6 passos para começar a construir uma lista de e-mail de sucesso

Postado em Email Marketing Nenhum comentário

Muitos empreendedores sofrem para construir o maior ativo do seu negócio: a lista de e-mail. Isso porque, entre as maiores dificuldades que escutamos no dia a dia estão: “como eu construo a minha lista do zero?” e “como eu posso aumentar o número de inscritos?”.

Se você está considerando montar a sua lista de e-mail, já sabe os benefícios de manter um relacionamento com a sua base de clientes e leads. E, se você ainda não descobriu o por quê não está conseguindo transformar visitantes do seu site em assinantes, talvez você ainda não tenha identificado alguma falha no processo.

Porém, existem vários empreendedores que ainda não identificaram a importância de construir uma lista de e-mail e como ela pode impactar positivamente o seu negócio. Por isso, neste post vamos te mostrar os passos para compreender e construir uma lista de e-mail de sucesso.

A importância de possuir uma lista de e-mail

Ao contrário do que muitas pessoas acham, o e-mail marketing não morreu. Várias empresas conhecem a eficácia de utilizar essa estratégia e sabem o poder que ela possui sobre as vendas.

Segundo dados levantados pela Rock Content em Agosto de 2017, 72% dos consumidores escolhem o e-mail como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. Levando isso em consideração, as estatísticas apontam que 57% das empresas brasileiras investem em Email Marketing. Isso porque, ela possibilita desenvolver e nutrir o relacionamento com os clientes.

Bom, já deu para perceber que o investimento em e-mail marketing não está morrendo e sim, ganhando espaço e relevância para qualquer negócio, seja ele grande, médio ou pequeno.

Aqui na empresa, nós prezamos muito pela nossa lista de e-mail. Por isso, aplicamos a estratégia de funil de conteúdo para Atrair, Engajar e Converter nossos contatos, assim como ensinamos no Treinamento Facebook Essencial.

Com o tempo, desenvolvemos e testamos formas de capturar assinantes. Hoje, já possuímos mais de 150 mil contatos em nossa base. Vale lembrar que a principal dica que você deve levar durante a construção da sua lista é: NÃO VAI SER FÁCIL.

Não recorra a listas de e-mails compradas, isso só vai prejudicar a sua reputação com os provedores de e-mail. Além disso, você estará fazendo spam, já que essas pessoas não pediram para receber seus emails.

Criar sua lista de e-mail demanda planejamento e é isso que irá torná-la sólida, confiável e eficiente.

Por onde começar

Até aqui, acredito que você já tenha se convencido que ter a sua própria lista de e-mail, vai trazer bons frutos para o seu negócio. Agora, vamos te falar como começar a construir a sua lista.

Primeiramente, você precisa entender que a sua lista de e-mail pode ser dividida em 2 tipos:

  • Lista de clientes: Nessa lista concentram-se todas as pessoas que já adquiriram algum produto ou serviço seu. Essa lista é de suma importância, visto que, essas pessoas já te conhecem, conhecem seu produto e já deram um voto de confiança para a sua empresa.
  • Lista de leads: Os leads são os seus potenciais clientes. Aquelas pessoas que já demonstraram algum interesse sobre o seu produto ou serviço. Esses pessoas são aquelas que se cadastraram na sua newsletter ou baixaram seus materiais, mas ainda não compraram o seu produto.

Para construir a sua lista de clientes, você pode usar algum sistema de cadastro, CRM (Customer Relationship Management) ou até mesmo uma planilha no excel. Assim, você tem controle sobre os dados dados e fornecer informações exclusivas por e-mail.

Lembre-se que a lista de clientes possui extrema importância para você. Afinal, fidelizar os seus clientes é uma ótima forma de potencializar o negócio, não é mesmo?

Agora, construir uma lista de leads pode te dar um pouco mais de trabalho. Você vai precisar atrair pessoas para a sua base. Agora, vamos te mostrar alguns passos de como começar a sua construção.

6 passos para construir uma lista de e-mail do zero

1. Não pegue atalhos

Mais uma vez reforçamos que ir pelo caminho mais fácil não é a melhor forma de construir uma lista de e-mail consistente.

Adquirir e comprar listas de terceiros pode trazer vários problemas. Além disso, você vai perder seu tempo e dinheiro com isso.

Mas porque isso não é recomendado?

Quando você compra uma lista de e-mail, todas as pessoas que estão naquela base não permitiram que você enviasse algum conteúdo para elas, logo, você será considerado um SPAM. Sabe aqueles panfleteiros que saem atirando papel para todas os lados e acabam sujando a cidade? Então, aposto que você não quer fazer o mesmo, certo?

Infelizmente, a maioria dos e-mails que os usuários recebem atualmente são SPAMs, por isso, os provedores (Hotmail, Gmail, Yahoo, etc.) estão cada vez mais criteriosos e acabam punindo contas que enviam esses e-mails sem autorização. Isso prejudica (e muito) a sua reputação na entrega de e-mail marketing.

