12 erros de SEO que prejudicam seu ranqueamento no Google

SEO | 30 Comentários

Você sabia que mais de 90% das buscas realizadas na internet são feitas no Google? Sim, existe o Bing, da Microsoft, e o Yahoo!, mas o campeão de audiência é o Google. Como grande fatia dos usuários está ali, é bem interessante que você tenha um site bem estruturado sem erros de SEO para conquistar novos clientes. Por isso, ter um blog dentro do seu site é muito bom para divulgar seus produtos.

Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, você pode ter um blog que fale de moda, das tendências das estações, de promoções da sua loja e muitos outros temas. É uma maneira de você fazer marketing do seu produto e gerar uma nova audiência.

Mas nem tudo é simples assim. Não basta sair escrevendo em um blog, sem planejamento, que o tiro pode sair pela culatra. Para não fazer com que seu texto caia no limbo do Google, é essencial cuidar de SEO.

SEO são técnicas de otimização que fazem com que seu site seja melhor ranqueado no Google. São mais de 200 itens avaliados pelo Google para definir se um site vai aparecer no topo ou nas últimas paginações de pesquisa.

Para ajudar você a melhorar seu posicionamento, nós listamos alguns erros de SEO que a maioria dos sites de conteúdo fazem. Analise cada um deles e faça de tudo para evitá-los.

1. Não dar importância para a title tag

erros de seo para evitar

Muita gente acaba esquecendo e deixando a title tag vazia! Esse é um dos atributos mais importantes para que o Google ranqueie e veja seja site. Ela não pode ficar em branco!

A Title tag é basicamente o título, a informação principal referente ao seu site, que vai aparecer na barra de navegação nos navegadores.

Faça uma frase que seja condizente com o seu negócio e que tenha as palavras-chave importantes para seu segmento (sem exagero). Esse erro de SEO é grave, não cometa!

2. Escolher palavras-chave erradas

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Escolher a palavra-chave errada pode ditar o sucesso ou fracasso no resultado das buscas. Seja do conteúdo do seu blog, referente ao seu negócio, ou até dos seus anúncios. Saber escolher a palavra exata requer treino, sim, mas não é algo impossível.

E você não descobre todos esses termos sozinhos. Existem ferramentas profissionais que ajudam demais na escolha dessas keywords. Conheça as melhores:

  • SEMrush: uma das ferramentas de análise de tráfego em sites mais poderosas que eu conheço. Indispensável para qualquer profissional que vai usar o marketing digital. O SEMrush possui uma função para pesquisa de palavras-chave e comparação com outros domínios. Você realmente consegue entender como o usuário faz buscas na internet.
  • Google Keyword Tool: ferramenta do Google para planejar e descobrir as melhores palavras-chave para usar em um texto. Prepare-se para receber muitos insights com suas buscas. Muitas ideias de novos conteúdos para serem produzidos vão surgir após você passar poucos minutos mexendo no planejador de palavras-chave.
  • Google Trends: ideal para você ficar antenado nos termos que estão sendo mais pesquisados na internet. Você consegue comparar palavras-chave para descobrir qual possui um volume maior de buscas no Google.
  • Keyword Tool.io: ferramenta que segue o mesmo estilo do Google Keyword Tool. O legal aqui é que você faz a comparação das palavras-chave que são usadas em diferentes motores de busca, além do Google. O Keyword Tool.io apresenta boas ideias de Keywords que você pode usar com base em pesquisas do Bing, Yahoo!, YouTube e até a App Store.
  • MOZ – Keyword Explorer: ferramenta projetada por uma das empresas que possui maior credibilidade quando o assunto é SEO. Você pode aproveitar a versão gratuita para testar e descobrir os termos que farão diferença para seu negócio.

3. Não cuidar na criação dos títulos das postagens

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Um post com título ruim, que não diz nada com nada, não é clicado. Isso é fato! Na verdade, ele não chega nem a ser priorizado pelo Google, em muitas situações.

Vamos pensar em um exemplo com título ruim. Vamos pensar em um texto para o meu blog que fale que o Facebook desapareceu com o botão compartilhar em algumas postagens.

Um título informativo, completo, com termos que os usuários podem buscar seria “Por que o botão Compartilhar do Facebook sumiu em alguns posts?”, certo? Em contrapartida, se alguém pensar em fazer um título como “Ele desapareceu e pode mudar a sua forma de usar o Facebook” vai ter dois problemas: o primeiro é ser sensacionalista. O segundo, ele “quem” desapareceu? Não tem nenhuma indicação que seja o botão compartilhar ali.

Você precisa trabalhar para fisgar seu público no resultado das buscas. Pense como o usuário pode fazer uma busca e, a partir disso, volte ao item anterior: pesquisa de palavras-chave.

4. Não dar atenção à meta description

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A meta descrição é o texto que aparece logo abaixo do seu site na busca do Google. Esse ponto não chega a influenciar diretamente no seu posicionamento nos resultados como um dos maiores erros de SEO, porém, não o negligencie.

Fazer um texto sem graça, com erros de português ou desconexo do seu negócio não é interessante para sua imagem. Pense em produzir algo que seja relevante para seu possível cliente.

5. Ter muitos links com erro 404 em seu site

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Para o Google, um dos pontos mais importantes para uma página ser “bem vista” por ele é ter links apontando para esse conteúdo. Se você possui um site com muitas páginas com erro, com links que chamamos de “quebrados”, o robô do Google fica com o pé atrás com você.

Tanto os links internos quanto os externos precisam estar funcionando (além de serem SUPER importante e contarem pontos positivos para seu site). Não deixe esses erros de SEO ocorrerem!

