7 táticas MATADORAS para gerar engajamento na sua página do Facebook

 Em Facebook

Você sabe o quanto é importante que sua empresa tenha uma fan page com engajamento no Facebook, certo? Por que isso é importante: Segundo a própria rede social, atualmente são mais de 1,4 bilhão de pessoas que usam o Facebook para se conectar ao que é importante para elas.

Com esse número de usuários, hoje qualquer negócio pode encontrar seu público no Facebook. Porém, para ter sucesso, é preciso ter engajamento. Você já passou pela seguinte situação: passou horas preparando um conteúdo e quando postou, ninguém sequer curtiu?

Se esse é seu caso, neste post vamos compartilhar nossas 7 melhores táticas para gerar engajamento em uma página do Facebook. Essas 7 dicas, fazem parte de uma série de mais de 20 táticas que ensinamos no treinamento Facebook Essencial.

Quais são as causas mais comuns para o baixo engajamento?

Você tem uma página no Facebook, mas está com dificuldades para alcançar os seus seguidores? Isso pode ser mais normal do que você imagina.
Alguns fatores podem fazer com que o seu alcance orgânico (alcance de um post que não foi patrocinado) seja baixo:

Conteúdo não interessante:

Se você fez algumas postagens que não tiveram interação, isso quer dizer que elas não foram interessantes para o seu público. Quando um conteúdo não é interessante, a tendência é que o seu seguidor não interaja.

A dica é que você sempre faça posts diferentes para testar e entender o que o seu público gosta de receber. Assim, com o tempo você vai saber o que dá funciona e o que não funciona quando algo é publicado em sua fan page.

#dicadaCamila: o que não gerar engajamento, não publique mais!!

No post O que você deve evitar para não perder fãs no Facebook, falamos mais sobre o conteúdo dos posts!

Baixo número de fãs:

Ter poucos seguidores em sua página, faz com que o seu engajamento seja baixo. Então, como ter sucesso no Facebook? Sempre ouço essa pergunta. E uma das minhas dicas sempre é: o ideal é que você encontre maneiras de aumentar essa base de fãs para aumentar o engajamento, ou seja, encontre táticas para que as pessoas interajam com a sua página.

Anúncios, convites para seus amigos e conteúdos interessantes, são algumas das chaves para conquistar mais fãs para a sua página. E você pode aprender tudo isso no Treinamento Facebook Essencial.

Algoritmo de anúncios:

algoritmo que controla a exibição de conteúdo no Feed de Notícias impacta no desempenho das suas postagens, tanto em perfis, quanto em páginas.

Esse algoritmo leva em consideração vários fatores para mostrar aos seus fãs as suas publicações. Basicamente, o Facebook está interessado em conteúdo de qualidade e na diversidade de conteúdos que você publica.

Há algumas semanas, fizemos uma publicação sobre as mudanças do EdgeRank do Facebook e o que essas mudanças impactam no seu negócio.

7 táticas MATADORAS para gerar engajamento na sua página do Facebook

1. Use vídeos – eles estão em alta

Os vídeos estão em alta no Facebook. Eles estão ganhando cada vez mais espaço na rede social, pois geram bastante visibilidade, engajamento e possuem um alcance maior.

Você pode criar vídeos longos ou mais curtos (uma dica é que sejam mais curtos, as pessoas gostam de conteúdos rápidos), entrevistar pessoas importantes no seu segmento de mercado, dar dicas de boas práticas em seu nicho e muito mais.

#dicadaCamila: sempre faça o upload dos seus vídeos dentro do Facebook. A razão disso é que quando você posta links de outras redes, por exemplo do YouTube, o Facebook entende que é apenas um link e não um vídeo. O que pode deixar o seu alcance ainda mais baixo, já que você está, mesmo sem querer, “induzindo” as pessoas à saírem do Facebook.

Na minha página, sempre publico vídeos sobre diversos temas, olha só:

2. Prova Social – Fotos de fãs com os seus produtos

Incentive clientes a enviarem fotos ou vídeos em sua loja ou usando os seus produtos. Essa prática é muito legal, pois incentiva outros fãs à virarem clientes da sua empresa também. É uma prova social para as outras pessoas de que o seu produto é bom.

Outro ponto legal, é que juntamente com as fotos, muitas vezes as pessoas enviam depoimentos sobre o seu produto. O que pode gerar mais autoridade e credibilidade para a sua empresa no mercado.

Lembre sempre de pedir a autorização dos fãs para a postagem dos conteúdos!

3. Crie conteúdos com consistência

Ter uma consistência de postagens, ou seja, publicar conteúdos com frequência, é muito importante. Isso faz você criar um hábito em seus fãs, mesmo sem perceber. Ao curtir a sua fan page, as pessoas esperam conteúdos sobre os assuntos que você está envolvido e a sua missão é não ser esquecido por elas.

