Metas e objetivos: você sabe a importância de definir os seus?

Empreendedorismo | Nenhum comentário

Você é aquele tipo de pessoa que costuma pintar o alvo como o “doidinho da aldeia”? Esse post vai te ajudar a entender a importância de definir metas e objetivos em sua vida. Se você não entendeu o que isso quer dizer, fica aqui no Blog que eu já vou explicar. 😉

Há algumas semanas, eu participei de um treinamento chamado Empretec. Esse treinamento é promovido pelo Sebrae, e um dos conteúdos que aprendi foram: os 10 comportamentos para se tornar um empreendedor de sucesso.

Um desses comportamentos é o de estabelecer metas e objetivos claros. Para ilustrar, a instrutora do Empretec contou a história do “doidinho da aldeia”.

A história do “doidinho da aldeia”

Um viajante estava chegando em uma cidade e, para chegar lá, ele precisava passar por uma floresta.

Depois de passar por ela, viu várias árvores com um alvo e uma flecha bem no centro do alvo. Quando chegou na cidade, perguntou: – quem é essa pessoa que tem a pontaria tão boa?

Responderam para ele: – ah, não ligue! É o tal do “doidinho da aldeia”.

Ele pensou: caramba! O cara é tão bom que ninguém da moral para ele!

Ao voltar, o viajante ouviu alguns barulhos de flecha e se deparou com o tal do “doidinho da aldeia”. Quer saber como ele acertava sempre no alvo?

O “doidinho da aldeia” pegava a flecha, mirava e soltava. Depois, ele pintava o alvo em volta da flecha. Dessa forma, sempre acertava o alvo, porque ele não estava lá, simplesmente fazia de conta que tinha acertado.

O que a história do doidinho da aldeia tem a ver com você?

Em muitos momentos, a gente não define metas e objetivos claros em nossa vida. Independente do lugar que você chegue, tudo sempre estará bom para você, pois poderá simplesmente pintar o alvo.

Se na sua empresa você define que quer faturar mais, mas não pensa em quanto quer faturar, ao faturar 1 real a mais estará tudo bem. Em tese, você terá faturado mais.

Se você pensa: “Ah, esse ano eu quero crescer o meu negócio!”, e se você cresceu um pouquinho que seja, quando não especifica o que quer: tanto faz.

Afinal, você cresceu um pouquinho, não é mesmo? Por isso é tão importante definir metas e objetivos claros.

Falando em metas, clicando aqui você vai saber 3 Coisas Que Eu Aprendi Sobre Cumprir Metas Com o Fundador do Facebook Mark Zuckerberg

Como você pode deixar de ser o “doidinho da aldeia” e começar a estabelecer suas metas?

A resposta é: usando um modelo de metas SMART. Com ele, você vai poder deixar as metas mais claras para que saiba se chegou ou não ao seu objetivo.

O que é o modelo SMART?

Você poderá trabalhar todas as metas e objetivos dentro desse modelo SMART, é conhecido por ser uma meta: específica, mensurável, atingível, relevante e temporizável.

Vamos supor que você quer aumentar o seu faturamento de 2017 em 14%.

  • Isso é específico? Sim, você está aumentando seu faturamento em 14%.

  • Isso é mensurável? Sim, você pode medir quanto seu faturamento cresceu.

  • Isso é relevante para você? Sem dúvida nenhuma, é relevante para seu negócio.

É muito importante definir quando seus objetivos devem acontecer, para ter clareza ao saber se atingiu ou não o alvo, e não simplesmente atingir qualquer tipo de resultado e pintar o alvo em volta.

Agora eu quero saber de você:

Você é um “doidinho da aldeia”, ou deixa suas metas e objetivos claros, sabendo exatamente o quanto está caminhando para eles?

Escreve aqui nos comentários, eu vou adorar saber a sua opinião! 🙂

Veja o vídeo:

Quer mais?

Se você tem como meta aumentar o seu faturamento, eu acredito que as mídias sociais vão poder ajudar muito.

Por isso, eu quero compartilhar com você uma aula gratuita sobre os 03 Pilares Para o Sucesso nas Redes Sociais.

Nessa aula eu dou dicas de como você poderá utilizar as mídias sociais para aumentar o seu faturamento, a sua audiência e as suas vendas. Assista gratuitamente:

cursos pilares para o sucesso em midias digitais - metas e objetivos

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  • comportamento

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