QUER APRENDER MAIS SOBRE FACEBOOK E MARKETING DIGITAL?

Assine nossa LISTA VIP e receba conteudos exclusivos por e-mail:

Atributo ALT no Facebook: como adicionar textos explicativos nas imagens

 Em Facebook

O Facebook está sempre testando novidades em sua plataforma. Algumas chegam em massa para os usuários, outras tendem a aparecer aos poucos. A novidade do momento é o Atributo ALT no Facebook. Você sabe o que é isso?

O Atributo ALT também pode ser chamado de texto alternativo. Ele é uma das ferramentas de Search Engine Optimization (SEO) que ajudam os motores de busca, como o Google, a “lerem” melhor as imagens em sites e blogs. No Facebook, o Atributo ALT se apresenta como uma função um pouco diferente.

Ele vem a proposta de facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

Atualmente, algumas pessoas usavam em suas postagens a hashtag #PraCegoVer e em seguida colocavam a descrição da imagem do post.

Agora, basta colocar um texto alternativo e os softwares de leitura usados por deficientes visuais já poderão ler qual é o conteúdo da imagem.

Contudo, por se tratar de uma ferramenta que tem uma origem no SEO, vale ficar de olho para saber se esse recurso não vai influenciar no alcance das publicações ou no rankeamento delas em pesquisar feitas na rede social, já que essas descrições também podem servir para que os algoritmos do Facebook leiam as imagens.

Ainda em fase de testes, pode ser que o Atributo ALT no Facebook não esteja disponível para todos usuários. Mas já há relatos dele aparecendo tanto em páginas como em perfis pessoais.

COMO USAR O ATRIBUTO ALT NO FACEBOOK

Preparamos um passo a passo para você que quer começar a usar o Atributo Alt no Facebook. Vamos lá?

1. Acesse a imagem na qual você quer acrescentar uma descrição por meio do Atributo Alt no Facebook.

Atributo ALT no Facebook: como adicionar textos explicativos nas imagens do Facebook

2. Clique em Opções e em seguida em Alterar texto alternativo.

Atributo ALT no Facebook: como adicionar textos explicativos nas imagens do Facebook

3. Uma pop-up irá abrir e nela você verá uma descrição que foi automaticamente gerada pelo Facebook. É ela que vamos alterar!

Atributo ALT no Facebook: como adicionar textos explicativos nas imagens do Facebook

4. Clique em Sobrescrever texto alternativo gerado.

Atributo ALT no Facebook: como adicionar textos explicativos nas imagens do Facebook

QUER RECEBER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL?

Então junte-se a mais de 150 mil empreendedores que assim como você querem obter sucesso nas redes sociais:

5. Adicione a descrição para a imagem. Lembre-se: A ideia é que alguém que não pode ver o post entenda exatamente o que há nele.Por isso não esqueça de colocar também quais são os textos que aparecem na imagem.

Atributo ALT no Facebook: como adicionar textos explicativos nas imagens do Facebook

6. Por fim, basta clicar em Save e o novo texto alternativo estará salvo.

Atributo ALT no Facebook: como adicionar textos explicativos nas imagens do Facebook

Viu como é fácil?

Ao usar essa ferramenta você vai facilitar o acesso de deficientes visuais ao seu conteúdo e, além disso, talvez ainda ajude a dar mais relevância às suas publicações dentro do Facebook.

Nós já começamos a fazer os primeiros testes com esse recurso em nossa página. Conta pra gente se essa ferramenta já está disponível pra você!

CONTINUE NO BLOG

O Facebook disponibiliza várias métricas para que possamos analisar os resultados das ações que realizamos em nossa fanpage.

Uma das métricas mais comentadas atualmente é o Alcance no Facebook. Isso porque não é de hoje que a rede social está priorizando publicações de acordo com o comportamento dos usuários.

Quer entender melhor como funciona o alcance no Facebook? Então, continue aqui no blog!

ENTENDA COMO FUNCIONA O ALCANCE NO FACEBOOK

QUER MAIS?

Já imaginou ter mais informações exclusivas e totalmente gratuitas sobre esse assunto?

É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.

Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito. Baixe já:


banner-final-engajamento
Artigos Relacionados
2 comentários
  • Lilian
    Responder

    Olá Camila, ao salvar o texto quando fui entrar de novo para ver como tinha ficado, não estava salvo o que eu coloquei.

    • Glaucia Périco
      Responder

      Algumas vezes, por se tratar de uma ferramenta nova, algumas falhas podem acontecer.
      Sugiro que tente novamente, Lilian.

      Um abraço,
      #EquipeCP