Como agendar posts no Facebook e Instagram gratuitamente

Instagram | 16 Comentários

A boa notícia é que se você quiser agendar seus posts no Facebook, Instagram e IGTV, já existem formas gratuitas para isso.

Um mantra muito difundido nas Mídias Sociais é o clássico: “Conteúdo é rei”. Agora, em um mundo cada vez mais acelerado, encontrar o momento ideal para publicar seus conteúdos nas Mídias Sociais, para aproveitar ao máximo o engajamento, é fundamental. Por isso, agendar posts no Instagram e Facebook, é uma ótima forma de manter seus seguidores engajados. 

Um recurso que ajuda muito qualquer pessoa a manter seus canais atualizados e postar conteúdos nos “horários nobres” da sua audiência, é o agendamento de postagens. Existem várias empresas que oferecem esse recurso. Algumas com planos pagos como a Mlabs. 

Agora, a boa notícia é que se você quiser agendar seus posts no Facebook, Instagram e IGTV, já existem formas gratuitas e nativas para isso. Agendar posts no Facebook não é nenhuma novidade, a rede social já oferece essa possibilidade há bastante tempo. 

Agende seus posts no Facebook e Instagram de graça

No entanto, agendar posts no Instagram e IGTV, de graça e usando o computador, é uma bela ajuda para qualquer produtor de conteúdo. A seguir compartilho com você, o passo a passo para agendar seus posts no Facebook, Instagram e IGTV usando Estúdio de Criação do Facebook. 

Como agendar posts no Facebook gratuitamente usando o Estúdio de Criação 

Passo 1: Acesse o Estúdio de Criação

Para ter acesso ao Estúdio de Criação é preciso ter uma página no Facebook e uma conta comercial no Instagram. Você pode acessar ele pela sua página do Facebook, seguindo o caminho conforme a imagem abaixo.

Você também pode acessar pelo link: https://business.facebook.com/creatorstudio/ 

Agendar posts no Facebook

Para agendar um post no Facebook, ou seja, programar a publicação dele para um horário no futuro, é bem fácil.

Passo 1: Publique o que deseja agendar

Primeiro, clique em “Publique algo”. Depois, escreva o texto e inclua uma imagem, vídeo ou qualquer outro dos vários formatos disponíveis.

Depois de escrever o texto e inserir o vídeo ou qualquer outro conteúdo, role a página e, atenção: Para agendar, é preciso clicar na seta ao lado do publicar, depois escolher a opção agendar. Conforme imagem abaixo:

Agora, basta escolher a data e horário e clicar em “Programar”.

Para conferir todos seus posts agendados, basta ir até: “Biblioteca de Conteúdo > Publicações > Programadas”.

Feito! Agendar posts no Facebook é bem tranquilo e não é nenhuma novidade. Mas, pelo Estúdio de Criação, ficou melhor.

Agendar posts no Instagram

Agora, a novidade está em agendar posts no Instagram. Como disse acima, isso era possível apenas através de plataformas pagas. Agora, qualquer um que tenha uma conta comercial no Instagram, pode usar. Se você tiver uma conta comercial, o próximo passo é adicionar essa conta ao seu Estúdio de Criação, caso ainda não tenha feito.

Passo 1: Adicionar sua conta do Instagram no Estúdio de Criação

Acesse o Estúdio de Criação e clique na logo do Instagram, bem em cima na tela. Em seguida, vá em “Contas do Instagram > Adicionar Conta do Instagram”.

Um popup vai abrir. Nele, você insere os dados da conta para fazer o login. Nome de usuário e senha.

Passo 2: Escolher onde fazer a publicação – no Instagram ou IGTV

O próximo passo é simples: escolher onde você vai postar. Depois de conectar sua conta, clique em “Criar Publicação”. Vai aparecer a opção de publicar no Feed do Instagram ou IGTV. Basta escolher onde você quer postar.

