Email Marketing: O que é e 4 ferramentas para começar já

Email Marketing | 10 Comentários

Muitos ainda acham que o futuro do marketing digital está nas redes sociais e que o email marketing está "morto". Será? Confira 4 ferramentas

O email marketing ainda é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso da sua estratégia de marketing digital. Ele é indispensável para atingir uma grande parte do público, criar e manter relacionamento com os seus clientes. Além de complementar campanhas iniciadas em outras plataformas.

Caso você ainda ache que o email marketing pode ter morrido, temos alguns dados interessantes que podem comprovar o contrário. De uma pesquisa realizada pela Rock Content sobre tendências do email marketing com quase 700 entrevistados, selecionamos algumas informações relevantes:

  • 95,9% dos entrevistados conferem sua caixa de entrada do email diariamente;
  • 78,4 % deles gostam de receber newsletter das empresas que acompanham;
  • 76,8% já fizeram uma compra a partir do recebimento de um newsletter.

O QUE É EMAIL MARKETING?

Basicamente email marketing é o envio de mensagens para seus contatos ou seus clientes, também conhecidos como leads. Ele pode ser desenvolvido em HTML ou em texto mesmo. Geralmente suas mensagens são enviadas de ferramentas de disparos de email específicas para esse tipo de ação.

EMAIL MARKETING NÃO É SPAM

Antes de começar a sua campanha de email marketing, é importante que você sempre tenha clara em sua mente a diferença entre email marketing e spam. A pior coisa que pode acontecer é enviar um email a alguém que não se cadastrou e não está interessado no que você tem a dizer.

Além de não ter resultado, quem receber sua mensagem pode marcá-lo como spam, fazendo com que você seja punido. Caso isso aconteça, seus emails não irão chegar para os seus clientes, acabando com qualquer estratégia de inbound marketing.

TIPOS DE MAIL MARKETING

Há diversos tipos de email marketing que você pode utilizar no seu negócio. Os mais comuns são:

1. NEWSLETTER

É o tipo de email marketing mais enviado e consequentemente o mais conhecido pelos clientes de uma empresa. Além disso, o formato é de uma mensagem muito simples, já que nelas os remetentes informam as novidades e lançamentos dos seus negócios.

Basicamente é um email com o objetivo de levar informação a quem se cadastrou no seu site ou página de captura. Serve para manter um relacionamento regular com sua base de contatos.

2. EMAIL PROMOCIONAL

É uma forma de email marketing mais objetiva e rápida, por isso o apelo visual para chamar a atenção do seu produto ou serviço pode ser o diferencial. Serve para oferecer uma oferta do seu negócio.

3. ATUALIZAÇÕES DO BLOG OU REDES SOCIAIS

Se você está na nossa lista de contatos, com certeza já deve ter recebido esse tipo de email marketing. Como o próprio nome já diz, serve para atualizar seu cliente e seguidores com os novos ou principais artigos e postagens do seu blog ou redes sociais.

4. NUTRIÇÃO DE LEADS

Aqui entram as ferramentas de email marketing e a importância de ter uma estratégia para construir uma campanha de envio. A nutrição de leads (contatos) consiste em enviar conteúdos segmentados e que sejam relevantes de acordo com o comportamento do seu público alvo em seu site.

Para conhecer outros tipos de email marketing que você pode usar no seu negócio, o blog da Klickpages fez uma lista completa com exemplos. Para acessar, clique aqui.

FERRAMENTAS DE EMAIL MARKETING

São ferramentas que tem como função disparar emails marketing de forma automática para a sua lista de contatos. Com isso, você consegue automatizar nas suas campanhas o envio de email para a sua base de leads.

O recurso é amplamente utilizado para criar e fortalecer o relacionamento de sua empresa com seus futuros clientes, impedindo que você se distancie deles no caminho até a conversão.

Por exemplo, muitos clientes em potencial entram em seu site e acabam não comprando nada, só que isso não significa que nunca irão comprar. Mas, para que isso aconteça, você precisa construir uma base, ou lista como é chamado.

Saiba mais: Facebook Business: entenda o que é e como usar para o seu negócio

Ao capturar os emails desses visitantes e com uma estratégia de e-mail marketing, você poderá manter contato com eles até que estejam prontos para adquirir o seu produto ou serviço. Essa “nutrição” é feita a partir de uma ferramenta de email marketing, que envia emails automaticamente para cada novo contato.

Quem pretende utilizar o email marketing para alavancar o seu negócio precisa entender um pouco mais sobre uma de suas principais ferramentas e saber como usá-la para disparar campanhas e atingir seus objetivos.

