou muito bem para Erika foi a criação de sorteios, principalmente na fase inicial em que a página precisava ganhar visibilidade.

Ela preparou uma série de sorteios em sua fanpage, fazendo com que as mulheres curtissem sua página para poder participar. O resultado era cada vez melhor sempre que um novo sorteio era feito.

Como uma maquiadora começou um negócio do zero usando o Facebook

PREMIAR OS MAIS ENGAJADOS

Passo 3. Gerar engajamento é sempre um desafio no Facebook. Por isso, Érika apostou em ações que motivassem as pessoas a interagir com sua página.

Dessa forma, aqueles que mais engajassem com as publicações de Erika recebiam produtos de maquiagem como um mimo.

Essa é uma estratégia sobre a qual a Camila Porto comenta no treinamento Facebook Essencial: se seus fãs não interagem, ofereça algo como recompensa para eles.

Passo 4. Os grupos também foram fundamentais para o negócio de Erika decolar:

“O que senti bastante efeito foram as interações nos grupos. Conforme as orientações da Camila, eu ia interagindo de uma forma que não fosse uma propaganda. Eu aprendi a publicar sem ser panfleteira.” Erika Melo

OS CURSOS DE MAQUIAGEM

Com todo o crescimento, Erika começou a apostar ainda mais nos cursos de maquiagem.

Hoje, ela investe também no Google Adwords.

“Mesmo a Camila não dando dicas de Google Adwords, eu acabei aproveitando bastante as ideias do treinamento Facebook Essencial para criar anúncios nessa ferramenta. Isso fez eu conseguir bastante notoriedade para o site da minha empresa.” Erika Melo

Como uma maquiadora começou um negócio do zero usando o Facebook

RESULTADO

A vida de Erika deu uma reviravolta! Ela conseguiu algo que há 3 anos, quando ela começou a trabalhar com maquiagem, acreditava que seria impossível.

A empresa de Erika passou a ofertar mais de cinco modalidades de cursos de maquiagem. Muito mais do que oferecer seus serviços, ela entendeu a importância de atrair a atenção de possíveis clientes em primeiro lugar.

“Contratei uma funcionária, ampliei o espaço de trabalho (que ficava dentro de um salão pequeno). Hoje, eu sou parceira de um estúdio fotográfico e o espaço é bem amplo. Além disso, trabalho com 2 freelancers onde os cursos são explorados em todos os horários possíveis. E não parei por aqui: fui ampliando os serviços também, hoje temos um curso de penteado.” Erika Melo

Como uma maquiadora começou um negócio do zero usando o Facebook

RESULTADOS ALCANÇADOS APÓS O TREINAMENTO FACEBOOK ESSENCIAL:
  • Tem sua independência financeira.
  • Criou um grupo engajado no Facebook com 20 mil pessoas.
  • Criou uma fanpage com mais de 14 mil seguidores em menos de um ano.

“Depois do Facebook Essencial, eu consegui ter uma equipe, ampliar os serviços e o espaço de atendimento. Hoje eu posso me manter financeiramente de algo que parecia praticamente impossível!” Erika Melo

COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO?

Assim como a Erika, que usou o Facebook para divulgar seu trabalho como maquiadora, você também pode obter bons resultados para o seu negócio.

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Tags:
  • facebook essencial

1 comentário

  1. Esses assuntos de sorteios são controversos. Sabemos que há leis que regem sorteios, inclusive na internet. Não tenho coragem de recomendar/expor tal estratégia sabendo que a mesma pode ser multada se denunciada. Fora isso, show de bola 😉

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