E-mail Marketing: O Que é e Como Funciona Um Autoresponder?

Email Marketing | 10 Comentários

O E-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso da sua estratégia de marketing digital, sendo indispensável para atingir uma grande parte do público, criar e cultivar relacionamento com os seus clientes e complementar campanhas iniciadas em outras plataformas.

Quem pretende utilizar o e-mail marketing para alavancar o seu negócio precisa entender um pouco mais sobre uma de suas principais ferramentas, o autoresponder e saber como usá-la para disparar campanhas e atingir seus objetivos.

O que é o Autoresponder?

Como o nome sugere, essa é uma ferramenta que tem como função disparar emails de forma automática para a sua lista. Com isso, você consegue automatizar o envio de campanhas de email para a sua base de contatos. O recurso é amplamente utilizado para criar e fortalecer o relacionamento de sua empresa com seus futuros clientes, impedindo que você “os perca” no caminho até a conversão.

Por exemplo, muitos clientes em potencial entram em seu site e não compram nada, mas isso não significa que nunca irão. Mas, para que isso aconteça, você precisa construir uma base, ou lista como é chamado. Ao capturar o email desses visitantes e com o e-mail marketing, você pode manter contato com eles até que estejam prontos para adquirir o seu produto ou serviço. Essa “nutrição” é feita a partir de um autoresponder, que envia emails automaticamente para cada novo contato.

Campanha de broadcast ou autoresponder

Uma ferramenta de email marketing pode ser utilizada tanto para o envio de um e-mail para toda base de contatos (chamado de broadcast), que pode ser segmentada por você, quanto para enviar uma sequência pré-determinada de e-mails para uma pessoa (autoresponder). Essa segunda opção pode ser ajustada para acontecer após a realização de um evento específico, por exemplo, ao fazer o download de um conteúdo.

Ao cadastrar o email, seu cliente estará empolgado com seu conteúdo, por isso, é importante enviar material para ele com uma frequência alta, um intervalo de um ou dois dias apenas. Após o terceiro e-mail, essa intensidade deve ser diminuída gradativamente para que você não comece a incomodar o usuário com tantas mensagens e levá-lo a descadastrar-se da sua lista de e-mail, ou até pior, marcá-lo como spam.

E-mail Marketing não é Spam

Antes de começar a sua campanha de email marketing, é importante que você sempre tenha clara em sua mente a diferença entre email marketing e spam. A pior coisa que pode acontecer é enviar um email a alguém que não se cadastrou e não está interessado no que você tem a dizer. Além de não ter resultado, quem receber a mensagem pode marcá-lo como spam, fazendo com que você seja jogado em uma blacklist. Caso isso aconteça, seus emails não irão chegar para os seus clientes, acabando com qualquer estratégia baseada na ferramenta.

Quais as opções de Autoresponder no mercado?

Hoje existem dezenas de empresas que oferecem esse tipo de serviço. Algumas das mais conhecidas são as internacionais Infusion, MailChimp, Aweber, GetResponse, Ontraport. Todas elas são ótimas, mas são estrangeiras e o pagamento é em dólar.

No Brasil existem várias opções também como RDStation, E-goi, KlickMail e LeadLovers. Hoje eu utilizo a RDStation e a LeadLovers. Se você me perguntar qual eu recomendo, eu recomendo todas as que falei aqui. Depende da sua demanda. Mas, se você está começando recomendo que olhe com carinho para o LeadLovers. Além dos recursos bem focados em quem está começando, o custo-benefício é bem interessante.

LeadLovers

Já venho acompanhando a evolução do LeadLovers desde o surgimento da plataforma, em 2015. De lá para cá, tenho visto cada vez mais empreendedores usando ele como porta de entrada no mundo do marketing digital. Por ser uma solução que conheço bem, desde os recursos até seus fundadores, é uma das que avalio hoje como as de maior custo benefício para quem está começando.

Além de contemplar vários recursos fundamentais para qualquer negócio como:

  • Segmentação e automação de funis de relacionamento;
  • Modelos de funis;
  • Lead Score (que classifica o quão quente é um lead);
  • Criação de páginas de captura;
  • Painéis simples de entender;
  • E, para mim o mais importante: suporte em português e rápido.

Saiba mais sobre o LeadLovers

Para ajudar a entender como uma ferramenta de autoresponder funciona e qual sua relevância para os negócios, bati um papo com o Diego Carmona, CEO do LeadLovers. Nesse papo, respondemos muitas dúvidas e trouxemos alguns insights sobre como usar essa poderosa ferramenta ao seu favor.

Confira nosso papo:

Qual a melhor solução?

Muitas pessoas me fazem essa pergunta: “Camila, qual ferramenta eu escolho?”. Eu brinco que escolher uma ferramenta de autoresponder é como escolher um carro. Você precisa avaliar o que realmente precisa naquele momento e se o investimento vale a pena.

Imagine que você esteja na faculdade. Nesta fase da vida a grana é curta e você precisa, basicamente, se locomover. Sendo assim, qualquer carro que caiba no seu bolso já é um bom negócio. Quando você já tem uma carreira mais sólida, já pode e precisa investir em algo mais robusto. Afinal, tem que levar os filhos e precisa de mais “potência”, por exemplo.

Ferramentas de autoresponder são a mesma coisa. Avalie qual seu momento, se você precisa simplesmente entrar em campo e começar a construir sua estratégia online. Se já tem algo rodando e mais caixa para bancar uma solução mais robusta e assim por diante.

Seja qual for sua escolha, espero que este post tenha te ajudado a entender a necessidade de se investir nisso.

Um abraço cta_cp_leadlovers_1140x400_01

Tags:
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