O Facebook está testando um novo layout para as páginas em sua plataforma. De acordo com o TechCrunch, dentre as principais mudanças, está a retirada do botão Curtir. Com as alterações, a rede social espera trazer um design mais limpo e simplificado que vai facilitar o gerenciamento de páginas no Facebook.
A necessidade de atualização surgiu do crescimento no uso das páginas do Facebook por conta da pandemia do coronavirus. As medidas de distanciamento social teriam feito com que as empresas passassem a utilizar mais o recurso.
Novo layout para visitantes e adeus ao botão Curtir
O novo layout vem com a proposta de facilitar a visualização das informações da página para os visitantes. Ganham destaque os dados da seção Sobre e as publicações.
A principal mudança está na exclusão do número de curtidas. Com a atualização, a opção de curtir a página deixa de aparecer e apenas o Seguir e a contagem de seguidores ficarão disponíveis.
De acordo com o TechCrunch, essa mudança está sendo testada, pois muitas pessoas curtem páginas de artistas ou empresas apenas como forma de apoio, mas logo em seguida deixam de seguir o conteúdo. Isso, portanto, fazia com que o número de curtidas não refletisse o verdadeiro alcance da página.
Saiba mais: Novos formatos de imagens no Facebook destacam postagens na rede
Por outro lado, o número de seguidores reflete integralmente o número de usuários que está efetivamente recebendo os conteúdos da página em seu feed de notícias. Dessa forma, a opção de Curtir deixa de existir e o Seguir passa a ser a métrica válida, assim como já acontece no Instagram.
Nova forma de interagir como página e atribuir funções
Outra mudança no layout deve facilitar a forma com que os proprietários de páginas navegam entre seus perfis pessoais e comerciais. A ideia é tornar mais simples a opção de interagir como página em conteúdos do feed.
Uma nova maneira de atribuir funções para o gerenciamento de páginas também deve ser implementada. Em uma tela chamada “Editar acesso”, os proprietários poderão definir com mais clareza as funções de cada membro da página. Será possível ativar e desativar acesso a tarefas específicas como criar anúncios e responder comentários.
Insights na página e novas métricas
A atualização também deverá facilitar o acesso às métricas. Atualmente, conferir informações sobre o desempenho do negócio só é possível pelo Estúdio de Criação. Com as mudanças, os dados voltam a aparecer diretamente nas páginas e publicações.
Além disso, novas informações serão adicionadas a seção Insights. Dentre elas, uma métrica nova que mostra quantos seguidores da sua página também acompanham seu perfil no Instagram.
Quando a atualização será liberada
As mudanças no layout e novas funções ainda estão em fase de testes. Algumas contas de artistas e empresas que usam a rede social em inglês teriam sido escolhidas para testar os recursos. Além disso, a experimentação está acontecendo apenas na versão mobile do Facebook.
Aos poucos, o Facebook deve liberar a atualização para outros proprietários de páginas, que vão ser notificados sobre a possibilidade de aderirem a nova versão quando acessarem suas contas via aplicativo.
E você, o que achou das mudanças? Conta aqui nos comentários.