Facebook Offers: como criar uma oferta pagando pouco ou nada?

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O recurso Ofertas no Facebook é uma grande oportunidade das empresas oferecerem mais vantagens para seus fãs ou usuários da rede social. Com ele, é possível criar “cupons” de desconto que podem ser trocados em lojas físicas ou online. É uma ótima forma de trazer mais apelo de venda na rede social e direcionar o consumidor para compra. Porém, o problema que muitos empresários têm enfrentado é o custo para divulgar uma oferta. Isso porque, o Facebook “exige” para a oferta começar a ser veiculada, que um valor mínimo seja pago.

Somente depois de definir o orçamento (geralmente mais elevado que o de um post patrocinado, que possui modelo de pagamento igual ao da oferta, valor por alcance), é que a oferta estará disponível aos fãs. No entanto, há uma forma de conseguir anunciar sua oferta utilizando os valores cobrados por um post patrocinado ou não pagando.

Anúncios vs. Alcance

Bem, antes de falar sobre isso, gostaria de trazer minha opinião sobre muitos textos que tenho lido sobre os anúncios no Facebook vs. Alcance. Muitas pessoas estão reclamando que o Facebook “esconde” o conteúdo das páginas para cobrar anúncios, que as empresas só alcançam 17% dos seus fãs porque o Facebook limita isso, já vi gente chamando isso até de CENSURA ¬¬. No meu caso, por exemplo, em média, 28% dos meus fãs veem as minhas postagens organicamente. Outras páginas tem um valor menor. Por isso, a primeira coisa a esclarecer que é uma média. Se você consegue engajar seus fãs, certamente seu alcance será maior. Por isso, não se preocupe apenas com o número de fãs de uma página, preocupe-se com o engajamento no Facebook.

O fato é que o Facebook usa o EdgeRank para limitar o conteúdo que o usuário vê. Isso, na verdade, dá ao usuário a oportunidade de escolher implicitamente ou explicitamente, o conteúdo que deseja consumir. Desta maneira, é responsabilidade das empresas produzirem conteúdo atrativo e que interesse aos fãs. Desta forma, eles estarão mostrando ao Facebook que aquele conteúdo é bom e, consequentemente, o Facebook mostrará mais conteúdo daquela página.

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Além disso, outro ponto de vista que gostaria de colocar é que as mídias sociais não são grátis. Assim como você tem seus 30 mil fãs, por exemplo, outras 30 mil empresas querem falar com essas pessoas. O Facebook não tem como entregar todas as publicações, de todas as páginas que uma pessoa curte, o Feed de Notícias é muito disputado e, realmente, aparece ali quem faz por merecer. Por isso, acostume-se a pensar que: se você quer alcançar uma boa porcentagem dos seus fãs, produza bom conteúdo e você impactará mais pessoas “gratuitamente”. Se você quer alcançar ainda mais pessoas, precisa pagar, pois milhares de marcas querem a atenção do seu fã.

Pagar menos ou nada em uma oferta

Voltando ao tema do post, é possível cria ruma oferta com valores mais baixos ou, dependendo do seu objetivo, sem pagar. Neste caso, vale o que disse acima: você poderá impactar um número menor de pessoas sem pagar. Ao pagar, pode alcançar mais pessoas. Fica a seu critério.

O primeiro passo para criar a oferta é ir até sua fan page, clicar em “Ofertas e Eventos” e selecionar a opção “Oferta”. Segundo o Facebook, apenas páginas com mais de 100 fãs possuem o recurso habilitado.

Criar oferta

Em seguida, escolha como o consumidor poderá trocar a oferta, somente em uma loja física, somente na loja online ou em lojas físicas e online.

Destino oferta

Logo após, é o momento de criar a parte criativa da sua oferta. Insira uma imagem atrativa, uma descrição chamativa e objetiva de até 90 caracteres. Não se esqueça de definir o regulamento da oferta para evitar problemas.

Regulamento oferta

Feito isso, e hora de definir o orçamento da sua oferta. Os valores são mais altos que os cobrados para a promoção de um post patrocinado. Neste caso, para alcançar entre 47 mil e 86 mil pessoas, o valor é de $80.

Orçamento ofertas

No caso de um post patrocinado comum, o valor é mais baixo para uma faixa semelhante. Porém, é possível que você não queira anunciar para este volume de pessoas. Porém, nas Ofertas, esse é o mínimo. Porém, usando um post patrocinado, você tem a opção de diminuir o público desejado e, consequentemente, pagar menos.

Orçamento oferta

Como pagar menos usando um post patrocinado

O “segredo” para pagar menos na sua oferta e conseguir atingir um público menor ou com volume mais adequado para sua oferta é simples.

1. Crie e publique a oferta normalmente;

2. Assim que a oferta for publicada, vá até ela e clique em “Interromper promoção”.

Interromper oferta

3. A oferta continuará ativa, porém sem promover. Para divulga-la como um post patrocinado, compartilhe a oferta na sua página. Se você não quiser divulgar utilizando um anúncio, basta interromper a divulgação. Você terá a oferta funcionando, mas pode alcançar um público menor.

Compartilhar oferta

4. Depois, você terá “duas” ofertas. A primeira criada e com a promoção interrompida e a compartilhada.

Duas ofertas5. Agora, clique em “Impulsionar publicação” na oferta compartilhada e defina seu orçamento. A oferta continuará funcionando, mas o valor cobrado será mais baixo ou de acordo com seu público esperado.

Impulsionar oferta

Isso funciona?

Muitas pessoas me perguntam se vale a pena criar uma oferta. A grande vantagem do recurso Ofertas é a possibilidade de mensuração e comparação, além dos recursos focados em venda. Penso que é mais fácil comparar o ROI, tendo em visto que você tem o valor investido e o valor de retorno, que pode ser medido com ajuda de um cupom de desconto que a pessoa usa na sua loja online o cupom que ela leva na sua loja.

Recentemente fiz uma oferta para o aniversário do Curso de Facebook para Empresas. Só posso garantir que foi um excelente investimento. Investindo R$40, tive um retorno muito, mas muito bom. Além disso, fácil de mensurar, tendo em vista que ao reivindicar a oferta, a pessoa recebia um cupom de desconto que inseria no momento da inscrição. Então, se a pessoa tinha o cupom, é porque o resgatou da oferta.

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É claro que para ter retorno com uma oferta é preciso pensar em várias coisas antes dela: Seu site é bom? É fácil de comprar? Seu produto já é conhecido? A oferta tem um valor percebido pelas pessoas? Seu atendimento na loja física é bom? Você está preparado para atender essas pessoas que virão pela oferta? Pois ela só trás resultado se tiver retorno. Penso que de nada adianta 100 mil pessoas reivindicando a oferta e nenhuma indo até sua loja e comprando.

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