Como fazer live no Instagram: guia completo de 5 passos

Instagram | 16 Comentários

Os vídeos ao vivo chegaram no Instagram. E você já sabe como fazer live no Instagram? Confira este guia completo de 5 passos agora!

Os vídeos ao vivo estão virando mania entre as pessoas. É só acontecer algo interessante que já queremos mostrar para os amigos. O mais legal é que além do Facebook, o recurso também existe no Instagram. Você já sabe como fazer live no Instagram?

Hoje vamos ensinar o passo a passo para você fazer a sua primeira live na rede social que mais cresce no mundo. Já são mais de 600 milhões de pessoas que usam o Instagram todo mês.

Além disso, os números da rede social para os negócios são ainda melhores:

  • 70% dos usuários segue uma empresa no Instagram;
  • 60% das pessoas descobrem produtos e serviços para comprar dentro Instagram;
  • 75% das pessoas realizam alguma ação depois de se inspirar em uma publicação do Instagram.

Por isso, o Facebook está investindo pesado em novos recursos e atualizações para a rede social. E é muito importante que seu negócio aproveite toda a fama do Instagram para conquistar novos seguidores e, principalmente, gerar vendas.

Usar o recurso de transmissões ao vivo pode ajudar você a divulgar seus produtos e serviços. Assim, você irá gerar valor para seus clientes e ainda se destacar da concorrência.

Ao fazer uma live, você pode interagir com seu público em tempo real. Uma ideia bacana, é fazer o pré-lançamento de um produto por lá.

Assim, será possível levantar opiniões, enquanto as pessoas estão assistindo, e ter ideias de melhorias para a versão final.

Veja como é simples o processo da transmissão ao vivo.

COMO FAZER LIVE NO INSTAGRAM PELO CELULAR

Passo 1: Acesse seu perfil no Instagram

O primeiro passo para você começar sua transmissão ao vivo é acessar a sua conta. Depois, você deve clicar no ícone em formato de câmera que está acima da sua história

Passo 2: Configure as informações e formato da sua live

Depois de clicar na câmera, você será direcionado para a configuração da sua transmissão. Nessa página, é possível dar um título para o seu vídeo ao vivo. E também dá para ajustar se prefere usar a câmera frontal ou traseira, no caso de usar seu celular. Após isso, é só clicar em Iniciar Vídeo Ao Vivo.

Passo 3: Verifique a sua conexão

Caso a sua internet esteja um pouco lenta, o Instagram irá verificar a conexão por alguns minutos. É só você aguardar que logo o vídeo vai começar.

Passo 4: Gravando o vídeo ao vivo

Agora, você já está ao vivo! O número de pessoas que estão assistindo o seu vídeo irá aparecer na parte superior da tela. Os comentários dos seus seguidores na parte inferior da tela.

Você também pode comentar e deixar um comentário fixo. Para fixar, você deve publicar o conteúdo, tocar nele e segurar por alguns segundos.

Dica: Caso você não queira que as pessoas comentem durante a sua transmissão, poderá desativar os comentários clicando no ícone com três pontinhos que está no canto da tela.

Passo 5: Encerre a transmissão

Para encerrar a transmissão, clique em encerrar no canto superior esquerdo da tela. Então, o Instagram irá encerrar a transmissão e mostrar o número de pessoas participantes. Depois é só clicar em Concluir.

COMO FAZER LIVE NO INSTAGRAM PELO PC

Infelizmente o recurso ainda não está disponível para a versão web para todos os usuários. O porta-voz do Facebook anunciou que a funcionalidade está em fase de teste. Por isso, ela foi liberada apenas para alguns usuários.

O anúncio foi feito em abril desse ano, motivado pelo boom das lives por conta da quarentena durante a pandemia do coronavirus. É possível que tenhamos essa nova opção para transmissões ao vivo em breve.

COMO FAZER LIVE NO INSTAGRAM COM 2 PESSOAS

O Instagram permite que você divida a live com uma pessoa. Ou seja, você pode convidar uma pessoa para falar junto com você durante a transmissão.

Após o convite, a tela ficará dividida ao meio, permitindo que os dois participantes apareçam. Esse recurso tem o objetivo de aumentar a interatividade das lives.

Além disso, a rede social divulga a transmissão no perfil dos dois participantes. A live aparece nos primeiros lugares dos ícones de Stories. Isso pode garantir mais espectadores em sua transmissão ao vivo.

Para convidar um amigo para sua live, ou até mesmo um espectador, siga os passos:

Passo 1: Clique no ícone com dois rostos que aparece no menu inferior da sua transmissão.

Passo 2: Selecione o convidado para a live em sua lista de usuários.

Atenção! Só podemos convidar para participar da live quem já está assistindo ao vivo.

SALVE SUAS LIVES NO INSTAGRAM

Agora, é possível salvar a sua live depois que ela encerrar. O Instagram criou esse recurso para quem deseja assistir a transmissão novamente. Com ele, você pode lembrar e compartilhar os momentos que mais curtiu durante a transmissão.

Para salvar, é só tocar em Salvar no canto superior direito da tela, logo que encerrar a sua transmissão.

Um detalhe: ao salvar o seu vídeo, os comentários e curtidas não serão salvos.

CURIOSIDADES SOBRE UMA TRANSMISSÃO AO VIVO NO INSTAGRAM

Talvez você não saiba, mas as transmissões ao vivo no Instagram possuem algumas curiosidades:

  • Quando você acessa para assistir um vídeo ao vivo, a pessoa que está compartilhando e todas as pessoas que estão assistindo a live poderão ver que você entrou;
  • Você pode criar listas de palavras-chave específicas para serem bloqueadas, caso alguém comente elas no seu Instagram. Essa lista também vale para os vídeos ao vivo.

As lives já estão presentes na maioria das redes sociais: Facebook, Twitter e YouTube.  No Instagram não seria diferente.

Já falamos por aqui da importância dos vídeos e porque eles são uma boa opção para quem quer gerar resultados em seu negócio. Também já deixamos seis ideias simples de como usar as lives para aumentar suas vendas. Vale a pena relembrar!

Você alguma vez já transmitiu uma live em alguma rede social? Conte aqui nos comentários como foi sua experiência.

Tags:
  • social sell
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

16 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.