Youtube: Como criar um canal e primeiros passos para quem está começando

Youtube | 3 Comentários

O consumo de conteúdo em vídeos cresce ano após ano. Diversos negócios estão estudando como adicionar esse formato em suas estratégias de marketing digital. Uma das principais delas é: criar um canal no Youtube.

O Youtube é a plataforma de vídeos mais famosa do mundo. Em 2018, registrou mais de 1 bilhão de usuários, os quais, geram milhares de visualizações diariamente.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Provokers, em parceira com a Box 1824 em 2018, a audiência de conteúdos audiovisuais para a internet cresceu em torno de 135% nos últimos quatro anos. Para 44% dos entrevistados, o Youtube se mostrou à frente como a plataforma preferida para se assistir vídeos.

Mesmo com um cenário promissor, a produção de conteúdo em vídeo ainda não é aproveitada por muitos empreendedores. Uma das principais queixas que recebemos é a falta de conhecimento no formato e como colocar suas ideias em prática.

PORQUE CRIAR UM CANAL YOUTUBE?

Você sabia que é possível monetizar os vídeos que você posta no Youtube? Segundo a própria plataforma, o número de canais que tiveram receitas anuais de seis dígitos cresce mais de 40% a cada ano.

Isso quer dizer que, além de fornecer conteúdo que atrai a sua audiência por meio de conteúdos audiovisuais, você pode ganhar dinheiro usando o Youtube.

Mesmo com essas estatísticas impressionantes, antes de criar seu canal, você precisa entender o seu modelo de negócio e estudar se existe conteúdo que pode ser transformado em vídeo, ok?

Agora que você já sabe que o Youtube é uma ferramenta que pode melhorar o seu desempenho, listamos aqui os primeiros passos que você deve seguir antes de criar um canal na plataforma:

  • Estude sua persona e identifique se ela costuma consumir vídeos no YouTube;
  • Busque referências de outros canais da sua área;
  • Crie seu funil de vendas e identifique quais conteúdos podem ser transformados em vídeos.

Assim que você mapear esses tópicos, você vai iniciar a sua estratégia no Youtube com muito mais conhecimento sobre a sua audiência e expertise sobre os materiais de divulgação.

APRENDA COMO CRIAR UM CANAL NO YOUTUBE

PASSO 1

O primeiro passo para criar um canal no Youtube é ter uma conta no Gmail.
Caso você ainda não possua, clique aqui e crie a sua. A sua conta do Gmail será ligada a todos os produtos do Google como Blogger, Google Drive, Adwords, Youtube etc.

como criar canal no youtube

PASSO 2

Após criar a sua conta no Google, basta acessar o link www.youtube.com e clicar no canto superior direito em “fazer login”.

criar canal no youtube

Inclua os dados de e-mail e senha que você definiu e avance para o próximo passo.

PASSO 3

Você será direcionado a página inicial do Youtube. Perceba que no canto superior direito, a sua conta já vai aparecer como “conectada”.

criar canal no youtube
Após o login, você já pode curtir e comentar vídeos de outros canais, se inscrever em canais do seu interesse e, é claro, compartilhar os seus próprios vídeos no Youtube.

PASSO 4

Agora, vamos para a configuração e personalização do seu canal no Youtube.

Ao clicar na sua foto no canto direito, clique em “meu canal”.

criar canal no youtube

PASSO 5

Em seu primeiro acesso aparecerá a seguinte tela:

criar canal no youtube

Inclua o nome que você deseja dar ao seu canal do Youtube. E clique em “criar canal”.

Pronto! Agora você já tem um canal criado. Agora é hora de customizar com a identidade visual da sua empresa.

PASSO 6

Clique em “personalizar canal” para iniciar as edições do seu perfil.

criar canal no youtube

 

De início, você pode replicar a imagem de perfil e de capa que você possui em seu Facebook. Se você não possui programas de edição, você pode usar o Canva para deixar nas dimensões recomendadas pelo Youtube.

criar canal no youtube

Clique aqui para saber mais sobre o tamanho das imagens no Youtube.

DICAS PARA QUEM ESTÁ COMEÇANDO

Com o seu canal do Youtube pronto, listamos aqui algumas dicas para você que está começando.

criar canal no youtube

  • A primeira coisa que você deve investir em seu canal é a identidade visual. Se você não tem uma equipe de designers, use o site Canva para criar a imagem de capa e a sua foto de perfil. Não se esqueça de que o seu perfil será a sua porta de entrada para os usuários. Então, deixe ele com a cara da sua empresa;
  • Ao publicar seus vídeos no Youtube, pense muito bem nos títulos. Pesquise como os usuários buscam os termos relacionados ao tema do seu conteúdo;
  • Capriche nas Thumbs (imagens de capa do seu vídeo). Elas vão chamar a atenção do público quando pesquisarem por um conteúdo ou quando estiverem nos vídeos recomendados. Aposte em frases de efeitos e imagens de impacto;
  • Integre os vídeos do Youtube com outras redes sociais. Use os vídeos em seus posts do Facebook, Blog, Linkedin, entre outros. Essa será uma forma de ganhar mais views;
  • Utilize chamadas no vídeo incentivando os espectadores a se inscreverem no seu canal e curtirem o seu conteúdo.
  • Acompanhe as métricas dos seus vídeos. Elas que dirão o que funciona e o que não funciona na sua estratégia.
  • Fique atento as políticas do Youtube sobre o que você pode e o que você não pode fazer na rede social, para que isso não prejudique suas publicações.

Conseguiu criar um canal no Youtube?

Então conta para nós aqui nos comentários: o que você está achando da plataforma?

CONTINUE NO BLOG

O YouTube é uma rede social importante para quem produz vídeos. Porém, para se destacar nessa plataforma, não basta produzir ótimos conteúdos.

Um roteiro bem elaborado, uma boa edição e a escolha do tema do vídeo, são fatores importantes, mas não são suficientes. Se você quer fazer com que seu canal do YouTube cresça, vai precisar ir além. Saiba mais:

Youtube: 6 coisas que você precisa saber para aumentar seus views

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Tags:
  • midias sociais

3 Comentários

  1. Parabéns, adorei, porque muita das vezes não sabemos como iniciar, e aqui diz tudo bem explicado, o passo a passo ajuda muito a todos, seu trabalho é ótimo ajuda muito os iniciantes que nunca fizeram uma conta no YouTube

Os comentários estão fechados.