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Facebook Graph Search: o que muda para você?

No dia 15 o Facebook realizou uma conferência, cercada de mistério, para apresentar “algo novo que eles estavam construindo”: o Facebook Graph Search. Leia!
Sumário

No dia 15 o Facebook realizou uma conferência, cercada de mistério, para apresentar “algo novo que eles estavam construindo”: o Facebook Graph Search.

Apostas em um smartphone eram as mais quentes, mas como já havia falado no post “Facebook quer melhorar sua busca interna, não competir com o Google”, melhorias significativas vão chegar à busca da rede social.

De fato, as melhorias estão por vir e você já pode saber um pouco mais sobre isso no link aqui no Facebook Graph Search (se não abrir, mude seu Facebook para o idioma English US).

Sobre o Facebook Graph Search

Na conferência, Mark Zuckerberg iniciou sua fala apresentando os três pilares do Facebook:

  • News Feed: Lugar onde você vê tudo o que acontece entre seus amigos e as páginas que você curte;
  • Timeline: Onde você escolhe o que compartilha e como as pessoas veem sua personalidade na rede social;
  • Graph Search: A ferramenta que permite organizar e mostrar tudo o que você quer saber sobre seus amigos ou sobre as páginas de empresas que você curte.
Fonte: Facebook-Facebook Graph Search
Três pilares do Facebook: Feed, Timeline e Graph Search – Fonte: Facebook

A partir das informações postadas pela sua rede e sua curiosidade, é possível encontrar – com a ajuda de filtros – informações relevantes que sua rede de contatos posta.

É possível buscar desde: restaurantes de comida árabe que seus amigos que vivem na Espanha curtem, até empresas locais que oferecem comida árabe via delivery.

A partir do Facebook Graph Search, ao invés de ter que procurar na página das pessoas que você sabe que gostam deste tipo de comida, por exemplo, você pode usar as informações que todos os seus amigos postaram sobre o tema.

O que muda para você?

Se você usa o Facebook para fazer negócios ou como uma ferramenta de trabalho, o Graph Search possui uma grande relevância (falaremos sobre isso adiante).

Se você usa o Facebook como uma ferramenta de entretenimento, o Facebook Graph Search será uma grande ferramenta para ajudar a filtrar toda a informação que seus amigos postam no Facebook.

Em linhas gerais, uma forma de encontrar com mais facilidade as informações que seus amigos estão ajudando a filtrar diariamente.

Seus amigos no Facebook Graph Search (Foto: Facebook) - facebook graph search Seus amigos no Facebook Graph Search (Foto: Facebook)

Se você usa o Facebook como uma forma de entretenimento

Como dito acima, se o Facebook para você é uma grande ferramenta de entretenimento, para conversar com amigos, obter descontos ou informações sobre o que acontece a sua volta, o Graph Search será uma grande ajuda para filtrar tudo isso.

Com a ajuda de filtros que vão desde páginas de carros importados que seus amigos curtiram, até página de carros que seus amigos que fizeram faculdade com você, são casados e moram em outro país curtiram, por exemplo, encontrar informação relevante postada por sua rede é mais fácil.

As variações de possibilidade de busca podem ir muito além disso, basta saber usar os filtros certos para encontrar o que procura.

Cidades que seus amigos visitaram (Foto: Facebook) -facebook graph search Cidades que seus amigos visitaram (Foto: Facebook)

Mesmo se você não encontrar nada no Facebook sobre o que deseja, a parceria do Bing (buscador da Microsoft) com o Facebook continua e, ele pode buscar mais informações para você.

Se você usa o Facebook como ferramenta de marketing

O Graph Search será algo a mais para se preocupar. Isso porque, o relacionamento que as pessoas têm com as marcas será extremamente importante no momento da exibição dos resultados.

Desta forma, quanto mais engajamento para uma página, a tendência é que ela apareça mais acima e mais vezes nos resultados de pesquisa.

Segundo o Facebook, os resultados de pesquisa mostrarão sugestões de busca, incluindo pessoas, páginas, aplicativos, lugares, grupos e resultados de busca patrocinados (falarei adiante sobre isso).

As pessoas podem buscar por restaurantes próximos a elas, hotéis que seus amigos curtiram e assim por diante. Como no exemplo abaixo: Páginas de joalherias que meus amigos curtiram.

Estes resultados de pesquisa serão únicos para cada pessoa. Os resultados exibidos serão ranqueados por fatores que incluem: as informações que sua página posta e a conexão entre os amigos de quem busca e o seu conteúdo.

Sendo assim, quanto mais seus fãs interagirem com seu conteúdo, maiores as chances dessa informação aparecer nos resultados de busca.

