O Facebook muda o Feed de Notícias mais uma vez. Agora, essa alteração será favorável para os usuários. Sabe esses sites que possuem títulos apelativos ou que possuem, em suas páginas, uma infinidade de anúncios. Eles dançaram!
Um anúncio feito no blog oficial do Facebook explica o caso. A rede social fez uma modificação no algoritmo que gerencia o feed de notícias com o intuito de melhorar a experiência dos usuários em relação aos conteúdos.
Segundo o Facebook, a empresa vai aumentar os esforços para remover da timeline dos usuários anúncios considerados de baixa qualidade e, também, a propagação de notícias falsas. Tudo isso será feito por meio de um sistema de inteligência artificial.
Como o Facebook vai identificar sites com conteúdo de baixa qualidade?
No comunicado que explica porque o Facebook muda o Feed de Notícias, a empresa cita que “revisamos centenas de milhares de páginas na web vinculadas ao Facebook para identificar aquelas que contêm conteúdo de baixa qualidade e têm um grande número de anúncios chocantes ou mal-intencionados”.
Após essa análise, o Facebook vai usar “inteligência artificial para entender se novos links de sites compartilhados no Facebook têm características semelhantes”. Ou seja, essa IA vai detectar se um post novo possui as características encontradas nesses sites mal-intencionados.
A empresa ainda cita que se o novo algoritmo deles determinar que um post possui essas características, essa postagem pode ter menor relevância nos feeds das pessoas e pode não ser elegível para ser um anúncio. Isso reforça o comprometimento da rede social quando eles comentam que “queremos ajudar as pessoas a construir uma comunidade informada no Facebook”.
Essa atitude vai punir sites que usam o Facebook, principalmente os anúncios, simplesmente para fazer spam de conteúdo enganoso.
O que é um conteúdo de baixa qualidade para o Facebook?
Confira abaixo alguns itens que fazem com que o Facebook determine que uma página tem conteúdo de baixa qualidade:
- Página com número grande de anúncios
- Sites com anúncios na página que sejam considerados chocantes e maliciosos
- Sites que possuem títulos sensacionalistas (que caracterizam um possível golpe ou conteúdo duvidoso);
- Páginas na internet que possuem mais anúncios do que conteúdo.
Esses são apenas alguns dos critérios do Facebook para definir um site como produtor de conteúdo de baixa qualidade. Essas páginas, com características desse tipo, serão inelegíveis a ativar o recurso de impulsionamento nos anúncios do Facebook. Confira abaixo um exemplo de página falcatrua:
Facebook muda o Feed de Notícias: como essa mudança pode afetar minha página?
A implementação dessas mudanças no feed é gradual. Teve início em 10/05/2017 e vai se intensificar nos próximos meses.
Se você tem um blog para seu negócio e não faz esse tipo de conteúdo apelativo, fique tranquilo. As páginas que não compartilham links com essas características mal-intencionadas podem notar um pequeno aumento no tráfego.
Em contrapartida, páginas que compartilham conteúdos de baixa qualidade vão observar uma queda no tráfego.
Por isso, mais do que nunca, você deve planejar conteúdos na sua página que sua audiência realmente vai gostar.
Fonte: Facebook Newsroom
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