Fazer posts com frequência, ajuda a aumentar o engajamento da sua página. Pois, se o seu conteúdo for legal, ele irá ser curtido, comentado e compartilhado. Como consequência, as chances de aumentar seu alcance orgânico e a sua base de fãs são enormes.

#dicadaCamila: tenha uma agenda de conteúdo. Assim, você pode se organizar e planejar o que postar com antecedência. Quando você não tem uma agenda, pode perder muito tempo procurando o que postar. Quando você se organiza, na medida em que encontra conteúdos legais, pode salvar ou agendar suas publicações.

4. Convide seus seguidores à participar de jogos e disputas

As pessoas adoram interagir com as marcas que elas curtem, mas muitas vezes não interagem porque não são motivadas à isso.

Então, que tal você começar a motivar os seus fãs?

Fazer joguinhos de adivinhação sobre temas que se relacionam com o seu mercado, imagens com “complete a frase”, enquetes, perguntas que gerem curiosidade e muitas outras ações, são táticas muito importantes para gerar mais engajamento em sua página.

Uma prática legal é perguntar qual a preferência do seu seguidor por determinados produtos, por exemplo: digamos que você é dono de uma livraria, você pode publicar uma imagem com dois livros diferentes e pedir para os seus seguidores responderem qual é o favorito deles.

Essas táticas de brincam com o público, ajudam a aumentar o engajamento. Então, seja criativo e teste qual é a abordagem que o seu público mais gosta!

5. Mostre os bastidores do seu negócio

Quem não gosta de conhecer os bastidores das marcas? Principalmente, se é de uma marca que você acompanha.

Ao mostrar o dia a dia da sua empresa, você acaba humanizando a sua marca e as pessoas começam a se sentir parte dela. O resultado é que vão querem estar sempre presentes para conhecer mais e ficar por dentro das novidades.

Lembre que quando houver algum acontecimento especial, como: um evento de sua empresa, mudanças no escritório, visitas importantes ou até mesmo uma mercadoria nova que chegou, você pode contar para os seus seguidores.

6. Responda os seus fãs

O que você mais quer é que seus seguidores interajam com a sua página então, porque não responder eles?

Uma resposta cativante e que mostre a personalidade de sua marca, demonstra que você se importa com o seu seguidor. É cada vez mais necessário que as marcas tenham um atendimento de qualidade, já que essa é uma maneira de fidelizar um cliente e também de marcar as pessoas como um diferencial seu.

Então, lembre que ao não responder as pessoas que interagem com você, você está deixando elas “falando sozinhas” e isso é ruim para o seu negócio.

Com certeza elas estão esperando por uma resposta e sua página só tem a ganhar.

Ah! E também responda reclamações e críticas, nem que seja para pedir que o cliente envie uma mensagem direta ou e-mail. Assim, você demonstra profissionalismo e ganha estrelinhas com os seguidores.

Na página da Camila, buscamos responder a maioria dos fãs que interagem. Veja como a Lana Oliveira ficou super satisfeita com uma simples resposta que demos para ela:

engajamento-Camila Porto - resposta-facebook 2

7. Promoções e descontos sempre funcionam

Promoções e descontos são palavras mágicas! É só você falar que todo mundo sai correndo para aproveitar. Essa é uma das maneiras mais fáceis de conseguir a atenção dos seus seguidores e conquistar um engajamento maior para a sua página.

Provavelmente de todas as pessoas que curtem sua empresa no Facebook, várias ainda não são clientes. E um pequeno desconto, pode ser um grande incentivo à elas.

Além disso, é uma ótima maneira de fidelizar clientes que já seguem seu negócio a mais tempo. Você pode oferecer descontos para elas como forma de gratidão 🙂

Também faça concursos, aonde as pessoas enviam fotos, frases ou respostas, e a melhor ganha um dos produtos mais queridinhos da sua empresa.

Tudo é válido, você só precisa ficar ligado nas questões legais sobre promoções e sorteios no Facebook. Na PortoClass #24, falamos o que pode e o que não pode em sorteios no Facebook, vale a pena você conferir.

Uma promoção que bombou no Facebook é a “1 milhão de momentos compartilhados” do Restaurante Outback Steak House. Ao completar 1 milhão de imagens e vídeos enviados pelos seus clientes com a hashtag #MomentoOutback, o restaurante distribuiu 1 milhão de aperitivos para seus clientes.Confira um pouco mais sobre a promoção no vídeo abaixo:

E aí, você gostou do post? Conta para mim nos comentários 😉

CONTINUE NO BLOG:

Se você tem uma página no Facebook provavelmente já categorizou ela, pois é um dos primeiros passos durante a criação da fanpage. Mas, você sabe qual é a melhor categoria para a página do Facebook do seu negócio?

Leia agora o texto:

COMO ESCOLHER A MELHOR CATEGORIA PARA A PÁGINA DO FACEBOOK

QUER MAIS?