Search Rank

Assim como os resultados de pesquisa são únicos, o Feed de Notícias de cada um dos usuários do Facebook também é. Isso acontece devido aos interesses de cada pessoa, aos amigos que ela adiciona, as páginas que curte, os lugares que faz checkin, por exemplo.

O que é exibido no Feed de Notícias também é determinado pela interação que temos com cada conteúdo exibido em nosso Facebook, o que chamamos de EdgeRank.

Como o Graph Search também trará elementos relativos ao engajamento das pessoas com o conteúdo, teremos também que pensar em como otimizar nossas páginas para as buscas internas no Facebook.

Após o término da conferência, postei na minha página alguns elementos que acredito serem importantes no que diz respeito à otimização de fan pages. É claro que são algumas constatações feitas a partir do que foi apresentado pelo Facebook, bem como, itens que, devido à minha experiência na rede social, considero relevantes.

Dicas de otimização para o Google

Antes de falar sobre a otimização para a busca interna do Facebook, deixo a dica de post para otimizar sua fan page para as buscas feitas no Google.

O post “Como otimizar sua fan page para buscas” e o “Vídeo: SEO no Facebook, dicas e como fazer” podem ajudar a conseguir mais informações de como fazer isso.

Dicas de otimização para o Facebook

1)      Incentivar check-ins em negócios locais:

Ao longo da conferência, o Facebook indicou alguns elementos que contarão para o ranqueamento de páginas na busca do Graph Search. Curtir e checkins são dois deles.

Sendo assim, se você tem um negócio local, incentive seus consumidores a usarem o Facebook para fazer check in. Acredito que os check ins do Foursquare não valem para isso. Vamos esperar para ver se o Foursquare ajudará no ranqueamento.

2)      Continuar focado em engajamento com conteúdo:

Como falei no item Search Rank, assim como o EdgeRank depende muito do engajamento dos fãs, para o Graph Search a regra continua valendo.

Quanto mais pessoas interagindo com seu conteúdo, mais chances de aparecer nas buscas.

3)      Conseguir mais curtir:

Ter mais fãs é o objetivos de muitos. Aqui, como no item engajamento, os fãs da sua página podem ajudar a impulsioná-la nas buscas. Quanto mais fãs, maior é o número de pessoas e amigos delas que podem ser impactadas. Porém, não se esqueça em focar na qualidade dos seus fãs.

O post “Fãs no Facebook: estamos olhando para o dado errado?” pode ajudar a prestar a atenção também na qualidade dos fãs.

4)      Usar palavra-chave nos posts:

Este ponto confesso que seja uma suposição. De qualquer forma, inserir palavras-chaves nos posts que sua página divulgar no Facebook tende a apenas fazer bem.

As chances de alguém encontrar seu conteúdo usando palavras-chave são muito maiores do que não usá-las.

5)      Categorizar sua página da forma correta:

Aqui a regra vale especialmente para negócios locais. Se você tem uma padaria, não se esquça de categorizar sua página como tal. Vejo muitas empresas locais categorizadas como “Marcas ou Produto” ou “Empresas, Organizações e Instituições”.

Vá até sua página e acesse “Sobre” -> “Editar informações da Página” -> “Categoria” e corrija, se necessário.

blog-facebook-graph-imagem-6

6)      Sobre, nome URL e informações:

O nome, categoria, URL e as informações da área “Sobre” são extremamente importantes, tanto para a busca interna do Facebook, quanto para otimização para o Google.

Por isso, coloque o máximo de informações e, se possível, as palavras-chave da sua empresa nestes campos.

Resultados patrocinados

Um formato de anúncio pouco utilizado no Facebook ainda são os “Resultados Patrocinados”. Com ele, é possível cadastrar alguns itens de segmentação, como faixa etária e cidade, por exemplo, e patrocinar resultados de pesquisa no Facebook.

Resultados normais no Facebook -facebook graph search
Resultados normais no Facebook
Resultados patrocinados no Facebook-facebook graph search
Resultados patrocinados no Facebook

A compra deste formato é feito apenas pelo Power Editor. Saiba mais sobre o Power Editor no post “Power Editor: gerencie múltiplos anúncios no Facebook com facilidade”.

Painel de controle Power Editor - facebook graph search
Painel de controle Power Editor

Wow! Quanta coisa nova não? Este é apenas o começo. Assim que o Facebook Graph Search chegar, trarei tudo para você aqui no blog.

Gostou da nova ferramenta de busca do Facebook? Deixe sua opinião nos comentários.

Continue no Blog:

Para continuar sempre bem rankeado no Facebook é muito importante que você gere ENGAJAMENTO na sua página.

Encontre dicas incríveis para você conquistar mais engajamento:

3 dicas poderosas para gerar engajamento no Facebook

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