Como criar abas com o ícone personalizado no Facebook

Facebook | 74 Comentários

Uma das principais dúvidas as usuários do Facebook é: “Como eu posso personalizar o ícone de uma aba em uma fanpage”. A notícia triste é que se o aplicativo for de um terceiro ou gratuito, você não tem como fazer a alteração.

Porém, a notícia boa é que hoje você vai saber como criar uma aba com ícone personalizado e deixar sua fanpage ainda mais legal.

Lembrando que para você saber muito mais sobre o Facebook, na fanpage do .com/teúdo você fica por dentro de todas as turmas do Curso de Facebook para empresas que acontecem, tanto online, quanto presencialmente.

Criando a página

Basicamente, as páginas personalizadas no Facebook, em sua maioria, podem ser definidas como: “Sites com 520px de largura que são exibidos dentro do Facebook”. Sendo assim, para você criar uma página personalizada como a do .com/teúdo no Facebook, por exemplo, tudo o que você precisa é criar uma página web normal e inseri-la no Facebook com a ajuda dos aplicativos para Facebook.

Dica de serviço para a criação de páginas

Se você tiver uma equipe de desenvolvimento à disposição da sua empresa, basta pedir para que eles criem um site com as informações que você deseja inserir no Facebook e instalar com a ajuda dos aplicativos. Se você possui uma equipe direcionada ao desenvolvimento web, você pode passar para o tópico “Criando o aplicativo no Facebook”.

Wix: para quem não tem a mesma sorte

Uma das ferramentas mais simples, baratas e fáceis de trabalhar para quem não possui uma equipe de desenvolvimento, conhecimento em programação ou dinheiro para a contratação de um profissional é o Wix. Com esta ferramenta, você possui uma série de templates semi-prontos, onde tudo o que é preciso fazer é alterar as informações de acordo com a sua necessidade.

E o Flash?

Sim, o Wix cria páginas em Flash, que não pode ser aberto em alguns dispositivos, como o iPhone, por exemplo. Porém, muitas pessoas acessam as redes sociais no celular a partir de aplicativos, ou seja, com Flash ou não, sua página não é exibida em aplicativos como é exibida em navegadores.

Por isso, se você realmente não pode usar o Flash, recomendo um bate-papo com um desenvolvedor para criar uma página em outro formato ou outro serviço de criação de páginas, mas em outra linguagem de programação. Se você pode usar o Flash, vamos em frente.

Passo a passo da criação

O Wix oferece uma opção de aplicativo para Facebook que permite a criação de páginas personalizadas. Porém, como já sabemos, não é possível alterar o ícone. Por isso, vamos usar o Wix para páginas web. Para isso, acesse o Wix, crie sua conta e comece a criar sua página.

Criando a página no Wix

Passo 1. Faça seu login ou cadastro no site.

Passo 2. No topo da página clique em “Criar”.

Passo 3. Escolha um template que contempla suas necessidades. Fique atento que há alguns pagos.

Passo 4. Após escolher o template, passe o mouse sobre ele e clique em “Editar”.

Passo 5. Ao abrir o editor do site no Wix, vá até “Configurações/Aparência” e altere a largura para 520px. A altura pode ser personalizada de acordo com a sua necessidade.

Passo 6. Agora, personalize a página usando os recursos do Wix. Invista um pouco de tempo conhecendo as ferramentas do serviço e estudando as melhores opções de personalização para o seu Facebook.

Passo 7. Ao concluir sua página, clique em “Publicar” e defina um nome para a ela. Este nome fará parte da URL. Clique em “OK” e aguarde a publicação.

Passo 8. No quadro que avisa que a publicação foi bem-sucedida, o link para a sua página é exibido no topo da janela. Copie este link ou salve-o em um arquivo Word ou Bloco de Notas. Ele será muito importante adiante.

Criando o aplicativo no Facebook

Agora você já tem a página e um link, basta utilizar as ferramentas dos Facebook Developers. Vamos lá:

Passo 1. Acesse o site do Facebook Developers e vá até a opção “Aplicativos”, no topo da tela.

Passo 2. No canto superior direito clique em “Create New App”.

Passo 3. Na janela que se abrirá insira o nome do aplicativo, o idioma e concorde com os termos do Facebook. Clique em “Continuar”.

Passo 4. A janela para configuração do aplicativo será aberta. Nela, comece personalizando o ícone do app. Clique em “Edit icon” para inserir o ícone que você deseja. Lembre-se de usar uma imagem sem muitos detalhes, assim as pessoas podem identifica-la mesmo com o tamanho de 16x16px.

Passo 5. Continue preenchendo as informações básicas. Nem todas são obrigatórias. O Facebook preenche automaticamente as necessárias conforme a figura abaixo.

Passo 6. Agora, vamos ao passo a passo. Clique em “Website” e insira aquela URL do Wix, que copiamos no passo 8 do tutorial acima. Sempre coloque uma “/” no fim de cada URL e o http:// se necessário.

Passo 7. Na etapa “App on Facebook”, cole a mesma URL no campo “Canvas URL” e “Secure Canvas URL”. Porém, no campo “Secure CanvasURL”, desde outubro de 2011 o Facebook exige que seu aplicativo seja hospedado em um servidor SSL, seja, seja uma URL segura, como as utilizadas por bancos, por exemplo. Sendo assim, é necessário contratar este serviço à parte, por o Wix não o oferece. Uma opção é o host NameCheap. Para saber mais sobre o assunto, sugiro a leitura deste Post da MestreSEO.

Passo 8. Caso você tenha uma versão para página para Mobile, insira as informações pedidas no campo “Mobile Native”. Se não, desabilite esta opção.

Passo 9. Em “Page Tab” você irá inserir as informações da aba. Preencha de acordo o que o Facebook pede. Repare que o link é sempre o mesmo. Só não se esqueça da “/” e do link https. 

Passo 10. Clique em “Salvar Alterações”.

Passo 11. No lado esquerdo da tela clique em “View App Profile Page”, para acessar a página do aplicativo e instalá-lo em sua página.

Passo 12. Ao acessar a página do aplicativo, no lado esquerdo da tela, clique em “Adicionar à minha página”. Escolha em qual página deseja instalar e faça a instalação como de costume.

Passo 13. Agora, vá até a página em que o aplicativo foi instalado e confira a sua mais nova aba personalizada.

Para remover as propagandas da Wix na página é necessário adquirir um plano. Assim, você pode remover os anúncios e arrasar no Facebook.

Até a próxima pessoal!

Tags:
  • curso de facebook
  • icone personalizado
  • personalizar abas
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

74 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.