Hoje existem dezenas de empresas que oferecem esse tipo de serviço, tanto nacionais quanto internacionais. Separamos algumas delas, que em algum ponto da jornada da empresa já usamos, para facilitar o seu trabalho:

1. LEADLOVERS

É a ferramenta de email marketing que utilizamos atualmente. Mas já acompanhamos a evolução do LeadLovers desde o surgimento da plataforma, em 2015. De lá para cá, temos visto cada vez mais empreendedores utilizando essa ferramenta como porta de entrada no mundo do marketing digital.

Por ser uma solução que conhecemos bem, desde os recursos até seus fundadores, é uma das que avaliamos hoje como a de maior custo benefício para quem está começando.

Além de contemplar vários recursos fundamentais para qualquer negócio como:

  • Segmentação e automação de funis de relacionamento;
  • Modelos de funis;
  • Lead Score (que classifica o quão quente é um lead);
  • Criação de páginas de captura;
  • Painéis simples de entender;
  • E o mais importante: suporte em português e rápido.

Se você, empreendedor, está começando no mundo do email marketing recomendamos que olhe com carinho para o LeadLovers. Além dos recursos bem focados em quem está começando, o custo-benefício é bem interessante.

Conheça mais sobre a LeadLovers clicando aqui.

2. E-GOI

Foi a ferramenta de disparo de email que utilizamos aqui na empresa quando estávamos começando. Lógico que muita coisa mudou de lá para cá, mas se você está começando e tem pouca verba para investir, o E-Goi pode ser uma ótima escolha.

A plataforma possui vários recursos interessantes, dentre eles:

  • Email marketing e automações;
  • Envio de SMS marketing;
  • Tracking de ecommerce;
  • Landing Pages;
  • Integração com redes sociais.

O E-Goi ainda possui o plano Social One, que inclui email, webpush, landing pages, criação e agendamento de posts nas redes sociais, tudo gratuito. Ótimo para quem está começando e quer testar.

Para saber mais sobre o E-Goi, clique aqui.

3. SENDPULSE

A SendPulse é uma ótima ferramenta de email marketing. Pelo que já pesquisamos e testamos no mercado, ela é mais uma que tem um dos melhores custo benefício e os recursos necessários para qualquer negócio:

  • Automações;
  • Segmentação de leads por clique;
  • Integração com SMS;
  • ChatBots para Facebook e Telegram;
  • Push Notification.

É uma ótima plataforma. Além disso, possui um plano gratuito com todas as funcionalidades e até 500 leads grátis. Sem falar que é uma plataforma toda em português.

Se você quer testar a SendPulse, clique aqui.

4. RD STATION

Uma das mais conhecidas ferramentas de email marketing do Brasil, por isso não poderia ficar de fora dessa lista. Afinal, fomos clientes por alguns anos. Além de conhecida, a RD Station é uma das mais completas do mercado.

Eles possuem muitos recursos, entre eles estão:

  • Email marketing (com diversos modelos);
  • Páginas de captura (landing pages);
  • Automação de marketing básica (sequência de emails);
  • Gestão de contatos;
  • Integrações com diversas ferramentas;
  • Análises básicas do funil de Marketing e Vendas.

Com certeza, indicamos a RD Station pelos seus recursos, porém apenas para quem já tem prática com email marketing. Se você está começando, é possível que pague pela grande maioria de recursos que não vá utilizar.

Clique aqui para conhecer a RD Station.

QUAL FERRAMENTA DE EMAIL MARKETING ESCOLHER?

Escolher uma ferramenta para fazer o seu email marketing é como escolher um carro: você precisa avaliar o que realmente precisa naquele momento e se o investimento vale a pena.

Imagine que esteja na faculdade. Nesta fase da vida a grana é curta e você precisa, basicamente, se locomover. Sendo assim, qualquer carro que caiba no seu bolso já é um bom negócio.

Quando você já tem uma carreira mais sólida, já pode investir em algo mais robusto. Afinal, tem que levar os filhos e precisa de mais “potência”, por exemplo.

Ferramentas de email marketing são a mesma coisa.

Avalie qual o seu momento, se você precisa simplesmente entrar em campo e começar a construir sua estratégia online ou se já tem algo rodando e mais caixa para bancar uma solução mais robusta.

Saiba Mais: Livro Guia definitivo de email marketing: aumente sua lista de emails, quebre as regras e venda mais

Seja qual for sua escolha, espero que este post tenha te ajudado a entender a necessidade de se investir em seu mailing.

Agora conta nos comentários se você já conhece essas ferramentas e se começou a fazer email marketing na sua empresa?

Tags:
  • autoresponder
  • email marketing
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