Facebook Lead Ads: gere leads mesmo sem ter um site

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A geração de leads é uma das estratégias mais importantes para atrair potenciais clientes para o seu negócio. Porém, muitos empreendedores não sabem como fazer isso sem possuir um site. Por isso, te apresentamos o Facebook Lead Ads, uma forma de capturar cadastros dentro da própria rede social.

Neste artigo, vamos te explicar como utilizar essa estratégia para capturar as informações de potenciais clientes.

Mas, para começar, vamos explicar alguns conceitos que você precisa saber antes de usar o Facebook Lead Ads.

O QUE É LEAD?

Lead é um potencial consumidor que demonstrou interesse em seu produto ou serviço.

Normalmente, o interesse é demonstrado por meio de algum formulário preenchido pelo usuário, para receber mais informações ou algum material sobre a empresa.

Então, quando as pessoas falam em “capturar leads” ou “gerar leads”, elas querem dizer: capturar cadastros de pessoas que são potenciais clientes para o negócio.

Por isso, possuir uma estratégia para coletar informações de usuários é tão importante. Afinal, com esses dados, você pode gerar um lista de pessoas que possuem interesse em seus produtos ou serviços. E com isso, começar a produzir conteúdo para transformar leads em clientes.

COMO EU GERO LEADS?

Você já deve ter preenchido algum formulário para uma empresa ou disponibilizado o seu e-mail para alguma promoção. Essas são algumas formas de conseguir leads.

Uma das maneiras mais comuns de capturar as informações desses potenciais compradores é incluir um espaço em seu site para que o usuário digite o e-mail para receber conteúdos exclusivos.

Em nosso blog, por exemplo, nós temos um “box” de captura de e-mails convidando o usuário a participar da nossa lista.

Quando o visitante aceitar participar desta base de contatos, nós nos comprometemos a enviar materiais exclusivos, dicas, artigos e vídeos que podem trazer ótimos resultados para as empresas.

Facebook Lead Ads: gere leads mesmo sem ter um site

Outra forma para capturar leads é oferecer recompensas, como: e-books, aulas e vídeos em troca dos dados dos usuários.

Em nosso site, nós temos uma página com vários materiais para download.

Geralmente são materiais gratuitos que possuem grande valor para quem precisa alavancar o seu negócio.

Para que as pessoas tenham acesso à esses materiais, elas precisam preencher algumas informações, como: nome e e-mail. Mas, você pode personalizar as perguntas de acordo com o seu tipo de negócio e segmento.

Para montar esse questionário, lembre-se de quais informações importantes você precisa saber do seu potencial cliente.

Lembre-se de não formatar um questionário muito longo, pois as chances do usuário desistir de preencher são altas.

Após construir a sua lista, você pode iniciar uma estratégia de e-mails para nutrir o seu lead. Através desse fluxo de e-mails, você poderá converter o seu potencial comprador em um cliente.

PRA QUÊ SERVEM OS E-MAILS?

Por meio dos e-mails, você cria uma estratégia com base em um funil de conteúdo para Atrair, Engajar e Converter o seu lead.

As pessoas que se inscreveram no seu site provavelmente têm interesse em saber mais sobre seu produto ou serviço. Por isso, ter os dados dessas pessoas e se comunicar com elas frequentemente é uma forma de manter elas em contato com seu negócio.

E claro, você pode e deve manter uma relação com os seus atuais clientes para que eles continuem comprando.

Algumas estratégias que você pode aplicar, são:

  • Enviar conteúdos exclusivos para quem faz parte da sua lista de e-mails e fidelizar essa pessoa para a sua marca;
  • Enviar promoções dos seus produtos;
  • Enviar pesquisas de satisfação sobre o seu negócio;
  • Solicitar um retorno sobre o produto comprado, para saber se chegou tudo certo ou se aconteceu algum problema;
  • Enviar e-mail sobre o carrinho abandonado. Podendo oferecer uma condição especial para ele finalizar a compra.

Essas são algumas formas de como você pode criar a sua estratégia de e-mails para gerar mais vendas.

Até aqui, acredito que você entendeu a importância de manter uma relação por e-mail com os usuários. Mas, você pode estar se perguntando: “o que o Facebook tem a ver com os leads?” ou “eu não tenho site, como gerar leads?”.

PORQUE USAR O FACEBOOK LEAD ADS?

Se você não tem site o Facebook Lead Ads é perfeito. Se você tem site, ele também pode te ajudar.

Se você não tem site, o Facebook Lead Ads é a oportunidade que você tem para começar a criar sua lista de e-mails. Mesmo não tendo uma página de captura, você pode coletar os dados de contato de futuros clientes por meio do próprio Facebook.

