Como criar um blog: 3 ferramentas gratuitas para você criar o seu

Marketing de conteúdo | 16 Comentários

Se você trabalha ou quer trabalhar o marketing do seu negócio, é muito importante iniciar estratégias de produção de conteúdo. Para isso, é preciso saber como criar um blog e quais são as melhores ferramentas para isso.

O blog é uma das ferramentas mais antigas e efetivas do marketing digital. A Camila Porto e muitos outros players do mercado, usam para atrair novos clientes e gerar relacionamento com os atuais.

É possível atrair novos clientes através de portais de busca, com estratégias de SEO nos textos. Ou seja, você pode criar publicações que fiquem na primeira página do Google e atrair milhares de pessoas para o site.

E para gerar relacionamento, você pode criar conteúdos que ajudem seu público, assim como esse 🙂

Marketing em Mídias Sociais: estratégia de conteúdo para você bombar. Leia aqui!

Vantagens de criar um blog

1. O conteúdo é seu

Uma das maiores vantagens de ter um blog, é que todo o conteúdo é seu. Isso significa que os riscos de perder o seu trabalho ou de ele ser esquecido é quase 0.

Como você tem o domínio da plataforma, provavelmente não sofrerá com contas bloqueadas ou excluídas sem aviso, como pode acontecer em redes sociais.

2. Seja encontrado nas buscas

Todo conteúdo publicado em blog, geralmente é analisado pelo algoritmo do Google.

Com boas estratégias de SEO, você pode conquistar a chance de aparecer nas primeiras páginas de buscas gratuitamente.

3. Conquiste autoridade

Se você é especialista em um assunto, escreva sobre ele. Assim, você coloca o seu conhecimento à prova.

Com textos bem explicativos e que geram valor na vida das pessoas, você ou a sua empresa podem se tornar uma autoridade no mercado e serem lembrados pelas pessoas quando precisarem do seu produto ou serviço.

Agora você já sabe algumas das vantagens de ter um blog. Mas, você sabe como criar um blog?

Hoje vou mostrar as 3 plataformas mais populares e gratuitas para você começar o seu.

Como criar um blog: 3 ferramentas gratuitas

WordPress

O WordPress é uma das plataformas mais usadas na hora de criar um blog. Atualmente, 26% dos sites da internet estão no WordPress.

O motivo para tanto sucesso, é que a ferramenta tem muitas funcionalidades e é fácil de usar, principalmente para quem está começando.

Além disso, o WordPress é um dos poucos sites que possui diversos tutoriais na internet, o que facilita quando surgem dúvidas durante a construção do blog.

Hoje, é possível escolher entre duas versões de WordPress: WordPress.org e WordPress.com.

WordPress.org

O WordPress.org é uma plataforma open source, ou seja, o código do site é livre para para modificações. Para isso, é necessário fazer um download gratuito em seu servidor e seguir as configurações.

Essa é uma das melhores opções para você que quer criar layouts diferenciados, porém é recomendado ter um profissional de tecnologia para implantar o sistema e fazer manutenções, quando necessário.

WordPress.com

O WordPress.com é bastante diferente. A hospedagem do site, as possíveis manutenções e a instalação de plugins são feitas pela própria ferramenta.

O que é muito bom para você que não quer desembolsar dinheiro contratando profissionais para auxiliar nessas questões.

A desvantagem é que os temas ou layouts do blog são pré-definidos, e você precisa escolher entre os disponíveis. É possível personalizar apenas algumas partes.

Além disso, a versão gratuita vem com o subdomínio WordPress.com. O que significa que o site ficaria assim, por exemplo: http://camilaporto.wordpress.com

Se você não quer o subdomínio do WordPress, é preciso assinar um dos planos disponíveis que vão de 2,99 a 24,92 dólares por mês.

blog_camila-porto_ como criar um blog _1

Vantagens do WordPress:

Fácil de usar: as configurações geralmente são intuitivas e para adicionar novas funções no site, é só adicionar novos plugins.

Suporte: a ferramenta possui uma equipe de suporte para auxiliar os usuários. Você pode entrar em contato com eles por chat, email ou fóruns.