Passo 3: Escrever o post para o Feed do Instagram

Aí, o próximo passo é simples: escrever o post e adicionar uma imagem ou vídeo de até 1 minuto. Você tem como “limite” 2200 caracteres, 30 menções e 30 hashtags. Depois de subir o arquivo, clique na seta ao lado de “Publicar” e escolha a opção “Programação”. Escolha o dia e horário que conteúdo deve entrar no ar e tudo certo. 

Passo 4: Escrever o post para o IGTV

Para agendar ou publicar algo no IGTV, os passos são os mesmos. Porém, o IGTV tem exigências específicas quanto ao formato do conteúdo. No momento em que escrevo esse post, os requisitos para enviar vídeos para o IGTV são: Formato MP4, no mínimo 60 segundos e no máximo 60 minutos (se publicado via web)ou no máximo 15 minutos (se publicado via celular) e, claro, o vídeo precisa estar na horizontal.

Aqui tem o link com todos os requisitos de mídia do IGTV.

Tendo o arquivo dentro dos requisitos, basta seguir os mesmos passos para agendar no Feed.

Feito o agendamento, você pode conferir tudo o que está programado para ir ao ar indo em “Publicações”.

Passo 5: Conferir o desempenho

Depois que a publicação entrar no ar, você pode conferir o desempenho dela e as métricas de cada post.

Curtiu esse tutorial? Então, separei mais conteúdos que vão te ajudar a transformar seguidores em clientes.

Em algum momento você notou uma queda repentina e sem explicação aparente no engajamento das suas publicações no Instagram? Sua conta parou de crescer e seus posts não aparecem mais no explorar? Então, você pode ter sido afetado pelo shadowban.

Confira o que é e como não ser afetado por isso.

Shadowban no Instagram: O que é e como evitá-lo

RECOMENDAÇÃO DO ESPECIALISTA

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Tags:
  • conteudo facebook
  • igtv
  • instagram
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

16 Comentários

  1. Camila, muito obg! Me ajudou demais.
    Só uma dúvida. Tem como adicionar dois instas no estúdio de criação? Pois tenho dois projetos, dois instas comerciais. Obg!

  2. Olá, Camila.
    Obrigado pelo post.
    Agendei um post normalmente, várias vezes, mas não é exibido a imagem programada mesmo depois de ter recebido a mensagem que foi agendado e ficaria visível na Biblioteca de Conteúdo. No Studio do Instagram funciona corretamente, mas no face parece instável. Há algo que eu possa fazer?

  3. Olá, Camila. Na minha página não aparece esse menu que você mostrou. Ao invés de estudio de criação aonda aprece ferramentas de publicação. Cono faço para que a página fique com esse menu que você mostrou para não ter que acessar o estúdio por link? Obrigada

    1. Oi, Edna
      Parece ser uma nova mudança no layout do Facebook
      Infelizmente não temos informação de como você pode fazer para alterar.
      Um abraço, #EquipeCP

  4. Camila, boa tarde. Seu post me ajudou muito. Eu já estava utilizando, mas como estou com problemas, achei q fazia algo errado. Estou programando os posts certinho, mas por vezes, entra o post no face, mas nao entra no insta. O que será que acontece? Aí, eu vou na programação e ele está, tipo: dia 06/5, 13h, mas já são 13h25 e ele não publicou. Obrigada

    1. Oi, Bete
      Infelizmente, não temos informação. Parece alguma questão técnica.
      Já tentou contato com o suporte do Facebook?
      Um abraço, #EquipeCP

  5. Parabens pelo conteudo.
    Só que nao cria vínculo do facebook com instagram…como faco para agendar um post no facebook e ele ja sair no instagram?
    Aguardo por favor.

    1. Oi, Eduardo
      Muito obrigada
      Não tem como. Você consegue fazer o contrário, agenda no Instagram e já deixar marcado para ir pro Facebook
      Um abraço, #EquipeCP

  6. Camila,

    Procurei por muito tempo algum conteúdo que explicasse postagens programadas. Você explicou MUITO bem. Parabéns! É rato encontrar conteúdo que seja propositivo. A sensação que tenho é que, muitas vezes, os criadores de conteúdo estão muito mais preocupados na divulgação do que em fornecer conteúdo de qualidade. Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.