Se você tem site, o Facebook Lead Ads pode ser uma ferramenta complementar para as suas estratégias de captura. Se com o site você já consegue criar uma lista, unindo sua estratégia com o Facebook irá conseguir muito mais.

O QUE É O FACEBOOK LEAD ADS?

O Facebook Lead Ads ou Anúncios de Cadastro do Facebook, é um formato de anúncio disponibilizado pela rede social para que empresas consigam criar formulários simples para coletar dados dos fãs.

Esses anúncios são dinâmicos e as pessoas podem preencher rapidamente. Pensando nisso, o Facebook disponibilizou esse formato apenas para dispositivos móveis. Isso significa que você vai atingir o seu cliente quando ele estiver no celular.

Você pode personalizar o anúncio de acordo com os objetivos da sua empresa. Nesse caso, você pode solicitar as informações que são pertinentes ao seu negócio ou segmento, como: e-mails, cadastros mais completos, disponibilizar pedidos antecipados para seus clientes e mais.

Também, pode oferecer serviços para as pessoas que se inscreverem. Por exemplo: se você tem uma loja de carros, pode criar um anúncio de lead oferecendo um test drive para as pessoas. Pela lógica, quem se inscreveu, possui interesse em agendar um test drive na sua loja. Com as informações desse usuário, você já pode entrar em contato com seu potencial cliente.

COMO CRIAR UM ANÚNCIO DE FACEBOOK LEAD ADS?

Agora, você vai aprender um passo a passo para entender como criar um anúncio de Facebook Lead Ads para o seu negócio.

PASSO 1

Primeiro, você precisa criar o formulário para o seu anúncio. Vá até “Ferramentas de Publicação” em sua página.

Facebook Lead Ads: gere leads mesmo sem ter um site

Dentro do menu de ferramentas, acesse “Formulários de Anúncios de Cadastro” e depois em “Criar”.

Facebook Lead Ads: gere leads mesmo sem ter um site

PASSO 2

Comece a criar seu formulário. Se você já tem algum e quer aproveitar, selecione “Duplicar um formulário existente”. Se você ainda não possui formulários, clique em “Novo Formulário”.

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PASSO 3

Comece preenchendo o nome do seu formulário.

Na aba configurações, selecione o idioma de sua preferência.

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PASSO 4

Ao clicar na aba “conteúdo” você começa a criar o seu formulário.

Inicie o preenchimento selecionando o tipo do seu formulário. Ele deve ser definido de acordo com a meta da sua campanha de geração de cadastros. As opções que você selecionar poderão impactar o volume de envios e o custo por cadastro.

Se você quer mais informações sobre as opções, clique aqui.

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PASSO 5

Nessa opção, você pode preencher as informações de apresentação do seu anúncio de cadastro, como: imagem, título e layout.

Facebook Lead Ads: gere leads mesmo sem ter um site

PASSO 6

Chegamos em uma das etapas mais importantes, as perguntas.

Agora, você deve incluir as perguntas sobre o que você deseja sobre o seu lead.

Lembre-se de criar perguntas rápidas e fáceis de serem respondidas. Se o seu formulário for algo demorado, as chances do usuário descartá-lo são altas.

Facebook Lead Ads: gere leads mesmo sem ter um site

PASSO 7

Como você vai coletar as informações do cliente, é necessário incluir um link para a política de privacidade da sua empresa.

Seu link aparecerá no aviso legal padrão de privacidade do Facebook.

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PASSO 8

Agora, você vai criar a página de agradecimento e enviar o usuário para o seu site ou disponibilizar o link de algum material para download.

Lembrando que, não é possível hospedar um e-book no Facebook, nesse caso, você precisar ter um link externo para adicionar nesse campo. Você pode usar o Google Drive ou Dropbox para hospedar o arquivo.

Facebook Lead Ads: gere leads mesmo sem ter um site

No lado direito da tela, você pode ver o preview do seu anúncio, se estiver tudo certo, é só clicar em concluir.

PASSO 9

Por fim, você precisa ir até o seu Gerenciador de Anúncios e criar uma Nova Campanha com o objetivo de “Geração de Cadastros”.

Facebook Lead Ads: gere leads mesmo sem ter um site

Acreditamos que com os anúncios de cadastros você pode coletar ainda mais leads, alavancando os resultados do seu negócio.

Para você que não possui páginas de captura ou site, o Facebook Lead Ads é uma ferramenta que pode ser muito explorada para alcançar potenciais clientes, tanto no Facebook quanto no Instagram.

E você, já utiliza essa função do Facebook? Conta a sua experiência aqui nos comentários.

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RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

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