Como fazer anúncios gráficos no Google Adwords

Google | 18 Comentários

Como fazer anúncios gráficos no Google Adwords

Espero não criar nenhuma desavença com os designers, mas hoje vou mostrar como criar anúncios gráficos no Google Adwords. Nem sempre uma empresa ou profissional liberal possui recursos para criar um anúncio gráfico para anunciar na rede de conteúdo do Google. Por isso, o próprio gerenciador de campanhas do Adwords oferece uma ferramenta para criar banners em Flash.

Com esta ferramenta, você não precisaria contratar os serviços de um designer, porém, lembre-se que por ser uma ferramenta gratuita, dependendo do nível de conhecimento e qualidade de trabalho do seu designer, certamente ela não chegará nem aos pés de um trabalho profissional.

Bem, agora que fiz as pazes com os designers, vamos colocar a mão na massa e criar um anúncio gráfico no Adwords.

Passo a Passo para a criação

Encontrar a ferramenta

Quem já usou o Adwords sabe que ele é meio bagunçado. Para começar, acesse sua conta no Adwords e vá até a aba “Campanhas”.

Clique na guia “Campanhas”, depois em “+ Campanha” e selecione a opção “Apenas na Rede de Display”:

blog_camilaporto_Google AdWords - 0

Então, você seleciona os seus “Objetivos de Marketing” ou “Nenhum Objetivo de Marketing”:

blog_camilaporto_Google AdWords - 01

Agora, você vai criar o seu “Grupo de Anúncios”:

blog_camilaporto_Google AdWords - 02

Em seguida, clique na aba “Anúncios” -> “+ Anúncio” -> “Anúncio Gráfico”.

blog_camilaporto_Google AdWords - 03

Ao clicar em “Anúncio Gráfico”, abrirá uma caixa como esta para você:

blog_camilaporto_Google AdWords - 04

Escolha o Template

Depois de abrir a página, uma série de opções de templates é exibida. O mais legal é que o Adwords oferece temas para você trabalhar com suas campanhas, as opções são: design modular, design translúcido, design visual, design elegante, design minimalista e material design.

blog_camilaporto_Google AdWords - 05

Montando o anúncio

Cada categoria apresenta variados modelos de template, sendo assim, escolha o que mais tem a ver com o seu anúncio para começar a personalizá-lo. Assim que escolher o modelo, clique sobre ele e comece a edição.

Basicamente, estas são as ferramentas necessárias para editar o anúncio:

blog_camilaporto_Google AdWords - 06

Agora ficou fácil, não é mesmo? Basta preencher as informações de acordo com o seu anúncio, personalizá-lo com o nome da sua empresa e definir o tamanho do anúncio para anunciar em espaços com tamanhos específicos.

Assim que preencher todas as informações, o banner estará pronto e no formato Flash com animações. Depois de preencher as informações, um exemplo de banner criado no Google Adwords seria assim:

blog_camilaporto_Google AdWords - 07

Atenção aos formatos

Se você optar por divulgar em vários formatos, teste seu anúncio em todos eles. No caso do exemplo acima, ele foi feito em 970×90 e ficou certo, mas veja quando ele é transformado em 468×60:

blog_camilaporto_Google AdWords - 08

Ou 336×280:

blog_camilaporto_Google AdWords - 09

Reparou como várias letras sumiram? Por isso, é muito importante testar o banner. Para facilitar a visualização, assim que você concluir o banner e clicar em “Próximo”, o Adwords abre uma página com todos os formatos disponíveis. Agora, basta escolher quais formatos você pretende usar e clicar em “Salvar Anúncio”.

Depois de construir o anúncio, proceda como de costume, ou seja, estabeleça todos os critérios necessários para ativá-lo na rede de display, como: público, área, palavras-chave, orçamento, horário e o que mais for conveniente para o seu negócio.

Como criar anúncios gráficos de tamanhos diferentes

Aprenda em um vídeo tutorial do Google Adwords, como criar anúncios gráficos em diferentes tamanhos 😉

Simples

O Adwords parece complicado, mas não é, pois oferece muitos tutoriais para que seus usuários aproveitem suas ferramentas da melhor forma possível. Com um pouco de prática e atenção, sem dúvida qualquer pessoa pode fazer um anúncio no Adwords e obter bons resultados.

Para finalizar, gostaria de reiterar que esta ferramenta de anúncios gráficos pode ser um quebra-galho para sua empresa, mas um profissional da área certamente fará algo personalizado e mais atrativo para seu site. Porém, termino por aqui com a famosa frase: “quem não tem cão, caça com gato”.

Até a próxima!

QUER MAIS?

O Google Adwords, assim como o Facebook, é uma das opções para quem quer a sua empresa presente na Internet.

Se você quer ter mais SUCESSO com as suas campanhas nas mídias sociais, assista às PortoClasses 🙂
São aulas AO VIVO que dou todas as quartas-feiras, às 20h de Brasília, na minha página do Facebook.

No link abaixo, você acessa todas as aulas EDITADAS para você. Corre já:

 

Tags:
  • adwords
  • anunciar no google
  • anuncio google gratis
  • anuncio grafico
  • cta portoclass
  • rede de conteudo google
  • rede de display
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

18 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.