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Estratégias de conteúdo: 5 dicas para produção de conteúdo

Confira 5 dicas de como encontrar inspiração para estruturar estratégias de conteúdo de qualidade para o seu público
Sumário

Seja em eventos, blogs, palestras e podcasts, por exemplo, todos falam sobre o tal “conteúdo de qualidade”. Para muitos, isso é extremamente subjetivo e o que agrada a um pode não agradar a outro. Porém, o fato é que você precisa saber o que agrada ou não seu consumidor para desenvolver estratégias de conteúdo eficazes.

Estratégias de Conteúdo: Pilar do Marketing Digital

Para as pequenas e médias empresas, ter uma estratégia de conteúdo online e offline é a principal arma para a construção de uma reputação e, consequentemente, de uma marca forte.

Se o seu potencial cliente encontra no seu blog a informação que ele procurou em vários lugares e não achou, as chances que você tem dele se tornar seu fã, seguidor ou embaixador são muito maiores. Por isso as estratégias de conteúdo são importantes!

No entanto, produzir conteúdo de qualidade vai muito além e pode influenciar no número de acessos ao seu site e mais tráfego, no volume de conversões da sua loja, nas menções à sua marca e no aumento do engajamento com sua empresa.

Entretanto, nem tudo são flores e encontrar temas e ideias pode não ser tão fácil assim. Por isso, listamos algumas dicas de fontes que podem ser exploradas pela sua empresa e que podem te ajudar a criar estratégias de conteúdo sólidas.

Estratégias de conteúdo: onde encontrar inspiração

1. Fique de olho na concorrência

Com certeza sua empresa possui concorrentes. Então, uma forma de saber o quanto você pode superá-los é saber o que eles produzem. Sendo assim, siga-os nas redes sociais, cadastre-se em newsletters e acompanhe tudo o que eles fazem.

Nós já mostramos aqui no blog, por exemplo, duas formas fáceis de monitorar seus concorrentes no Facebook. Esse tipo de ação deve se tornar parte da rotina do seu planejamento de conteúdo.

2. Avaliar e categorizar o FAQ da sua empresa

Sua empresa recebe muitos emails com dúvidas frequentes? Se sim, você pode categorizar as dúvidas que geram mais demanda e criar posts em seu blog corporativo, por exemplo.

Usamos essa estratégia por aqui. Em nosso planejamento de marketing de conteúdo, implantamos esse processo de categorização de dúvidas e, partir de uma determinada demanda, criamos publicações que complementam nossas estratégias de conteúdo.

Conteúdos como esse podem ser publicados no blog da empresa, bem como na área de dúvidas frequentes do site.

3. Participe de eventos no seu setor

Eventos sempre são ótimas fontes de contatos e conteúdo. Por isso, você deve investir um pouco do seu orçamento em participar ou enviar representantes da sua empresa aos eventos do seu mercado.

Vá ou envie pessoas que não tenham vergonha de tirar fotos, fazer perguntas ou entrevistas. Assim, você utiliza a base de mídia de um evento que seu mercado conhece e cria conteúdo relevante para os seus clientes.

Você pode usar suas redes sociais para transmissões de entrevistas, comentários pós-palestra ou evento. Ao final, uma boa ideia é deixar o conteúdo disponível para que quem não acompanhou ao vivo possa assistir também.

4. Pergunte o que seu consumidor quer saber

Perguntar ao seu consumidor o que ele quer saber é uma forma interessante e fácil de identificar demandas para o seu conteúdo.

Um recurso muito útil para fazer isso é o sticker de perguntas no Instagram Stories. Abra espaço para que as pessoas te enviem dúvidas por lá, responda e aproveite os insights para criar novos conteúdos.

Por aqui, fazemos isso semanalmente no Instagram. Depois de responder as perguntas, ainda deixamos tudo salvo nos destaques.

5. Utilize ferramentas

Outra forma de ter boas ideias para incluir em suas publicações é usar ferramentas de marketing de conteúdo.

Um bom exemplo dessas ferramentas é o nosso Gerador de Ideias. Nele, você insere uma palavra-chave que tem a ver com os seu negócio e ele te retorna com dezenas de ideias de títulos para novos conteúdos.

Legal, né? Para conhecer essa ferramenta, clique aqui.

Pense no futuro

Atualmente, muitos negócios estão surfando a onda do humor. Empresas de imóveis postando fotos de patinhos, agências de comunicação postando melancias sorridentes e vários outros exemplos.

São postagens com baixa qualidade de conteúdo, que não agregam em nada para a marca, mas funcionam, pois trazem alguns likes e comentários no estilo “kkkkkk”. A questão é: essas estratégias de conteúdo atraem um público realmente interessado nessas empresas e geram resultados em vendas?

Por isso, conteúdo é importante. Tanto para hoje quanto para o futuro. Quando sua empresa posta algo, lembre-se que aquilo vai permanecer disponível para quem quiser ver. Desta forma, se você quer crescer, se preocupe com a imagem que sua empresa está construindo hoje e que pode impactar no futuro.

Além disso, tenha o cuidado de selecionar conteúdos que realmente possam agregar de forma positiva para sua estratégia. Não há nada errado em publicar um meme, mas você não deve ficar preso a isso.

É necessário focar em estratégias de conteúdo que efetivamente gerem valor para a sua persona e que despertem no seu público o interesse e o desejo de comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

Por isso, quando você começar a estruturar a estratégia de marketing de conteúdo do seu negócio, tome cuidado com as modinhas. Aproveite as tendências e novidades, mas não esqueça de ter qualidade e consistência em suas publicações.

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