Para você ficar constantemente atento a isso, use o Google Analytics e a ferramenta Search Console, também do Google. Essas duas opções são capazes de monitorar os links e te alertar quando alguma coisa saiu errada.

6. huahuaa.jpg é um dos erros de SEO que você deve evitar

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Às vezes, na correria, você salva o arquivo de imagem com as primeiras letras que encontra no teclado. De qualquer jeito mesmo que eu sei! Que atire a primeira pedra quem nunca salvou uma foto assim… Mas, se você pensa em usar o arquivo com esse nome qualquer, saiba que, no ranqueamento do Google, você será prejudicado.

O robô do Google faz uma leitura dos arquivos de imagem e nomes que contenham números ou até mesmo que sejam repetidos são vistos como um problema. Fique atento a isso para não cometer essa falha com o site do seu negócio.

7. Ter conteúdo duplicado

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É errado e seu site será penalizado no ranqueamento do Google caso isso aconteça. Ter um site com páginas duplicadas é um erro inaceitável pelo Google.

O motor de busca sempre vai ranquear melhor um site com conteúdo inédito.

8. Plagiar um texto

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Esse assunto é totalmente relacionado com o item anterior. Além de antiético, copiar um texto de outro site prejudica no seu posicionamento no Google.

Você também vai receber punições do motor de busca caso copie um texto inteiro e até trechos dele de outros sites.

O conteúdo é rei, sempre! Planeje a construção dos seus textos com calma e com criatividade. Faça esse conteúdo pensando no seu negócio e em suas personas.

9. Headings: eles estão aí para você usar

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As tags <h1> e <h2>, por exemplo, são usadas para criar subtítulos dentro de um texto. O Google faz a leitura dessas tags nos conteúdos e, caso elas não existam, você perde pontos com esses erros de SEO.

Muitos sites, na estruturação dos textos, optam por usar imagens no lugar dessas tags. As pessoas pensam na estética (que um subtítulo em forma de imagem pode ter), mas pecam na estratégia de SEO dessa maneira.

10. Errar na URL permanente

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Ao publicar um texto no blog da sua empresa, por exemplo, você sempre terá a oportunidade de criar um slug personalizado. Slug é como a URL ficará aparecendo no navegador dos usuários. Esse ponto é fundamental também para o Google te encher e te analisar.

Por padrão, ainda mais se você usa o WordPress, ao colocar o título do seu texto, esse mesmo título é apresentado como slug do seu texto. Por exemplo:

Título: 12 erros de SEO que podem prejudicar seu ranqueamento no Google

Slug inicial que o WordPress adiciona: http://www.seusite.com.br/15-erros-de-seo-que-podem-prejudicar-seu-ranqueamento-no-google

Bem grande, não acha? E saiba que isso interfere no Google. Ter muitos termos na URL final faz com que o robô do Google não compreenda bem do que se trata o seu texto. Por isso, o lance é ser específico e assertivo na definição dessa URL.

Uma alternativa seria, no momento da publicação do texto, já reduzir a URL com as palavras principais, assim: http://www.seusite.com.br/erros-de-seo-para-evitar

Não é bom editar depois

Se você já postou um texto, não é interessante editar a URL dele depois. Ao fazer isso, toda a indexação que o Google já gerou para seu link se perde. Caso isso seja necessário, você terá que fazer um redirecionamento do link antigo para o novo. Sem isso, a página vai gerar um erro 301, que não é bacana para seu site.

11. Ter conteúdos desatualizados

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Imagine que você tenha um blog desde 2011. Um desses textos, lá de antigamente, está bem ranqueado no Google. Porém, o conteúdo é totalmente desatualizado. O robô do Google prioriza conteúdos novos, já que a maioria dos usuários prefere ter acesso a algo novo.

Por isso, é bem importante que você identifique quais são os seus textos que geram maior acesso, que trazem mais público para seu site. Analise o conteúdo deles e veja se algum está com informações desatualizadas. Se sim, vale muito a pena refazer o texto.

12. A página mobile não é otimizada

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O tempo de carregamento da sua página é mais uma das variáveis que o Google analisa. Se ele for muito lento, você provavelmente vai perder pontos com esses erros de SEO. Existe uma ferramenta chamada PageSpeed Insights que ajuda nessa tarefa. Esse site analisa seu site e mostra essas informações para você. O serviço aponta os problemas e lista as correções que você precisa fazer. Tenha esse link sempre à mão!

Esses são apenas alguns itens que você deve observar. Como comentamos no começo do texto, o Google avalia mais de 200! Fique atento para usar o buscador a seu favor!

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  • SEO

30 Comentários

  1. Otima matéria Camila, sempre venho aqui no seu site para me atualizar!
    Queria saber se eu mudar o link de um post e colocar redirecionamento assim que eu mudar, tenho que informar ao google a mudança? Isso também atrapalha o SEO?

    1. Oi, Fernando
      Não há como informar ao Google a mudança. Da próxima vez que o “robô do google” rastrear a sua página, ele vai registrar a mudança.
      Um abraço, #EQUIPECP

  2. Olá,
    Tenho uma loja de camisetas e todas as descrições devem ser iguais, pois falam sobre a qualidade da malha, o envio, etc. Neste caso não tem muito conteúdo inédito. Como proceder? Agradeço desde já!

    1. Oi, Bruno
      No caso, o interessante seria você criar um blog do seu ecommerce. Dessa forma você poderá ter conteúdos de qualidade.
      Um abraço, #EquipeCP

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