Como um motel aumentou em 74x o alcance orgânico no Facebook em apenas 2 meses

Postado em Casos de sucesso, Negócios Físicos 3 Comentários

Depois do Treinamento Facebook Essencial, Débora Brandão passou a gerenciar a página no Facebook do Motel Marajás. Aumentou em 273% o interesse dos clientes e o alcance orgânico na fanpage do motel cresceu 74x em apenas 60 dias.

Resultados alcançados

  • O alcance orgânico das postagens passou de 1.398 para 104.152, um aumento de 74x em apenas 2 meses;
  • O número de mensagens de pessoas perguntando sobre os preços das suítes cresceu 273%.

A história

Débora Brandão mora na cidade de Mococa, em São Paulo, e há 10 anos trabalha como Assessora de Comunicação.

Assim como muitas pessoas, ela queria algo diferente para sua carreira. Foi quando decidiu criar a sua agência de marketing digital.

Um dos primeiros clientes de Débora foi o Motel Marajás. O Motel foi criado em 1987, em Mococa.

Há 31 anos no mercado, o objetivo do motel sempre foi oferecer espaços com comodidade e sigilo para seus clientes.

O desafio: gerar engajamento na fanpage do Motel

Débora iniciou o trabalho na página do motel em Agosto de 2017. Antes dela assumir a gestão da rede social, a página do motel estava parada.

“Era um desafio levar engajamento, tendo em vista o segmento e a cidade interiorana. As pessoas ainda têm um pouco de constrangimento de comentar e curtir.” Débora Brandão

A solução: treinamento Facebook Essencial

Após o Treinamento Facebook Essencial, Débora começou a aplicar o método dos 3 pilares do sucesso no Facebook.

Passo 1. O primeiro passo foi mudar a “cara” da página. Com o trabalho de um designer, eles modificaram a logo e as imagens da página do motel para uma identidade que remetesse mais ao romance.

Passo 2. Débora definiu uma agenda de postagens. Isso foi muito importante para manter a consistência de conteúdo da fanpage.

“Fizemos um planejamento e montamos uma estratégia de 3 postagens por semana, divididas em imagens das suítes e do tema do Motel. Procuramos usar uma linguagem mais jovem e textos curtos.” Débora Brandão

Passo 3. Alinhado à estratégia de geração de conteúdo, Débora aproveitou datas comemorativas para atrair a atenção do público para o segmento. Ela fez postagens especiais no Dia dos Pais, no Dia do Solteiro e no Dia do Sexo, por exemplo.

 

Como um motel aumentou em 74x o alcance orgânico no Facebook em apenas 2 meses

ELA SEMPRE ESTEVE ATENTA COM AS POLÍTICAS DO FACEBOOK!

Débora tomou todo o cuidado para garantir que as publicações não infringissem nenhuma política do Facebook.

“As postagens relacionadas a sexo não contêm nenhuma imagem explícita, obviamente. Não possuem muita imagem de corpo para que fosse permitido o uso de impulsionamentos.” Débora Brandão

Passo 4. Após as aulas de definição do perfil do cliente ideal e segmentação assistidas no Treinamento Facebook Essencial, Débora estudou e definiu 3 perfis distintos de clientes para o motel.

Isso foi essencial para que o direcionamento das campanhas atingisse as pessoas certas. Ou seja, aquelas com maior probabilidade de se tornarem frequentadores do motel.

“Tenho 3 personas definidas, mas entendo que nosso público é muito amplo. Então, faço impulsionamento para pessoas de acordo com a publicação e alguns mais generalizados.” Débora Brandão

Passo 5. Com o perfil de cliente definido e com as postagens dentro das regras do Facebook, ela conseguiu usar os anúncios do Facebook para atingir muito mais pessoas na rede social.

O investimento em anúncios no Facebook foi definido:

“Trabalhamos com R$ 80,00 de impulsionamento para todo o mês, dividido em todas as postagens, o que dá uma média de R$ 5,00 por post (variamos o valor conforme nosso interesse no mesmo).” Débora Brandão

FALANDO SOBRE SEXO NAS REDES SOCIAIS

Passo 6. Uma estratégia de Débora para trabalhar com a gestão das redes sociais do Motel Marajás foi incentivar e abrir o canal de comunicação com os seguidores.

“Tentamos ‘conversar’ com o seguidor, quebrar a ideia de que uma página de Motel não deve ser curtida ou comentada. Tirar o preconceito deles, trazendo um pouco de humor em algumas publicações, mas sem cair no mal gosto.” Débora Brandão

Os resultados dessa ação foram positivos:

“As pessoas têm perdido a vergonha de comentar. Aos poucos, já percebemos que começam a marcar seus parceiros com mais frequência do que antes, mas a maioria das perguntas ainda ficam na caixa de mensagem.” Débora Brandão

Como um motel aumentou em 74x o alcance orgânico no Facebook em apenas 2 meses

Passo 7. Nos primeiros 60 dias de trabalho, o número de atendimentos feitos pelo Messenger da fanpage aumentou 273%.

“No fim das contas, o ‘segredo’ é conversar com o público. Dar o que eles querem, atendê-los em suas vontades e anseios, estar disponível para dúvidas e ser cordial sempre.” Débora Brandão

Todas as perguntas que chegam inbox são respondidas de forma adequada. Muitos seguidores passaram a pedir preços e fotos das suítes.

Depois do Facebook Essencial, os resultados de Débora foram:
  • O alcance orgânico das postagens passou de 1.398 para 104.152, um aumento de 74x em apenas 2 meses;
  • O número de mensagens de pessoas perguntando sobre os preços das suítes cresceu 273%.

COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA NO SEU NEGÓCIO?

Assim como a Débora, que usou o Facebook para aumentar o alcance no Facebook, você também pode.

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Tags:
  • facebook essencial

3 Comentários

    1. Oi André!

      Ficamos contentes em saber que tem gostado de nosso conteúdo! Volte sempre e fique por dentro das últimas novidades!

      #EquipeCamilaPorto

  1. Camila, tudo bem? Tenho uma dúvida em relação ao modo de gestão das campanhas no Facebook. Quando devo apenas impulsionar uma campanha e quando devo fazer uma campanha no Power Editor do Facebook? No interior existe uma cultura muito forte do impulsionamento e muitas agências, assim como a minha tem dificuldade em fazer entender a importância de se criar campanhas em uma plataforma mais profissional, com muito mais opções de segmentação.

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