Facebook para empresas: conheça a rede social para negócios

Facebook | 34 Comentários

Conheça 5 dicas para impulsionar a sua empresa com o Facebook para empresas e aprenda a divulgar e vender pelo Facebook

Assim como as demais redes sociais, o Facebook foi fundado pensando nas pessoas. Contudo, conforme ele foi se desenvolvendo, surgiu a necessidade de que fossem criadas ferramentas específicas para negócios. Com isso, surgiu o Facebook para empresas.

Desde então, a rede está constantemente investindo em novos recursos exclusivos para empresas e organizações. Essas ferramentas transformam o Facebook em um poderoso canal de marketing digital.

De grandes corporações a microempresas, a rede social tem ferramentas que auxiliam na divulgação de qualquer tipo de negócio.

Facebook para empresas

O Facebook para empresas, também chamado de Facebook Business, desponta como uma excelente opção para negócios que querem marcar presença online.

Os recursos servem não só para a rede social Facebook, mas para todas as outras marcas, como Instagram, Messenger e WhatsApp.

Dentre as funcionalidades exclusivas para negócios estão a possibilidade de criar anúncios e análise de métricas, por exemplo.

Todas essas ferramentas estão reunidas em uma plataforma à parte, chamada Gerenciador de Negócios. Ela pode ser acessada por meio do link business.facebook.com.

Nesse Gerenciador, é possível fazer o manejo de todos os recursos oferecidos exclusivamente para negócios. Assim, fica fácil separar o que é pessoal e o que é referente à sua empresa no Facebook.

5 dicas para impulsionar sua empresa com o Facebook

Para que você entenda melhor como todos os recursos oferecidos pelo Facebook para empresas podem ajudar o seu negócio a crescer, listamos aqui 5 dicas. São ideias de como você pode usar essa rede social para impulsionar o seu negócio.

1. Crie uma página

O primeiro passo a ser dado por quem quer utilizar o Facebook para empresas é criar uma página. Elas são a principal ferramenta disponibilizada para negócios.

A sua página é a sua empresa dentro do Facebook. É nela que você vai fazer publicações e interagir com o seu público.

Por aqui, já te ensinamos passo-a-passo como criar e configurar uma página no Facebook.

É importante ressaltar que, não ter uma página invalida todos os demais recursos. Por isso, se você ainda não tem uma, esse é o momento de criá-la.

2. Interaja com seu público

Em sua página, você terá a chance de interagir com o seu público. Nela, você vai encontrar algumas formas de conversar com quem te acompanha.

A primeira forma é por meio dos comentários. Sempre que você publicar algo, as pessoas que seguem o seu negócio poderão deixar comentários nas postagens.

É importante que você esteja atento à eles e pronto para respondê-los. Nem sempre os comentários serão bons ou positivos. Por isso, é preciso ter jogo de cintura.

Outra forma é por meio da sua caixa de entrada. Nesse recurso, também chamado de inbox, as pessoas te enviarão mensagens e você irá respondê-las em um chat privado.

Aqui, também é importante ter o cuidado de responder a todos sempre com educação e cordialidade.

3. Se faça presente

Mais importante do que estar no Facebook é se fazer presente. De nada adianta criar uma página se você não vai mantê-la atualizada.

É muito desagradável pesquisar por uma empresa e encontrar uma fanpage abandonada. Por isso, separe um tempo para investir na produção de conteúdos para o seu negócio.

Por aqui, já demos dezenas de dicas sobre como você pode fazer isso da melhor maneira. Temos até mesmo um guia recheado de ideias para você se inspirar.

Para facilitar esse trabalho, você pode contar com mais um recurso exclusivo para empresas, que é o agendamento de postagens por meio do Estúdio de Criação.

4. Conheça seu público

Dentre as ferramentas exclusivas para negócio, o Facebook disponibiliza o Insights. Com ele, você descobre uma série de informações sobre o seu público, como: gênero, idade e localização.

Esses dados são de extrema importância para que você defina a persona do seu negócio e crie conteúdos direcionados para ela.

Saiba mais: Persona: descubra quem é o seu cliente e o que ele realmente quer

5. Saiba o que está dando certo

Uma dos nossos mantras por aqui é o lema “elimine o que não funciona e multiplique o que funciona”. Isso significa que, como em toda estratégia de marketing, você deve mensurar e avaliar todas as ações que executa no Facebook.

E, para te ajudar com isso, a rede social possui ferramentas próprias para esse fim. Elas contam com informações que te ajudam a contabilizar interações e a identificar quais conteúdos trazem os melhores resultados para as suas contas.

Com isso, você pode parar de perder tempo com o que não dá retorno e investir apenas naquilo que efetivamente dá resultado.

Anúncios no Facebook

Um dos principais recursos do Facebook para Empresas é a possibilidade de criar anúncios e promover publicações. Com essa função, você cria campanhas e promoções e as direciona para um público definido.

De forma resumida, você paga para que o Facebook entregue seu conteúdo para aquelas pessoas que tem mais interesse no seu negócio.

E aqui as possibilidade são infinitas.

O Facebook Ads permite que você escolha entre vários objetivos para as suas promoções. São eles:

  • Reconhecimento de marca;
  • Alcance;
  • Tráfego;
  • Envolvimento;
  • Instalação de aplicativos;
  • Visualizações de vídeo;
  • Geração de cadastros;
  • Conversão;
  • Venda do catálogo;
  • Visitas ao estabelecimento.

Cada um desses objetivos possui características únicas e explicamos cada um deles aqui.

Durante a criação do anúncio, esses objetivos são combinados com diversas possibilidades relacionados à segmentação. Uma vez que você pode escolher para quem deseja enviar a publicação, há ferramentas que auxiliam exatamente nisso.

Você pode, por exemplo, criar públicos personalizados de quem se envolveu com os conteúdos das suas páginas ou até mesmo procurar por pessoas que sejam parecidas, em termos de hábitos e gostos, com os seus clientes.

São uma série de recursos exclusivos criados pelo Facebook para empresas. Se você tiver interesse em saber mais sobre eles e aprender a criar anúncios para promover o seu negócio, pode acessar o Intensivo Anúncios no Facebook e Instagram.


Agora que você já teve um panorama geral do que o Facebook para empresas pode oferecer para o seu negócio, está na hora de por a mão na massa e começar a criar sua estratégia digital.

Ainda há muito o que aprender, por isso, aproveite para navegar pelos conteúdos aqui do blog e ir mais a fundo nas possibilidades do Facebook para empresas.

Tags:
  • social sell
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...
VOCÊ PODE GOSTAR...

Pesquise no blog

VOCÊ PODE GOSTAR...

34 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.