Como criar uma lista de email de sucesso em 6 passos rápidos

Email Marketing | Nenhum comentário

Confira 6 passos de como criar uma lista de email do zero e como você pode começar a transformar contatos em clientes hoje mesmo

Muitos empreendedores sofrem para construir o maior ativo do seu negócio: a lista de e-mail. Entre as maiores dificuldades que escutamos no dia a dia estão: “como criar uma lista de email do zero?” e “como eu posso aumentar o número de inscritos?”.

Se você está considerando montar a sua lista de e-mail, já sabe os benefícios de manter um relacionamento com a sua base de clientes e leads.

Pode ser que você ainda não descobriu o porquê não está conseguindo transformar visitantes do seu site em assinantes. Talvez você ainda não tenha identificado alguma falha no processo.

Porém, existem vários empreendedores que ainda não identificaram a importância de construir uma lista de e-mail. Nem como ela pode impactar positivamente o seu negócio.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar os passos de como criar uma lista de email. Além disso, vamos detalhar quais ações do marketing digital você precisa saber para alimentar a sua lista.

COMO CRIAR UMA LISTA DE E-MAIL E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA

Ao contrário do que muitas pessoas acham, o mail marketing não morreu. Várias empresas conhecem a eficácia de utilizar essa estratégia e sabem o poder que ela possui sobre ganhar dinheiro.

Segundo dados levantados pela UOL em 2019, o e-mail marketing tende a aumentar as vendas em até 134%.

Levando isso em consideração, as estatísticas apontam que 57% das empresas brasileiras investem em email marketing.

Isso porque, ela possibilita desenvolver e nutrir o relacionamento com os clientes.

Bom, já deu para perceber que o investimento em e-mail marketing não está morrendo, mas sim, ganhando espaço e relevância para qualquer negócio, seja ele grande, médio ou pequeno.

Aqui na empresa, nós prezamos muito pela nossa lista de e-mail. Por isso, aplicamos a estratégia de funil de conteúdo para Atrair, Engajar e Converter nossos contatos. Assim como ensinamos no Treinamento Social Sell.

Com o tempo, desenvolvemos e testamos formas de capturar assinantes. Hoje, já possuímos mais de 150 mil contatos em nossa base.

Vale lembrar que a principal dica que você deve levar em conta para a construção da sua lista é: NÃO VAI SER FÁCIL.

Mas não recorra a listas de e-mails compradas. Isso só vai prejudicar a sua reputação com os provedores de e-mail.

Além disso, você estará fazendo spam, já que essas pessoas não pediram para receber os seus emails.

Saber como criar uma lista de email demanda planejamento e é isso que irá torná-la sólida, confiável e eficiente.

COMO CRIAR UMA LISTA DE EMAIL E POR ONDE COMEÇAR

Até aqui, acredito que você já tenha se convencido que ter a sua própria lista de e-mail vai trazer bons frutos para o seu negócio.

Agora, vamos te falar como começar a construir a sua lista.

Primeiramente, você precisa entender que a sua lista de e-mail pode ser dividida em 2 tipos:

  • Lista de clientes: Nessa lista, concentram-se todas as pessoas que já adquiriram algum produto ou serviço seu. Essa lista é de suma importância. Essas pessoas já te conhecem, conhecem o seu produto e já deram um voto de confiança para a sua empresa.
  • Lista de leads: Os leads são os seus potenciais clientes. Aquelas pessoas que já demonstraram algum interesse sobre o seu produto ou serviço. Esses contatos são aqueles que se cadastraram na sua newsletter ou baixaram os seus materiais, mas ainda não compraram o seu produto.

Para construir a sua lista de clientes, você pode usar algum sistema de cadastro, CRM (Customer Relationship Management) ou até mesmo uma planilha no Excel.

Assim, você tem controle sobre os dados para fornecer informações exclusivas por e-mail.

Lembre-se que a lista de clientes possui extrema importância para você. Afinal, fidelizar os seus clientes é uma ótima forma de potencializar o negócio, não é mesmo?

Agora, construir uma lista de leads pode te dar um pouco mais de trabalho.

Você vai precisar atrair pessoas para a sua base. Agora, vamos te mostrar alguns passos de como começar a sua construção.

COMO CRIAR UMA LISTA DE EMAIL DO ZERO COM 6 PASSOS

1. NÃO PEGUE ATALHOS

Mais uma vez, reforçamos que ir pelo caminho mais fácil não é a melhor forma para quem está aprendendo como criar uma lista de email consistente.

Adquirir e comprar listas de terceiros pode trazer vários problemas. Além disso, você vai perder seu tempo e dinheiro com isso. Mas porque isso não é recomendado?

Quando você compra uma lista de e-mail, todas as pessoas que estão naquela base não permitiram que você enviasse algum conteúdo para elas. Logo, você será considerado um SPAM.

Igual aqueles panfleteiros que saem atirando papel para todos os lados e acabam sujando a cidade. Então, aposto que você não quer fazer o mesmo, certo?

Infelizmente, a maioria dos e-mails que os usuários recebem atualmente são SPAMs.

Por isso, os provedores (Hotmail, Gmail, etc.) estão cada vez mais criteriosos e acabam punindo contas que enviam esses contatos sem autorização.

Isso prejudica (e muito) a sua reputação na entrega de e-mail marketing.