Nesse sentido, não se preocupe com o tamanho da sua lista. Se preocupe com a qualidade que ela possui e com os resultados que ela vai gerar.

2. Ofereça uma recompensa

Oferecer um conteúdo de valor em troca das informações do visitante do seu site é uma ótima opção para iniciar a criação da sua lista de e-mail.

Você precisa estudar a persona (o cliente ideal) do seu negócio e quais conteúdos vão funcionar como uma isca digital para ela. Você precisa pesquisar quais seriam as dores que o seu cliente ideal vai solucionar ao baixar o seu material.

Aqui na empresa, por exemplo, nós trabalhamos com vários tipos de recompensa: e-books, webinarios, aulas, checklists, entre outros. Todos eles são pensados para suprir a necessidade da nossa persona. Alguns temas que exploramos são:

  • Construção de páginas no Facebook;
  • Gatilhos mentais para vender mais;
  • Estratégias no Instagram;
  • Como criar anúncios impossíveis de ignorar.

Todos esses temas foram pensados para atrair visitantes e, em troca do conteúdo, pedimos que o usuário preencha algumas informações.

Com isso, nós começamos a montar uma base de contatos que se interessam por temas nos quais a Camila Porto é especialista.

Conheça alguns exemplos de materiais que você pode oferecer em troca dos dados dos visitantes:

  • E-books
  • Ferramentas
  • Promoções
  • Checklists
  • Infográficos
  • Webinarios
  • Aulas online

Quer dar uma olhada em nossos materiais? Então clique aqui!

Crie uma página de captura

Agora que você já tem a recompensa, o próximo passo é a página de captura. É nela que você colocará as informações da sua recompensa e o que o seu visitante vai precisar fornecer para baixar o material.

Nós utilizamos o Klickpages para criar as nossas páginas de captura e pedimos o Nome e E-mail do usuário para que ele receba o material por e-mail.

6 passos para começar a construir uma lista de e-mail de sucesso

Lembrando que, as informações para o usuário preencher devem ser estudadas de acordo com seu segmento. Você pode fazer mais perguntas, como: cidade, empresa, site da empresa, telefone, entre outros. O importante é identificar quais informações serão relevantes para você.

Forneça a opção de opt-in em todas as páginas

Otimizar a sua página para conversão pode aumentar muito o tamanho da sua lista. Isso porque, você vai dar a oportunidade para as pessoas que acessam o seu site de entrarem na sua lista de e-mail voluntariamente.

Nós colocamos um box de captura de e-mail em todas as nossas páginas, inclusive no meio dos nossos posts no blog.

6 passos para começar a construir uma lista de e-mail de sucesso

Usamos uma chamada para a ação para que o usuário se junte a mais de 150 mil pessoas e receba conteúdos exclusivos por e-mail.

Utilize Pop-ups de entrada e saída

Os pop-ups são janelas que aparecem quando você entra ou sai do site. Geralmente possuem alguma informação extra, como: cadastre-se na nossa newsletter, informações de promoção, baixe um material exclusivo, entre outros. Essa é uma ótima forma de você capturar a atenção do usuário.

Aqui no nosso site, nós utilizamos um pop-up de saída chamando o usuário para fazer o download de algum material gratuito.

6 passos para começar a construir uma lista de e-mail de sucesso

Use Call to Action nas suas redes sociais

Você também pode utilizar as redes sociais para potencializar as assinaturas na sua lista de e-mail.
Para fazer isso, você pode colocar CTA (Call to Action) em seus posts, levando o usuário para tomar alguma ação dentro do seu site.

Nas publicações que fazemos no Facebook, sempre colocamos um CTA levando o nosso seguidor a baixar algum material gratuito. Veja um exemplo:

6 passos para começar a construir uma lista de e-mail de sucesso

Lembra daquelas páginas de captura que falamos no início? Então, é esse link que colocamos para que os usuários possam acessar e deixar seus dados em troca do material.

Lembre-se que leads são oportunidades, pessoas que demonstraram interesse espontaneamente no seu negócio. Por isso, crie uma estratégia de relacionamento e comece a nutrir seu potencial cliente com conteúdos que possam torná-lo seu cliente.

Você utiliza mais alguma estratégia para captar leads para a sua lista de e-mail? Então, conta pra gente aqui nos comentários 🙂

CONTINUE NO BLOG

Até aqui você conheceu os passos para atrair leads para a sua lista de e-mail. Mas agora, é a hora de pensar no conteúdo para oferecer para esses usuários.

Muitas empresas, de diferentes segmentos, estão aderindo à criação de blogs para seus sites de produtos e serviços. Por isso, separamos algumas ideias atrair o seu prospect para o seu site:

7 formatos de conteúdo que você pode produzir no seu blog

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

Tags:
  • gatilhos mentais

Semana Venda + com as Mídias Sociais

DE 15 A 21 DE OUTUBRO
Quer entender como usar as Mídias Sociais para faturar alto e atrair mais clientes? (começando com R$5 por dia)

Semana Venda + com as Mídias Sociais