Facebook Analytics: entenda como usar esse recurso de métricas

Facebook | 2 Comentários

O Facebook registrou mais de 2 bilhões de usuários em Julho de 2017. A rede social de Mark Zuckerberg é uma máquina de inovação, ainda mais quando falamos em recursos. E não podia ser diferente com o lançamento do Facebook Analytics.

Desde 2015, a plataforma vem investindo pesado em sua nova ferramenta que é considerada por muitos concorrente do Google Analytics.

O Facebook Analytics é uma plataforma de análise de métricas para aplicativos móveis e sites. Com ele, você pode analisar toda a jornada de compra do seu cliente.

Além disso, você pode acessar os dados demográficos do seu público, acompanhar o tráfego do seu site ou app e muitos outros recursos.

Enquanto o Google Analytics tem como foco coletar os dados de navegação dos usuários, o Facebook Analytics tem a proposta de analisar o comportamento das pessoas. Isso porque, para a rede social, as pessoas tendem a trocar de plataforma durante a execução de uma tarefa.

Isso quer dizer que muitas pessoas, por exemplo, iniciam a compra de um produto por um aplicativo mobile, mas finalizam a compra em um site no computador.

O Facebook Analytics também fornece relatórios, gráficos, insights, segmentações e dados de conversões. Tudo isso para você analisar e otimizar a performance do seu site ou app.

Agora que você já sabe para que serve essa ferramenta, vamos partir para o funcionamento dela.

COMO USAR O FACEBOOK ANALYTICS

O Facebook Analytics é uma ferramenta destinada a anunciantes mais avançados. No entanto, está disponível para qualquer negócio. Além disso, ela é gratuita!

Para começar a usar o seu Facebook Analytics, você deve ter configurado o pixel de acompanhamento no seu site. Esse pixel é o mesmo criado para mensurar as conversões através de uma conta de anúncios do Facebook Ads.

Se você tem dúvidas sobre o pixel do Facebook, clique aqui e entenda melhor.

Para o Facebook Analytics, você deve:

  1. Acessar o Gerenciador de Negócios do Facebook;
  2. Clicar nas três barrinhas no canto superior esquerdo;
  3. Selecionar a opção “Analytics”.

A partir daí, se o seu pixel já estiver configurado, você consegue ver todas as informações do seu site ou aplicativo.

Facebook Analytics: entenda como usar esse recurso de métricas

FUNÇÕES DO FACEBOOK ANALYTICS

O Facebook Analytics tem o objetivo de facilitar o entendimento sobre o comportamento do seu cliente dentro do seu site ou aplicativo.

Ele é dividido em três seções principais: visão geral, atividade e pessoas.

Resumidamente, listamos aqui algumas das principais funções que são disponibilizadas nessas seções:

1. Métricas e segmentos

Na visão geral, você pode consultar todos os dados de tráfego do seu site ou app, como: usuários ativos, número de acessos, número de sessões iniciadas, cadastros na página entre outros.

Além disso, você tem acesso a informações sobre o comportamento da sua audiência, como: quantas pessoas acessaram seu aplicativo ou visitam seu site, com que frequência elas fazem compras e outras ações que você mesmo pode personalizar.

Se você tem um e-commerce e gostaria de saber, por exemplo, quantas mulheres de 25 anos incluíram seu produto no carrinho e não finalizaram a compra, é possível descobrir através da plataforma.

2. Públicos

A partir dos dados feitos na sua segmentação, você pode criar novos públicos para testar nos seus anúncios.

O legal é a possibilidade de criar novos públicos de acordo com os dados de acesso do seu app ou site, como: homens com 45 anos, que usam o seu aplicativo em celulares Android, por exemplo.

E se você quer alcançar ainda mais pessoas, você pode utilizar esse Público Personalizado para criar novos Públicos Semelhantes e encontrar novas pessoas com perfis parecidos com os dos seus clientes.

3. Dados demográficos

Dentro da plataforma, você pode acessar dados demográficos detalhados sobre o perfil do seu cliente.

Nessa opção, você pode consultar os dados do perfil do seu público, como: faixa etária, gênero, cargo, nível educacional, status de relacionamento, localização entre outros.

Além das funcionalidades, o próprio Facebook Analytics complementa a plataforma com alguns insights sobre os dados apresentados no seu perfil.

Facebook Analytics: entenda como usar esse recurso de métricas

4. FUNIS

A criação de funis permite que você analise a conversão de uma sequência de ação realizada por seus usuários em seu site ou app.

Você pode entender mais sobre a jornada de compra dos usuários e otimizar as experiências dos seus clientes.

Essa funcionalidade permite que você analise cada etapa do funil de vendas e rastreie o tempo médio que cada pessoa leva para concluir cada etapa.

Por exemplo, com essa função, você consegue mapear quantas pessoas viram o seu conteúdo, quantas delas entraram na sua lista de e-mail e quantas compraram seu produto.

Se quiser saber ainda mais sobre o Facebook Analytics, clique aqui.

E aí, o que você achou dessa ferramenta de métricas que o Facebook vem investindo seus esforços?

CONTINUE NO BLOG

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Facebook Analytics, aposto que você quer entender ainda mais sobre as métricas dessa rede social. Não é?

Selecionamos um conteúdo para você entender cada métrica do Facebook e descobrir quais delas são importantes para o seu negócio. Saiba mais:

3 MÉTRICAS FUNDAMENTAIS PARA AVALIAR OS RESULTADOS DA PÁGINA DO FACEBOOK

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

2 Comentários

  1. Muito legal a matéria!! Tenho uma pergunta, caso possam auxiliar: geralmente colocamos o pixel apenas na página que irá medir a conversão, e não nas outras páginas do site. Nesse caso, acho que ele não conseguiria captar de forma adequada os dados. Tem alguma maneira de corrigir isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.