Nesse sentido, não se preocupe com o tamanho da sua lista. Se preocupe com a qualidade que ela possui e com os resultados que ela vai gerar.

2. OFEREÇA UMA RECOMPENSA

Oferecer um conteúdo de valor em troca das informações do visitante no seu site é uma ótima opção para iniciar a criação da sua lista de e-mail.

Você precisa estudar a persona do seu negócio e quais conteúdos vão funcionar como uma isca digital para ela. Para isso, pesquise quais seriam as dores que o seu cliente ideal vai solucionar ao baixar o seu material.

Aqui na empresa, por exemplo, nós trabalhamos com vários tipos de recompensa: e-books, webinarios, aulas, checklists, entre outros.

Todos eles são pensados para suprir a necessidade da nossa persona. Alguns temas que exploramos são:

  • Construção de páginas no Facebook;
  • Gatilhos mentais para vender mais;
  • Estratégias no Instagram;
  • Como criar anúncios impossíveis de ignorar.

Todos esses temas foram pensados para atrair visitantes e, em troca do conteúdo, pedimos que o usuário preencha algumas informações.

Com isso, nós começamos a montar uma base de contatos que se interessam por temas que nós produzimos e conhecemos.

Veja alguns exemplos de materiais que você pode oferecer em troca dos dados dos visitantes:

  • E-books;
  • Ferramentas;
  • Promoções;
  • Checklists;
  • Infográficos;
  • Webinarios;
  • Aulas online.

Quer dar uma olhada em nossos materiais? Então, clique aqui!

3. CRIE UMA PÁGINA DE CAPTURA

Agora que você já tem a recompensa, o próximo passo é a página de captura, ou seja, uma landing page.

É nela que você colocará as informações da sua recompensa e o que o seu visitante precisa fornecer para baixar o material. Nós solicitamos o nome e email do usuário para que ele receba o material.

Lembrando que, as informações para o usuário preencher devem ser estudadas de acordo com seu segmento. O importante é identificar quais informações são relevantes para você.

Saiba Mais: Landing pages: transforme visitantes em clientes

4. FORNEÇA A OPÇÃO DE OPT-IN EM TODAS AS PÁGINAS

Otimizar a sua página para conversão pode aumentar muito o tamanho da sua lista de emails.

Isso porque, você vai dar a oportunidade para as pessoas que acessam o seu site entrarem nela voluntariamente.

Nós colocamos um box de captura de e-mail em todas as nossas páginas, inclusive no meio dos nossos posts do blog.

Usamos uma chamada para a ação. Isso para que o usuário se junte a mais de 150 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos por e-mail.

5. UTILIZE POP-UPS DE ENTRADA E SAÍDA

Os pop-ups são janelas que aparecem quando você entra ou sai do site.

Geralmente, possuem alguma informação extra, como: cadastre-se na nossa newsletter, informações de promoção, baixe um material exclusivo, entre outros.

Essa é uma boa forma de você capturar a atenção do usuário.

6. USE CALL TO ACTION NAS SUAS REDES SOCIAIS

Você também pode utilizar as redes sociais para potencializar as assinaturas na sua lista de e-mail.

Para fazer isso, você pode colocar CTA (Call to Action) em seus posts. Isso induz o usuário para tomar alguma ação dentro do seu site.

Nas publicações que fazemos no Facebook, sempre colocamos um CTA levando o nosso seguidor a baixar algum material gratuito.

Lembra daquelas páginas de captura que falamos no início?

Então, é esse link que colocamos para que os usuários possam acessar e deixar seus dados em troca do material.

Lembre-se que leads são oportunidades, pessoas que demonstraram espontaneamente interesse no seu negócio.

Por isso, crie uma estratégia de relacionamento e comece a nutrir seu potencial cliente com conteúdos que possam convertê-lo em vendas.

COMO CRIAR UMA LISTA DE EMAIL: O QUE FAZER DEPOIS?

Até aqui você conheceu os passos de como criar uma lista de email. Mas agora é hora de pensar em como manter esses contatos.

1. Pense no conteúdo para oferecer para esses usuários

O sucesso da sua lista depende disso. Muitas empresas, de diferentes segmentos, estão aderindo à criação de blogs para seus sites de produtos e serviços.

Por isso, separamos algumas ideias para atrair o seu prospect para o seu site: 7 formatos de conteúdo que você pode produzir no seu blog.

É muito importante manter a consistência desses conteúdos e dessa comunicação com o seu lead.

Se você não tem um blog, poderá usar as suas redes sociais para aplicar essas dicas.

2. Você pode usar uma ferramenta de automação

As ferramentas de automação, além de realizarem disparo de e-mails, contribuem em outros aspectos para quem quer aprender como criar uma lista de email. Elas possuem funcionalidades como:

  • Descobrir palavras-chaves para atrair o seu público e melhorar o SEO;
  • Analisar o comportamento da sua audiência ao abrir seu email e consumir seu conteúdo;
  • Criar suas páginas de captura.

Aqui na empresa atualmente usamos a Leadlovers para gerir nossa lista de emails. No mercado existem várias outras opções, como o MailChimp, por exemplo. Vale a pena avaliar cada ferramenta de acordo com uma necessidade.

Agora você já sabe como criar uma lista de email. Você utiliza mais alguma estratégia para captar leads para a sua lista de email? Conta pra gente aqui nos comentários.

Tags:
  • social sell
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