O Facebook inovou ao oferecer recursos e ferramentas diferenciadas para empresas e usuários comuns na rede social. Porém, por desconhecimento – na maioria dos casos – muitas empresas acabam criando perfis ao invés de fan pages. O Facebook oferece uma ferramenta de migração de perfis para páginas, o que permite transformar os amigos em fãs e não precisar começar todo o trabalho do zero. Para saber como fazer isso, acesse o post “Como migrar seu perfil para uma fan page no Facebook”.
Entretanto, há casos de empresas que já possuíam uma fan page e, ao realizar a migração, ficam com duas páginas. O Facebook oferece um formulário para a junção de páginas, onde é possível tentar solicitar a junção de uma ou mais páginas. Para isso, no entanto, você precisa provar que é dono de uma das páginas, ou seja, torna-la “Autêntica”. Este tutorial permite que a mensagem “Esta página não é autêntica”, exibida ao solicitar a junção de páginas, não seja exibida.
Para realizar esta ação, sugiro um passo-a-passo que permite realizar esta autenticação. Esta, por sua vez, é solicitada no momento de preencher o formulário para junção de páginas.
Como autenticar sua página
Passo 1. Acesse a fan page que você deseja manter como oficial. Para realizar a autenticação é necessário que ela seja categorizada como “Negócio Local” (não consegui fazer em outras categorias).
Passo 2. Se sua fan page não está como “Negócio Local”, sugiro a alteração temporária de categoria apenas para permitir a autenticação, depois você pode alterá-la. Para isso, acesse a página e vá até “Editar página > Atualizar informações”. Em categoria, selecione a opção “Negócio Local”. Insira um endereço, nem que ele seja fictício para que o Facebook facilite o processo.
Passo 3. Depois de realizar as alterações, o botão “Reivindique esta página” será liberado ao clicar em “Editar Página”. Pode ser que isso seja instantâneo ou demore algumas horas ou dias.
Passo 4. Um pop-up se abrirá e você precisa percorrer 3 passos. O 1º é concordar com os termos de reinvindicação.
Passo 5. O seguinte é informar os dados comerciais da empresa.
Passo 6. O último passo é confirmar a propriedade da página. Se você tem um email comercial com o nome da sua empresa, por exemplo, [email protected], é possível utilizá-lo e a liberação sai na hora. Porém, este endereço de email precisa ter o mesmo nome da empresa, a mesma URL do seu site e precisa ser um dos e-mails que você usa para acessar o Facebook. No meu caso, usei [email protected], que é a URL do site da minha empresa. Use a caixa “Selecionar email” para escolher o correto.
Passo 7. Você também pode enviar um documento com o endereço da empresa. Digitalize uma conta de luz, por exemplo, e envie para o Facebook. Esta aprovação demora, em média, de 3 a 7 dias.
Passo 8. Depois de aprovada a autenticação, vá até o formulário de junção de páginas (acesse pelo link: http://bit.ly/LadQcU).
Passo 9. Preencha todos os dados do formulário, informe a URL das páginas que deseja unir e a URL da página que permanecerá. Se tudo ocorrer bem, o Facebook retornará uma mensagem, em torno de 48 horas depois, informando que a junção foi requerida e um email será enviado a você.
Caso a mensagem de junção não chegue ou o processo não seja completado, caso você seja o administrador da página oficial e das que serão unidas, remova sua administração das páginas que serão unidas. Passe para outro perfil e repita o preenchimento do formulário.
Mesmo sua empresa não se encaixando nesta situação de unir páginas, recomendo solicitar a autenticação para não passar pela mesma situação de que eu. Assim você evita de ter “A sensação de estar fora do Facebook“.
Essa dica da autenticação é do Bruno de Souza.