Olá, tudo bem?
Há algumas semanas, em uma sessão de perguntas e respostas, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, revelou que teríamos mais opções para demonstrar nossas reações no Facebook. Muito se falou sobre a possibilidade do botão ‘não curti’ ser lançado. Apesar de ter deixado claro que o ‘não curti’ dificilmente seria implantado, muito se falou sobre esse recurso no Facebook.
Leia mais sobre o ‘não curtir’ aqui
Novas reações
Apesar de todo o burburinho em torno do ‘não curti’, o Facebook lançou no dia 8 de outubro de 2015 novas formas de demonstrar nossas reações na rede social. Em um vídeo postado em seu perfil, Zuckerberg revelou as 6 novas reações que somam 7 formas de demonstrar o que sentimos, pois o ‘curtir’ continua.
Agora, além do curtir podemos (vou tentar traduzir o que eu entendi de cada reação):
- Love: Amei
- Haha: achei engraçado
- Yay: que legal!
- Wow: sério?
- Sad: #chateado
- Angry: ‘não curti’
Pois é, e não é que temos um ‘não curti’ “não curtindo”? Para mim, o Angry pode ser usado como ‘não curti’ de boa, não acha?
O que isso impacta para as empresas?
Como sabemos, o EdgeRank é o algoritmo que define a relevância do conteúdo e impacta diretamente no alcance das postagens das páginas no Facebook. Se você não sabe o que é EdgeRank, eu acho que você precisa conhecer o meu treinamento Facebook Essencial urgente 🙂
Leia mais sobre EdgeRank aqui
Segundo o Facebook, em um post na Central de Ajuda, as novas reações terão O MESMO peso que as curtidas, ou seja, no EdgeRank e nos anúncios, as reações serão contabilizadas como curtidas. Isso é muito importante, pois cada tipo de reação (comentar, compartilhar e curtir) têm peso diferente na soma do EdgeRank.
Segundo o texto (em tradução livre)
O Facebook está testando as Reações, uma extensão do botão ‘Curtir’, desenhadas para dar às pessoas mais formas de compartilhar seus sentimentos de uma forma rápida e simples.
O que isso impacta para os anunciantes:
- Métricas que incluem ‘Curtir’ em relatórios de anúncios também vão incluir as ‘Reações’. Entretanto, elas não serão exibidas de forma individual;
- Anunciantes que quiserem ver separadamente cada tipo de reação, podem fazer isso apenas pelo Facebook Insights de suas páginas.
- Reações são tratadas da mesma forma de Curtir na entrega dos anúncios (ex: Amei não tem peso maior que um Curtir).
- Da mesma maneira que você não pode apagar um Curtir, você não pode remover uma Reação.
Agora, só nos resta esperar para que chegue a todos os usuários. Como sempre no Facebook, as novidades são liberadas para pequenos grupos, depois são liberadas para todos. As informações sobre o peso das novas acções vs. o curtir já ficou mais claro, mas são para os anúncios aparentemente. Mas, acredito que será a mesma coisa para o conteúdo no Facebook, pois as novas ações são apenas um novo jeito de interagir além do curtir.
COMO SEU NEGÓCIO PODE ATRAIR MAIS CLIENTES USANDO O FACEBOOK?
Se você ficou interessado por essas novidades, sem dúvida você está em busca de melhores resultados para o seu negócio. Se este é seu caso, conheça o meu treinamento Facebook Essencial 2.0. Um treinamento online, em vídeos, que levará sua empresa a aproveitar todo o potencial do Facebook para atrair clientes. Clique na imagem e saiba como começar HOJE a transformar seu negócio com o Facebook.