Como criar uma loja virtual no Facebook dentro da sua página

Facebook | 79 Comentários

Já comentamos sobre as 4 maiores vantagens de abrir uma loja virtual dentro do Facebook. Neste post, você vai aprender, passo a passo, como criar uma loja virtual no Facebook.

Com a loja virtual no Facebook, você pode mostrar os seus produtos para pessoas interessadas, já que os seguidores da sua página são clientes ou potenciais clientes do seu negócio.

Como criar uma loja virtual no Facebook

Passo 1. Acesse as configurações

Para começar, você deve acessar as configurações da sua página. Isso porque, somente lá, você vai conseguir acesso à opção de adicionar uma Guia da Loja Virtual.

Clique em Configurações e depois em Editar Página.

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Passo 2. Adicione uma Guia

Dentro do menu Editar Página, você vai rolar o mouse até o final da página no seu navegador. Você vai encontrar a opção de Adicionar uma Guia. Clique nela!

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Agora, procure entre as guias disponíveis a opção LojaClique em Adicionar Guia.

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Passo 3. Verifique a Guia

Ao finalizar o passo 2, você vai ser direcionado para página de Edição novamente.

Certifique-se que a opção de Loja está disponível entre as guias da sua página.

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Passo 4. Comece a sua loja!

Chegou a hora de configurar a sua loja!

Vá até a sua página e procure na lateral esquerda a opção Loja e clique nela.

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Passo 5. Aceite os termos do Facebook

O primeiro passo para configurar a sua loja é aceitar os Termos e a Política do Facebook para vendas na rede social.

Leia todos os termos e depois selecione a caixa Eu concordo com os Termos e Políticas do Vendedor. Clique em Continuar.

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Passo 6. Escolha o método de compra

Essa é uma etapa muito importante. Aqui, você vai escolher se deseja enviar as pessoas para finalizar a compra no seu site ou por mensagens no Facebook Messenger.

Lembre-se: se você não tem um e-commerce, escolha a opção Mensagem para comprar.

Se você tem um e-commerce e quer finalizar a venda por lá, escolha Finalizar a compra em outro site.

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Passo 7. Escolha a moeda

Escolha sempre a moeda do local onde você está.

Se você mora no Brasil, coloque Real brasileiro. Ou escolha a moeda da sua região.

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Passo 8. Dê vida à sua loja

Agora, você vai começar a adicionar os produtos dentro da sua loja!

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Primeiro, faça uma breve descrição sobre o seu negócio e o que você vai vender.

O Facebook disponibiliza até 200 caracteres para isso.

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Depois, em Adicionar Produtos, você vai incluir os produtos que deseja vender.

Você terá que adicionar um por um! Não é possível colocar vários produtos de uma vez só.

As informações que você deve cadastrar são:

  • Uma imagem;
  • Preço do produto;
  • Descrição do produto;
  • Adicionar se você tem o produto em estoque ou não.

Por fim, clique em Salvar.

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Passo 9. Produto em Avaliação

Depois de salvar, você vai receber uma mensagem do Facebook.

Toda vez que você adicionar um produto, ele será processado e analisado pela equipe do Facebook.

Por isso, cumpra sempre as políticas do Facebook para não ter um produto reprovado. Tudo bem?

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Passo 10. Loja Pronta!

Depois de adicionar seu primeiro produto, você já vai visualizar sua loja.

A partir daí, adicione mais produtos, faça um bom conteúdo para o seu público e boas vendas!

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Recursos disponíveis no Brasil

Aqui no Brasil, ainda temos algumas limitações na loja do Facebook. Por isso, listamos TUDO o que é possível fazer dentro da sua loja virtual:

Adicionar produtos: é possível adicionar produtos e informações sobre eles dentro da sua loja. Não é necessário que você já tenha um catálogo de produtos carregado em outro site e também não há limite de quantos produtos pode carregar.

Organização: você pode personalizar a maneira de apresentar a sua loja. Uma dica é dividir seus produtos por coleções para que os seus clientes encontrem o que desejam de maneira mais rápida.

Destaque: você pode optar por destacar vários produtos.

