Como um motel aumentou em 7.350% o alcance orgânico no Facebook em apenas 2 meses

 Em Casos de sucesso

Depois do treinamento Facebook Essencial, Débora Brandão atingiu resultados extraordinários para seu cliente. O Motel Marajás aumentou em 42,21% o número de seguidores em sua página no Facebook.

Além disso, as postagens na fanpage do motel tiveram um aumento no alcance orgânico de 7.350% em apenas 60 dias.

Resultados alcançados

  • O número de seguidores da página aumentou 42,21%;
  • O alcance orgânico das postagens passou de 1.398 para 104.152, um aumento de 7.350% em apenas 2 meses;
  • O número de mensagens de pessoas perguntando sobre os preços e sobre as suítes cresceu 273%.

A história: em busca da sua grande paixão

Débora Brandão mora na cidade de Mococa, em São Paulo, e há 10 anos trabalha como Assessora de Comunicação.

Assim como muitas pessoas, ela queria algo diferente para sua carreira. Principalmente se esse novo desafio pudesse se unir a uma antiga paixão que ela tinha: o marketing digital!

Foi então que Débora começou a pesquisar sobre o que poderia fazer e decidiu abrir um negócio próprio, criando a Digizum, sua agência de marketing digital.

Ela estava motivada para começar sua nova jornada, mas ao mesmo tempo sabia que precisava estudar e se especializar cada vez mais para trazer resultados para seus clientes usando o Facebook.

“A gente sempre fica inseguro quando vai iniciar de fato. Bate a dúvida se estamos fazendo do jeito certo, no que poderíamos melhorar. Mas acho isso saudável. Minha maior dificuldade era com o Gerenciador de anúncios. Eu sempre soube da importância de usá-lo, mexia aqui e ali para aprender.” Débora Brandão

O desafio: gerar engajamento na fanpage do Motel

Um dos clientes da agência de Débora é o Motel Marajás. Ela iniciou o trabalho na página do motel em agosto de 2017.

Antes dela assumir a gestão da rede social, a página do motel estava relativamente parada.

“Era um desafio levar engajamento tendo em vista o segmento e a cidade interiorana, as pessoas ainda têm um pouco de constrangimento de comentar e curtir.” Débora Brandão

A solução: treinamento Facebook Essencial

O primeiro contato com a Camila Porto foi através do livro Facebook Marketing, que Débora usou como fonte para fazer seu TCC de Marketing Digital focado no Facebook.

“Conheci o curso através do livro Facebook Marketing, da Camilla Porto, foi meu primeiro contato com ela. Decidi comprá-lo para ampliar meus conhecimentos na área.” Débora Brandão

Após o treinamento Facebook Essencial, Débora começou a aplicar o método dos 3 pilares do sucesso no Facebook.

O primeiro passo foi mudar a “cara” da página. Com o trabalho de um designer da agência, eles modificaram a logo e as imagens da página do motel para uma identidade que remetesse mais ao romance.

Logo em seguida, ela definiu uma agenda de postagem. Isso é muito importante para que a fanpage tivesse uma consistência de conteúdo.

“Fizemos um planejamento e montamos uma estratégia de 3 postagens por semana, divididas em imagens das suítes e do tema do Motel. Procuramos usar uma linguagem mais jovem e textos curtos.” Débora Brandão

Alinhado à estratégia de geração de conteúdo, Débora aproveita muito bem datas comemorativas para atrair a atenção do público para o segmento. São feitas postagens especiais no Dia dos Pais, no Dia do Solteiro e no Dia do Sexo, por exemplo.

Como um motel aumentou em 7.350% o alcance orgânico no Facebook em apenas 2 meses

Ela sempre esteve atenta com as políticas do Facebook!

Débora tomou todo o cuidado para garantir que as publicações não infringissem nenhuma política do Facebook.

“As postagens relacionadas a sexo não contém nenhuma imagem explícita, obviamente. E também não possuem muita imagem de corpo para que fosse permitido o uso de impulsionamento financeiro.” Débora Brandão

Com esse cuidado garantido, ela consegue usar os anúncios do Facebook para atingir muito mais pessoas na rede social.

O investimento em anúncios no Facebook foi definido:

“Trabalhamos com R$ 80,00 de impulsionamento para todo o mês, dividido em todas as postagens, o que dá uma média de R$ 5,00 por post (variamos o valor conforme nosso interesse no mesmo).” Débora Brandão

Mas os anúncios são direcionados para as pessoas certas!

Após as aulas de definição de personas e segmentação assistidas no treinamento Facebook Essencial, Débora estudou e definiu 3 perfis distintos de personas para o motel.

Isso é essencial para que o direcionamento das campanhas seja feito para as pessoas certas. Ou seja, aquelas com maior probabilidade de se tornarem frequentadores do motel.

“Tenho 3 personas definidas, mas entendo que nosso público é muito amplo, então faço impulsionamento para as personas de acordo com a publicação e alguns mais generalizados.” Débora Brandão

Falando sobre sexo nas redes sociais

Um dos pontos estratégicos de Débora para trabalhar com a gestão das redes sociais do Motel Marajás foi incentivar e abrir o canal de comunicação com os seguidores.

“Tentamos ‘conversar’ com o seguidor, quebrar a ideia de que uma página de Motel não deve ser curtida ou comentada. Tirar o preconceito deles, trazendo um pouco de humor em algumas publicações, mas sem cair no mal gosto.” Débora Brandão

E essa maneira de conversar com os clientes foi identificada após um estudo para definição de persona que ela aprendeu no treinamento Facebook Essencial.

“As pessoas têm perdido a vergonha de comentar aos poucos, já percebemos que começam a marcar seus parceiros com mais frequência do que antes, mas a maioria das perguntas ainda ficam na caixa de mensagem.” Débora Brandão

Os seguidores tiram muitas dúvidas pelo Messenger.

Nos 2 meses do trabalho de Débora com o motel, o número de atendimentos feitos pelo Messenger da fanpage aumentou 273%.

“No fim das contas, o “segredo” é: conversar com o público. Dar o que eles querem, atendê-los em suas vontades e anseios, estar disponível para dúvidas e ser cordial sempre.” Débora Brandão

Todas perguntas que chegam inbox são respondidas de forma adequada. E o interessante é que muitos seguidores passaram a pedir preços e fotos das suítes.

“Eu trabalhava com Assessoria de Comunicação. Após o Facebook Essencial e outros estudos na área abri a Digizum, podendo trabalhar na área de Gestão de Mídias Sociais, aplicando conceitos de Marketing Digital, matéria que é minha paixão! Para mim, a melhor sensação é a de entregar os relatórios para os clientes ao final do mês. Mostrar o crescimento não só da página, como de público e DE RESULTADOS, é fantástico.” Débora Brandão

Confira os resultados conquistados por Débora após o Facebook Essencial
  • O número de seguidores da página aumentou 42,21%, passando de 1.535 para 2.183;
  • O alcance orgânico das postagens passou de 1.398 para 104.152, um aumento de 7.350% em apenas 2 meses;
  • O número de mensagens de pessoas perguntando sobre os preços e sobre as suítes cresceu 273%.

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Se tem uma coisa que muda a toda hora são as regras para gerar engajamento no Facebook.

Mas existem sempre alguns detalhes e maneiras diferente de fazer as postagens que podem aumentar o seu engajamento.

Descubra como bombar suas publicações, leia:

3 NOVAS REGRAS DE ENGAJAMENTO NO FACEBOOK PARA COMEÇAR A APLICAR EM SUA PÁGINA

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