Conheça os bastidores das gravações dos meus vídeos

 Em Facebook

Que os vídeos são um dos conteúdos que mais geram engajamento no Facebook, você já sabe. Mas, uma pergunta que nós recebemos com frequência é sobre como funcionam os bastidores das gravações que realizamos, dos nossos vídeos que são publicados principalmente no YouTube.

Para te ajudar e mostrar que essas gravações não são um bicho de sete cabeças, nós resolvemos abrir as cortinas das nossas mega produções e mostrar todos os detalhes dos bastidores de gravações dos nossos vídeos.

Vamos te mostrar desde os equipamentos que nós possuímos até como é feita a organização do roteiro. Vamos lá?

Conheça os bastidores das gravações dos meus vídeos

Para começar, vamos listar cinco coisas que consideramos muito importante para você observar antes de começar a gravar seus vídeos:

1. Equipamentos

Tenha em mente que, no início, você não precisa investir na compra de equipamentos como esses. Você pode aproveitar até a câmera do seu celular para fazer as gravações, ok?

Câmera

A câmera que utilizamos para gravar nossos vídeos é uma Canon EOS 70D. Como nosso mercado é de cursos online, nós observamos essa necessidade de comprar um equipamento com caráter mais profissional por conta disso.

Mas, para você começar produções nas redes sociais, pode ser algo mais simples sem nenhum problema.

Áudio

Além da Canon, nós utilizamos um sistema de captação de áudio chamado Sony UPVS. Esse é um sistema de captação sem fio, que possui um receptor que é fixado na câmera.

O receptor desse sistema de captação fica com a Camila durante as gravações e é utilizado junto com um microfone de lapela sem fio para dar maior mobilidade na gravação.

No começo, a Camila utilizava um sistema de áudio com fio que era conectado na câmera. Com o passar do tempo que fizemos esses aprimoramentos.

Iluminação

Um ponto importante que acreditamos que seja interessante você investir é na iluminação. Nós usamos um softbox, um equipamento que gera uma iluminação suave para o ambiente.

O softbox ajuda a evitar sombras nas gravações. Não é um equipamento imprescindível você ter, mas se existir a possibilidade de investir, o resultado das gravações pode ficar melhor.

2, Roupa

Mais um item que mostramos dos bastidores das gravações, é em relação à roupa. Esse é mais um ponto interessante para mostrar dos nossos bastidores. Pensando nas gravações, nós sempre optamos por usar roupas com cores mais neutras ou peças com muita estampa.

Uma dica é sempre evitar roupas listradas para não ter problemas na captura da imagem no vídeo. Assim, uma camisa simples dá conta do recado!

A mulherada tem costume de se maquiar um pouco, passar um blush e um batom para não ficar com a “cara lavada”. Vale a pena sempre usar um pó, para homens e mulheres, para evitar reflexos ou que sua pele fique com muito brilho no vídeo.

3. Script 

Esse ponto é essencial e é o que faz a diferença no seu vídeo. Possivelmente é o item dos nossos bastidores das gravações mais importante para você conhecer!

Todos os vídeos que são gravados possuem um script, seja ele escrito em um papel ou em meios digitais (você pode usar seu celular para ler e acompanhar o script).

Ter um script é importante para que você não se perca durante a gravação ou se esqueça de gravar alguma parte importante.

O planejamento do vídeo faz toda diferença. Invista tempo nessa criação!

4. Edição

Nós possuímos duas pessoas na equipe que são responsáveis pelas edições dos vídeos.

As gravações são feitas e os materiais brutos são enviados no Google Drive para que os editores tenham acesso. Eles baixam esses materiais, editam e enviam no nosso canal no YouTube ou também no Facebook.

O programa que usamos para fazer as edições de vídeos é o Adobe Premiere, uma ferramenta profissional e avançada para edições.

5. Ambiente

Você precisa ficar ligado no ambiente em que as gravações serão realizadas. Nós fazemos os nossos em um escritório normal de trabalho que tem um sofá e uma mesa de trabalho. Também temos uma cortina com cor clara, para funcionar como pano de fundo para algumas gravações.

Nossas gravações são sempre feitas depois das 19h. Por quê? Depois desse horário, raramente você terá problemas com barulhos de pedreiros, barulhos de furadeiras e outros fatores externos que afetam na acústica do ambiente.

Como os vídeos são gravados em um apartamento, esses problemas podem surgir. Gravando após às 19h, essas interrupções são menores.

Para te ajudar nesse processo, a dica que damos é: grave seus vídeos em um dia específico da semana, faça com que isso se torne uma regra e algo da sua rotina.

Invista em vídeos nas redes sociais

O ponto mais difícil é começar a gravar os vídeos. Dar esse passo inicial de literalmente mostrar a sua cara nas gravações. Mas, depois que você começa, acredite: você se solta e pega o jeito.

IMPORTANTE! Você não precisar começar a produzir seus vídeos com exatamente os mesmos equipamentos que nós possuímos. No começo da jornada da Camila, ela fazia as gravações com uma webcam SUPER simples, que tinha uma qualidade de imagem bem baixa.

Mas, foi o pontapé inicial, foi assim que tudo começou. Você pode dar início a sua jornada de produção com equipamentos mais simples sem nenhum problema.

O principal é: comece a arriscar na gravação e produção desses conteúdos que você vai colher bons frutos na página do seu negócio.

Esperava que os bastidores das gravações das nossas mega produções fosse assim? Conta nos comentários como são os bastidores das gravações aí na sua casa! Quero saber o que você planeja e inventar por aí!

CONTINUE NO BLOG

Agora que você aprendeu a gravar vídeos, você precisa editar esses conteúdos para postar nas redes sociais.

E mesmo sem experiência, você vai conseguir resultados incríveis usando uma das opções que citamos abaixo:

EDITORES DE VÍDEO PARA REDES SOCIAIS: OS MELHORES PROGRAMAS E APLICATIVOS

QUER MAIS?

Já imaginou ter mais informações exclusivas e totalmente gratuitas sobre esse assunto?

É só baixar AGORA o material abaixo, aplicar no seu negócio e bombar as suas redes sociais.

Aprofunde os seus conhecimentos com o meu material que é 100% gratuito.

Baixe já:


banner-final-22-taticas
Artigos Relacionados