Já imaginou ter mais informações exclusivas e totalmente gratuitas sobre esse assunto?

É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.

Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito. Baixe já:


banner-final-22-taticas
Artigos Relacionados
25 comentários
  • Camila Porto
    Responder

    Muito bom Camile 🙂

    • Camile Woinarski
      Responder

      Obrigada Camila <3

  • Diogo Harrison
    Responder

    Curti muito seu post!, anotei 4 ideias para meu negócio da D’Truffas ( facebook.com/dtruffas ), Obrigadoooooo!!!

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi Diogo 🙂

      Ótimo, pode aproveitar todas as dicas!

      Espero sempre poder ajudar você.

      Abraço.

  • Geovane
    Responder

    Parabéns pelo post Camile! Tomei uma agência e trabalhamos com gestão de mídias sociais, e temos esta prática de sempre estar gerando conteúdos que são de interesse do público dos nossos clientes, e um que da muito certo são os vídeos e a prova social, depoimentos, perguntas sobre determinado produto, fazendo com que a marca do cliente seja sempre lembrada de forma humanizada e deixando a publicidade e si em segundo plano.

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Geovane, tudo bem?

      Muito obrigada pelo elogio 🙂
      É isso mesmo, o conteúdo é a principal maneira de atingir o seu público e ser mais relevante para ele.
      Abraço.

  • Carla
    Responder

    Obrigada Camila, você me faz não desistir rs!!!!

    • Camile Woinarski
      Responder

      Muito bom saber isso, Carla!

      Estamos com você 🙂

  • Leonardo Vieira
    Responder

    Muito bom camile me ajudou muito .

    • Camile Woinarski
      Responder

      Imagina Leonardo!
      Muito bom saber que o conteúdo ajudou você 🙂

      Volte sempre!

  • Lu
    Responder

    Oi, boa tarde!
    Tenho dificuldades no mundo virtual, pois tenho uma Boutique Sensual (Sex Shop). As pessoas têm vergonha de aparecer e não interagem.
    Por gentileza, teria alguma sugestão?
    Obrigado,
    Deep Sex

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Lu, tudo bem?

      Você já pensou em criar conteúdos relacionados ao seu segmento?
      Esses conteúdos poderiam auxiliar as pessoas com dúvidas sobre sexo, desde as mais simples como até as mais complexas.
      Outra dica legal é você tratar de assuntos sobre sexo com humor saudável, as pessoas gostam disso.

      Acredito que algumas pessoas tem vergonha de aparecer sim, mas na maioria das vezes isso não acontece. A sua falta de engajamento pode ser por conta do seu conteúdo mesmo!
      Como prova de que você pode falar sobre sexo e ter uma página bem engajada, dá uma olhadinha na página da Camisinha Olla, é um sucesso de engajamento:
      https://www.facebook.com/OllaOficial/?fref=ts

      Espero ter ajudado 😉
      Abraço.

  • Priscila
    Responder

    Muito útil e acessível pra quem está começando.
    Obrigada!

    • Camile Woinarski
      Responder

      Eeeeee! Que ótimo, Priscila 🙂

      Fico muito feliz!

  • Anima Design
    Responder

    Ótimo Post, acompanhando tudo para dar um Up na minha página também. http://facebook.com.br/AnimaDesigner

    • Camile Woinarski
      Responder

      Legaaaaal!

  • Tiragem Salvador Valente Kewis
    Responder

    Gostei desse poste! Parabéns!

    • Camile Woinarski
      Responder

      Que ótimo! Obrigada 🙂

  • Léo Vitor
    Responder

    Ótimas dicas! Vou colocar em prática hoje mesmo.

    • Camile Woinarski
      Responder

      Boa Léo!

      Fico feliz por isso 🙂

  • Jaqueline de lima
    Responder

    Camila parabéns!! De tudo que venho pesquisando vc foi a única que falou a minha língua!!! Sem muito blablabla estou adorando cada dica é já estou colocando em prática. Obrigada!!

    • Camile Woinarski
      Responder

      Uhuuuul! Que ótimo Jaqueline.

      Conte com as dicas aqui do blog 🙂
      Abraço.

  • Érika
    Responder

    Oi Camila, tudo bem?

    Suas dicas são sempre muito boas! Obrigada por nos ajudar a entender um pouco mais!
    Uma dúvida que tenho: o Facebook está damdo a opção de convidar pessoas que curtiram um post para curtir a página. Isso funciona ou pode ser muito invasivo?

  • Rosivani
    Responder

    Amei o post! Já coloquei algumas dicas em prática e anotei outras. Muito obrigada Camila!

    • Stephanie Quadros
      Responder

      Que bom que gostou de nossas dicas Rosivani!

      Volte sempre ao blog que temos novidades!

      Um abraço,

      #EquipeCamilaPorto