Documentários Netflix: 5 produções inspiradoras sobre Empreendedorismo

Empreendedorismo | 2 Comentários

Você já pensou em empreender? Confira 5 documentários Netflix de diferentes segmentos que vão inspirar você a abrir o seu negócio

Quem é empreendedor sabe que, no fundo, a mente está sempre trabalhando em seu negócio. No fim de semana não é diferente. Por isso, separamos uma série de documentários Netflix que você precisa assistir.

Tem algumas frases motivacionais que nos marcam. Uma delas é que a vida é muito curta para aprendermos apenas com os nossos erros. No mundo dos negócios, essa frase faz ainda mais sentido.

Pensando nessa frase, separamos uma série com 5 documentários Netflix que podem inspirar você a melhorar o seu negócio.

Antes de revelarmos a lista, vale lembrar que os documentários são histórias reais. Apesar de serem produções artísticas como um filme, se caracterizam principalmente por explorar a realidade.

Isso não significa que a história será contada exatamente como aconteceu. Porém, vai representar a realidade, ainda que de forma parcial.

Documentários Netflix Empreendedorismo: 5 produções que você não pode deixar de assistir

1 – Brinquedos que Marcam Época – Em inglês, The Toys That Made Us

Nesta série, queremos destacar o episódio 2 da primeira temporada que conta a história da boneca Barbie.

Você já parou para pensar há quantos anos a Barbie está no mercado? E como ela ainda faz sucesso entre as crianças?

Pois é, a Barbie veio para revolucionar o mercado de bonecas. Criação dos Estados Unidos em 1959, a venda da boneca Barbie representou 80% do faturamento da Mattel até 2007.

O fato da Barbie estar no topo de vendas 50 anos após a sua criação merece a primeira colocação nos indicados de melhores documentários Netflix.

Vale a pena observar como a marca acompanhou a evolução do mercado. Apesar de focar no público infantil, a fundadora deu atenção também a quem iria comprá-las, ou seja, as mães. Era importante considerar o que elas estavam pensando.

Criada em uma época cheia de limitações para as mulheres, esse episódio é cheio de quebra de paradigmas. Já imaginou fabricar bonecas, adultas, que representassem mulheres em profissões até então ocupadas somente por homens?

Até hoje, a Barbie é a boneca mais vendida do mundo.

2 – Indústria Americana – Em inglês, American Factory

A produção documental conta a história de uma indústria chinesa que se instalou nos Estados Unidos em 2015.

O grupo Fuyao se instalou em Ohio, ocupando uma antiga fábrica da General Motors (GM) que havia fechado. A cidade estava tomada pelo desemprego, pois muitos moradores trabalhavam na unidade falida da GM.

A vinda de uma empresa chinesa trazia oportunidades e esperança. Porém não foi nada fácil como o esperado.

Sem querer dar “spoiler”, essa é uma série interessante para quem gosta de trabalhar com cultura organizacional.

O foco aqui é no choque cultural que os chineses enfrentaram contratando mão-de-obra americana e como isso impactou nos resultados da organização.

Choque cultural não é exclusivo apenas dos relacionamentos humanos. Muitas empresas encontram dificuldades de inserir um novo produto ou serviços em outras localidades.

Isso se deve ao fato de não tomarem consciência antecipadamente das particularidades culturais do novo mercado a ser explorado.

3 – Comida de Rua América Latina – Em inglês, Street Food Latin America

Street food é uma série documental que, como o nome diz, fala sobre comidas de rua. São pequenos empresários que dão vida e sabor ao mercado gastronômico nas ruas de grandes cidades da América Latina.

A série documental mostra um pouco dos melhores e mais famosos pontos para se comer bem e barato em nosso continente. E quando eu falo em mais famosos não é exagero, tanto que foram parar na Netflix.

Alguns dos cozinheiros de rua já foram reconhecidos por chefes renomados e até viraram matérias em jornais e revistas.

Ao longo dos episódios, os pequenos empresários contam como surgiu a ideia da sua empresa e como enfrentaram as dificuldades iniciais.

Esse para nós é o melhor documentário do ramo gastronômico acessível. Ele prova que quando um produto preza pela qualidade, não é necessário ter o glamour de um bistrô para ter fama.

Esse é um documentário Netflix que nos enche de esperança ao mostrar quão forte você consegue ser, além de você poder fazer o que gosta.

4 – Mesa de Chef – Em inglês, Chef’s Table

Já que o assunto é gastronomia, aqui temos outro dos documentários Netflix que nos deixam com água na boca.

A produção inclusive foi indicada ao Prêmio Emmy. Aqui os chef’s mais renomados do nosso planeta abrem as portas de seus empreendimentos e tem muito a ensinar.

A série documental foca em como é possível reinventar algo que é tradicional, como mostrar outras formas de servir pratos bem conhecidos.

Criatividade é a palavra chave do sistema produtivo desses restaurantes. Nada de receitas prontas, o foco é mostrar que, se você quer ser excelente no que faz, você tem que ter conhecimento.

Mesmo com a fama já alcançada por esses profissionais, eles estão sempre estudando como melhorar seus produtos, um aprendizado importante sobre melhoria contínua de produtos e serviços.

É possível entender como muitas vezes, o trabalho necessita muito da superação pessoal de quem está a sua frente.

5 – Abstrato: A Arte do Design – Em inglês, Abstract: The Art of Design

E por fim, mais um dos documentários Netflix que ensinam muito. Apesar de falar sobre arte e design, ela aborda a influência dos designers mais inovadores em diversos mercados.

São duas temporadas. Cada temporada focada em um artista. Cada artista atuando em um mercado distinto.

Antes mesmo de tocarmos um produto com as mãos, nós os tocamos com os olhos. É aí que entra a principal função do design.

Os episódios nos levam a vários insights sobre layouts, organização e apresentação de um produto ou espaço, por exemplo.

A influência do design em nossa vida é inegável. Pode parecer despercebida. Mas ela está em tudo: na fachada do seu negócio, no tênis que você usa, na mesa em que você come.

Por se tratar de diversas áreas, vamos te dar uma dica aqui: não há a necessidade de assisti-lo na ordem dos capítulos. Você pode ir diretamente ao episódio que atende melhor o seu mercado.

O foco aqui é repensar na apresentação do seu produto, independente de que tipo for. Qual a experiência o seu cliente tem ao comprar com você.

Filmes para todos os gostos

Você é do tipo que não gosta de documentários e prefere filmes ou frases motivacionais? Sem problemas. Escrevemos sobre filmes que empreendedores deve assistir.

Essa é nossa lista com os melhores filmes para se inspirar. Alguns deles são baseados em histórias reais também.

Seja por um documentário Netflix ou por um filme de empreendedorismo, sempre podemos aprender algo, incluindo os momentos de lazer e distração.

Da lista que apresentamos já assistiu algum? Conte para nós aqui nos comentários qual o seu documentário Netflix preferido.

Tags:
  • social sell
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

2 Comentários

    1. Oi André. Se você tem um ativo que pode gerar receita a mais no seu negócio, você aproveitaria? Este é o caso do nosso blog, uma outra fonte de receita. Algo que os empreendedores sempre devem se preocupar: múltiplas fontes de receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.