Otimizado para SEO: o WordPress.com é otimizado para SEO, e o que facilita nas metas e objetivos de tráfego orgânico nos mecanismos de busca como Google, Bing, Yahoo e outros.

Planos: entre 4 planos mensais, você pode escolher o que mais se encaixa nos objetivos do seu negócio. Há desde o gratuito, até o plano de 24,92 dólares por mês.

blog_camila-porto_ como criar um blog _2

Wix

O Wix é uma plataforma nova, foi fundada em 2006 e aos poucos vem conquistando mais e mais pessoas que desejam saber como criar um blog.

Isso porque, a ferramenta além de ser gratuita, é muito intuitiva e simples de mexer.

Os templates semi-prontos, possuem a opção de edição “arrasta e solta”. Ou seja, você pode selecionar o que você quer colocar ou não no site, como: textos ou imagens,  arrastando do menu de edição de forma instantânea.

A plataforma também é bastante versátil, pois se encaixa em diversos tipos de negócios. Desde pequenas até grandes empresas podem usar.

Atualmente, já são mais de 80 mil pessoas com sites no Wix.

Vantagens do Wix:

Imagens e vídeos: o site tem um grande acervo de imagens e vídeos que você pode usar no seu site de maneira gratuita. Sem depender de bancos de imagens ou correr o risco de usar uma mídia ilegalmente.

Otimizado para dispositivos móveis: é possível deixar o seu site responsivo, ou seja, fazer com que ele se adapte a celulares, tablets ou qualquer outro dispositivo.

Apps do Facebook e barra de redes sociais: você pode monitorar e aumentar a sua audiência no Facebook adicionando as ferramentas da rede social. Também, é possível adicionar uma barra que direciona as pessoas para todas as suas redes sociais.

Assistente de SEO: ferramenta que ajudará você a encontrar as melhores palavras-chave ou frases para melhorar o seu posicionamento nas buscas do Google.

Planos: além do plano gratuito, o Wix oferece 4 opções para dar um upgrade no seu blog. Os planos vão de 9,50 a 37,25 reais por mês.

blog_camila-porto_ como criar um blog _3

Webnode

Se você não gostou do WordPress e do Wix, uma opção é criar um blog no Webnode.

A ferramenta é simples de usar, pois não é preciso instalar ou configurar alguma coisa. Você apenas precisa se cadastrar e construir o seu blog.

O Webnode promete que você pode ter um site ou blog pronto em 5 minutos. Não sendo necessária a contratação de programadores ou designers, como também não é preciso pagar a hospedagem do seu site.

Vantagens do Webnode:

Sem propagandas: os blogs criados no Webnode não possuem anúncios. O que pode ser uma boa para você que não quer “incomodar” seus leitores com propagandas de outras marcas.

O domínio é seu: é possível você usar o seu próprio domínio ou registrar um novo. Ou seja, depois do “www” você coloca a palavra que quiser, por exemplo: www.camilaporto.com.br.

SEO: assim como os outros, o Webnode também é otimizado para melhorar as buscas no Google e outros portais. Além disso, ele gera URLs inteligentes automaticamente para você.

Planos: você pode começar pelo plano gratuito da ferramenta, porém, se quiser mais funcionalidades, terá que fazer um upgrade. Os planos vão de 2,95 a 16,95 dólares por mês.

blog_camila-porto_como-criar-um-blog_4 - como criar um blog

Continue no Blog:

Agora, você já sabe como criar um blog em 3 ferramentas incríveis e gratuitas.

Quer aprender dicas para colocar o seu blog no topo do Google? Leia o post:

5 DICAS PARA ELABORAR UMA ESTRATÉGIA DE SEO EFICIENTE

QUER MAIS?

Ter uma boa estratégia de conteúdo em blog gerando mídia orgânica, é um dos pilares para ter um marketing digital incrível e conquistar mais clientes.

Descubra como usar todo o potencial das redes sociais para o seu negócio e bombar a sua empresa na internet.

Assista à aula gratuita sobre Os 3 Pilares para o Sucesso nas Redes Sociais.

Nessa aula ensino como começar HOJE mesmo a criar anúncios, conteúdos e a atrair mais clientes e fãs para o seu negócio!

 

 

 

Tags:
  • como criar um blog
  • criar um blog
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

16 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.