Facebook Business: entenda o que é e como usar para o seu negócio

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Conheça o Facebook Business, entenda como ele funciona e como usar a ferramenta exclusiva para negócios do Facebook

Assim como a maioria das redes sociais, o Facebook surgiu com o objetivo de reunir pessoas. Contudo, o interesse das empresas por essa rede foi tão grande, que se fez necessário criar uma plataforma específica para elas, o Facebook Business.

O Facebook Business é uma ferramenta gratuita para gerenciar negócios na rede social. Com ele, é possível criar públicos, catálogos, fazer publicações, responder clientes e criar anúncios não apenas para o Facebook, mas para outras redes como Instagram e WhatsApp.

Dessa forma, essa ferramenta é indispensável para quem quer desenvolver uma estratégia de marketing digital online usando as redes sociais para vender.

Por isso, hoje vamos te mostrar como usar o Facebook Business e porque ele é tão importante para o seu negócio.

Facebook Business

O Facebook Business é a plataforma de negócios do Facebook. É nela que todas as ferramentas exclusivas para empresas estão reunidas.

No Facebook “tradicional”, aquele onde fazemos login com nossa conta pessoal, temos acesso à criação de fanpages, que são o espaço das empresas dentro da rede social.

Por lá, até é possível gerenciar os conteúdos da sua empresa e responder clientes, mas se você quer fazer algo realmente profissional, o Facebook Business é o caminho.

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Com ele, você terá acesso a uma série de ferramentas exclusivas, dentre elas a criação de um pixel para instalar em seu site e a possibilidade de ativar a Facebook Store em sua página.

Tudo isso é feito no Facebook Business Manager, também chamado de Gerenciador de Negócios. Se você ainda não usa essa ferramenta, vamos te ensinar agora como criar sua conta.

Mas antes, é importante entender a diferença entra o Gerenciador de Negócios e o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Gerenciador de Negócios e o Gerenciador de Anúncios

Se você tem uma página e já criou algum tipo de Facebook Ads, já deve ter ouvido falar no Gerenciador de Anúncios. Ele é a ferramenta disponibilizada pelo Facebook para a criação de campanhas e promoções.

Por também se tratar de uma ferramenta para empresas, muitas vezes ele é confundido com o Gerenciador de Negócios. Contudo, não se trata da mesma coisa.

O Gerenciador de anúncios, também chamado de Ads Manager, tem a função específica de auxiliar na criação e gerenciamento das suas publicidades nas redes sociais do Facebook.

Por outro lado, o Gerenciador de Negócios, envolve todas as funções referentes a sua empresa, inclusive o Gerenciador de Anúncios.

Ou seja, o Gerenciador de Anúncio é mais uma das ferramentas que compõem o Gerenciador de Negócio.

Como criar uma conta no Facebook Business Manager

Ao criar uma conta no Facebook Business Manager você deixa de gerenciar sua página usando seu perfil pessoal e passa a ter uma conta profissional para isso.

Além disso, passa a ter acesso a inúmeros recursos exclusivos para negócios. Como uma Central de Ajuda para empresas, por exemplo.

Uma dúvida que muitas pessoas têm é se o Facebook Business é pago. A resposta é não. A ferramenta é gratuita. Você só terá que pagar algo se decidir investir em anúncios.

Para criar uma conta no Facebook Business Manager:

Passo 1. Acesse Facebook Business: business.facebook.com;

Passo 2. Clique no botão Criar Conta, que aparece no canto superior direito da página;

Passo 3. Escreva o nome da sua empresa no campo indicado;

Passo 4. Selecione qual será a Página Principal do seu Gerenciador;

Passo 5. Coloque seu nome e o email do seu negócio;

Passo 6. Preencha as demais informações nos campos obrigatórios.

Pronto, feito isso você terá acesso a uma série de recursos exclusivos para negócios, que vão desde o gerenciamento da sua página, até a criação de um pixel, público, anúncios, loja etc.

Com tantos recursos assim, é provável que você precise adicionar mais uma pessoa ao seu Facebook Business Manager para te ajudar a gerenciá-lo. Então, vamos te mostrar como adicionar pessoas ao seu Gerenciador de Negócios.

Como adicionar pessoas ao seu Gerenciador de Negócios

Adicionar  outras pessoas ao seu Gerenciador de Negócios irá permitir que elas gerenciem os ativos da sua empresa na ferramenta.