Relacionamento com o cliente: as pessoas interessadas nos seus produtos poderão entrar em contato com você de uma maneira rápida. Diretamente nas mensagens da sua página, elas podem tirar dúvidas ou fechar uma compra.

Dados e métricas: é possível ter os dados de quantas visualizações cada produto teve e também quantas mensagens você recebeu.

Como é feito o pagamento?

No Brasil, o pagamento ainda não está sendo realizado diretamente na página.

A venda pode ser fechada pelo Facebook Messenger, com você e o seu cliente conversando e escolhendo a melhor forma de pagamento. Ou você pode direcionar as pessoas para o seu e-commerce, onde o cliente pode fechar a venda.

Nessas duas modalidades de venda, o Facebook não recebe NENHUMA porcentagem sobre o valor da compra. O dinheiro da venda é 100% do seu negócio!

Regras de imagens e vídeos para lojas virtuais no Facebook

Há algumas regrinhas para quem deseja abrir uma loja virtual no Facebook. São requisitos e recomendações básicas do Facebook para imagens e descrições dos produtos.

REGRAS PARA IMAGENS

O Facebook determina como regra que cada produto precisa ter no mínimo uma imagem. Deve ser uma foto real do produto. Não é permitido o uso de ícones ou ilustrações do produto.

Isso para que as pessoas entendam qual é o seu produto e realmente se interessem por ele.

Já como recomendação, é interessante que você:

  • Use imagens que sejam fáceis de entender, que mostrem o produto por inteiro com FUNDO BRANCO. A imagem precisa estar em formato QUADRADO com resolução de 1024 x 1024 pixels ou mais.
  • Não use imagens que tenham textos, como chamadas ou códigos e conteúdos ofensivos (nudez, linguagem explícita ou violência).
  • Não use material promocional ou publicitário. Evite imagens com marca d’água e informações de tempo limitado.

REGRAS PARA DESCRIÇÕES

Nas descrições, o único requisito é que ela seja em rich text. Ou seja, feita em algum dos programas do pacote Office, como o Word. Descrições em texto HTML não serão aceitas pelo Facebook.

Como recomendação, as descrições devem ter apenas informações do produto. Faça textos fáceis de entender e destacar características exclusivas do produto.

Evite colocar nas descrições números de telefone ou endereços de e-mail. Também evite títulos longos, excesso de pontuação e o uso de todas as letras em maiúsculas ou todas minúsculas.

REGRAS PARA VARIANTES

As variantes são informações específicas dos produtos, como: cor ou tamanho.

A regra do Facebook é que cada produto deve ter no máximo quatro variantes. Para que a tela do seu cliente não seja preenchida de informações irrelevantes, lembre-se de colocar o que é extremamente necessário.

Como recomendação, o Facebook pede para que não sejam usadas abreviações. Por exemplo: use expressões como “TAMANHO PEQUENO” em vez de “TAMANHO P”.

A ideia é que as variantes estejam listadas todas em um único produto e não dividida em vários produtos. Por exemplo: se você tem uma mesma camisa no P, M e G, faça apenas um cadastro da camisa na loja virtual do Facebook e coloque essas opções disponíveis como variantes.

Agora, você já sabe criar a sua loja e todos os requisitos do Facebook para começar com o pé direito.

Gostou do post? Comente aqui: quais produtos você vai vender na sua loja virtual do Facebook?

Continue no blog

Ainda não criou a sua loja virtual no Facebook?

Descubra os 4 maiores motivos para você começar a criar ela AGORA:

4 VANTAGENS DE ABRIR SUA LOJA VIRTUAL NO FACEBOOK

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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79 Comentários

  1. Nossa, fiquei até de madrugada e não conseguia resolver o meu problema e hoje o seu post me ajudou. Obrigada, minha loja já está em analise no instagram. Eu errei na hora de enviar mensagem. Agora usei o link do whats app para finalização da compra…espero que aceitem.

  2. Na verdade, exatamente agora, minha página de vendas foi tirada do ar. E eu nem sei o porque!
    Fiz a contestação e estou aguardando a decisão deles. Mas, parece que eles não gostam muito de contestações. Quando contestamos, aí que eles tiram do ar mesmo.

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