Como mensurar a relevância das palavras-chave com o Google Insights

Google | 4 Comentários

Conhecer a relevância de palavras-chave é fundamental para qualquer profissional que trabalhe com internet. Seja você um profissional de SEO, varejista on-line, redator, blogueiro profissional ou amador, conhecer a relevância das palavras é fundamental para o sucesso da sua empresa na web.

O Google, como todos sabem, é o buscador mais popular do Brasil. Todos os dias milhões de pessoas realizam buscas no site, o que acaba alimentando uma base de dados de respeito. E é através da base de dados de pesquisas feitas no Google que a ferramenta “Google Insights para Pesquisa” funciona.

Com ela, é possível saber quando determinado termo é mais procurado e entender quando investir em palavras-chaves no período ideal.

Encontre as melhores palavras-chave

Passo 1. Acesse o “Google Insights para Pesquisa“.

Passo 2. Em “Termos de pesquisa”, insira as palavras que você deseja conhecer o desempenho de busca ou faça comparações.

Termos da pesquisa (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 3. Para delimitar o período da busca, o local e as categorias, aplique os filtros de conteúdo na área “Filtro”. Há quatro opções.
Delimitar os filtros de conteúdo (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 4. Clique em “Pesquisar” para iniciar a comparação entre as palavras-chave.

Passo 5. Assim que a pesquisa for concluída, o “Google Insights para Pesquisa” fornecerá três áreas com informações sobre os termos pesquisados. A primeira é o “Interesse com o passar do tempo”, por onde é possível visualizar o desempenho de cada palavra de acordo o tempo delimitado por você.

Desempenho com o passar do tempo (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 6. Mais abaixo, há os dados de “Interesse regional”, por onde é possível acompanhar o desempenho de cada palavra-chave de acordo com o estado do país. Aqui, as informações são obtidas por meio do IP dos usuários Google.

Interesse pela palavra de acordo com a região (Foto: Reprodução/Camila Porto)
Passo 7. Em “Termos de pesquisa”, o Google oferece uma lista com mais 10 palavras-chave semelhantes às que foram pesquisadas. À partir destes dados, é possível criar uma base de termos chave para usar em campanhas online, textos, descrições de produtos e no Adwords, por exemplo.
Termos de pesquisa semelhantes (Foto: Reprodução/Camila Porto)
Passo 8. Para conhecer o desempenho das outras palavras em cada um dos quadros, clique na seta ao lado da palavra e conheça os resultados dos outros termos.
Desempenho de outras palavras (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 9. Se você desejar inserir os dados da sua pesquisa em algum site, basta clicar em “Incorporar este gráfico”, copiar e colar o código fornecido pelo Google.

Incorporar o gráfico em outro site (Foto: Reprodução/Camila Porto)

Passo 10. Caso você precise realizar o download dos dados para usar em uma apresentação ou enviar por email, vá até o topo da página e clique em “Fazer download como CSV” para exportá-los para Excel ou Google Docs.

Fonte: TechTudo

PS. Publicado por mim no TechTudo.

VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.