Para isso você deve:

Passo 1. Acesse as Configurações do negócio;

Passo 2. Clique em Pessoas;

Passo 3. Selecione + Adicionar;

Passo 4. Digite o endereço de email profissional da pessoa que você deseja adicionar;

Passo 5. Selecione a função que você deseja atribuir a ela. Escolha Acesso do funcionário ou Acesso do administrador. Você também pode selecionar Mostrar opções avançadas para escolher o Analista financeiro ou Editor financeiro.

Passo 6. Selecione Avançar;

Passo 7. Escolha os ativos que deseja que a pessoa tenha acesso;

Passo 8. Clique em Convidar.

Pronto, a pessoa que você convidou irá receber uma notificação com seu convite e, depois de aceitá-lo, passará a ter acesso aos ativos da sua conta.

Importante: apenas administradores conseguem adicionar pessoas à conta.

Atenção: nunca passe a senha do seu Facebook Business Manager para outra pessoa ou empresa. Os funcionários do Facebook jamais vão pedir os seus dados de login para acessar a sua conta.

Como adicionar parceiros ao Gerenciador de Negócios

Agora, pode ser que você tenha contratado uma empresa para fazer a gestão das redes sociais ou anúncios da sua empresa e queira conceder acesso ao seu Facebook Business para ela.

Isso também é possível por meio da ferramenta que permite adicionar parceiros ao seu Gerenciador. Veja como:

Passo 1. Acesse as Configurações do negócio;

Passo 2. Em Usuários, selecione Parceiros;

Passo 3. Clique em + Adicionar;

Passo 4. Selecione a opção Conceder a um parceiro acesso aos seus recursos;

Passo 5. Digite a Identificação da empresa parceira que deseja adicionar e clique em Avançar;

Passo 6. Nessa tela, é possível adicionar parceiros a vários ativos.

  • Coluna 1: escolha o tipo de ativo;
  • Coluna 2: selecione os ativos aos quais quer adicionar o parceiro;
  • Coluna 3: atribua uma função para o parceiro.

Será necessário repetir esse processo para cada ativo que você desejar atribuir.

Passo 7. Por fim, clique em Salvar alterações.

Importante: assim como na opção adicionar pessoas à sua conta, apenas administradores podem adicionar parceiros a um Gerenciador de Negócios.

Além disso, seu parceiro precisa ter uma conta no Facebook Business. Se ele não tiver, precisará criar uma. Caso tenha, você precisará apenas do ID dele.

Como usar o Facebook Business Manager

Você já sabe como criar sua conta. Mas como dissemos, o Facebook Business reúne uma infinidade de recursos.

Recomendamos que, antes de qualquer coisa, você faça um tour pela sua conta. Navegue pela ferramenta e descubra todo o potencial dela.

Para ajudar você a entendê-la melhor, elencamos aqui algumas das principais informações que você vai encontrar sempre que acessar o seu Gerenciador:

Alertas: são cartões dinâmicos sobre sua empresa que trazem notificações sobre as contas de anúncios em aberto. Eles te ajudam a ficar atento a possíveis problemas com suas publicidades, assim você pode agir rápido para evitar erros em suas campanhas.

Solicitações: mostram todas as solicitações pendentes no seu Gerenciador para que você possa ou não aprová-las. Além disso, aqui você fica sabendo em quanto tempo cada solicitação vai expirar.

Dentre as solicitações estão:

  • Solicitações de participação na sua empresa;
  • Cancelar convites para acessar outras empresas;
  • Reenviar convites para que pessoas ou parceiros participem de sua empresa

Contas de anúncios: esse cartão mostra informações sobre suas contas de anúncios e campanhas ativas nelas. Aqui você também poderá visualizar uma estimativa dos valores investidos.

Página: aqui você irá visualizar um resumo das informações importantes das páginas conectadas ao seu gerenciador. São dados como alcance geral e número de interações.

Clicando em uma página listada nesse cartão, poderá ver as campanhas veiculadas nela.

Ativos: aqui você terá acesso rápido a outros ativos da empresa, como catálogo de produtos, por exemplo. Para acessar, basta clicar sobre o ativo.

Mais recursos do Facebook Business

Tenho certeza que você está curioso para você conhecer todas as ferramentas do Facebook Business. Já abordamos diversas delas, por isso vamos listar alguns posts aqui do blog para você possa complementar a sua leitura:

Agora você já sabe que ter uma conta no Facebook Business é uma forma de gerenciar o seu negócio de maneira mais profissional. Além disso, já tem uma série de outros conteúdos para se aprofundar no assunto e começar a usá-lo.

Conta aqui nos comentários se você já utilizava esse recurso ou se vai começar a usá-lo.

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  • social sell
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