Como escolher a melhor categoria para a página do Facebook

 Em Facebook

Se você tem uma página no Facebook provavelmente já categorizou ela, pois é um dos primeiros passos durante a criação da fanpage. Mas, você sabe qual é a melhor categoria para a página do Facebook do seu negócio?

Hoje vou mostrar para você quais são as categorias que o Facebook possui e os recursos disponíveis em cada uma delas. Isso mesmo, cada categoria recebe recursos diferentes, por isso é tão importante você escolher a certa.

Atualmente, são mais de 1,8 bilhão de pessoas que usam o Facebook todo mês e o seu negócio deve usar os recursos para se destacar da concorrência e chamar a atenção do público.

Ah! E caso você já tenha uma página, é possível alterar a categoria a qualquer momento. Leia todo o post 🙂

Como escolher a melhor categoria para a página do Facebook

Quais são as categorias para a página do Facebook?

Hoje, no Facebook, há diversas opções de categorias e subcategorias que você pode escolher.

Porém, basicamente o Facebook divide elas em 6 grandes blocos:

1. Negócio Local ou Lugar

Se você tem uma empresa que atua apenas em uma cidade, essa categoria pode ser ótima para você.

Ela é perfeita para restaurantes, mercearias, lojas de presentes e para quem oferece serviços gerais, por exemplo.

Na hora de criar um cadastro em Negócio Local ou Lugar, você pode incluir o endereço com CEP e também um telefone.

Como escolher a melhor categoria para a página do Facebook

2. Empresa, Organização ou Instituição

Caso o seu negócio já seja considerado de grande porte e sua empresa tenha alcance estadual ou nacional, essa pode ser a melhor categoria para a página do Facebook.

Ela está dividida em diversos setores do mercado e algum deles pode atender o seu ramo.

Você pode escolher entre: agências de viagens, empresa automotiva, empresa de varejo, faculdade ou universidade, organização política e outras.

3. Marca ou Produto

Agora, se o seu foco é divulgar uma marca ou um produto específico, escolha essa categoria.

Nela você pode escolher focar em apenas um nicho do mercado, por exemplo:

  • Artigos para animais de estimação;
  • Videogame;
  • Vinho;
  • Bolsas de viagem.

4. Artista, Banda ou Figura Pública

Se você é uma pessoa pública ou trabalha para alguém que seja, esse bloco foi criado para você.

A vantagem de criar uma página é que essa pessoa terá duas maneiras distintas para usar o Facebook. Pode usar o perfil para criar publicações pessoais, e a página para divulgar o seu trabalho.

Cantores, atores, políticos, apresentadores, dançarinos, professores, atletas, bandas e várias outras profissões estão nesta categoria.

5. Entretenimento

Programas de TV, cinemas, bibliotecas, festivais de música, premiações, séries e diversas outras formas de entretenimento ficarão nesta categoria.

Se a sua empresa se encaixa em um desses tipos de negócio, pode escolher Entretenimento para ter recursos incríveis para você.

6. Causa ou Comunidade

Para divulgar uma ONG, ações na sua comunidade ou projetos pessoais que lutam por uma causa, escolha este bloco.

Ele é o mais correto para esses casos e tem os recursos básicos para que você possa alcançar muitas pessoas com o seu projeto.

Quais recursos estão disponíveis para cada categoria?

O Facebook tem recursos diferentes para cada uma das categorias ou subcategorias.

Hoje é possível adicionar os contatos do seu negócio, como e-mails ou telefones, e até um mapa com a localização e o endereço da sua empresa.

Porém, como há recursos disponíveis para todas as páginas e também existe recursos disponíveis apenas para categorias específicas.

Confira na tabela abaixo o que é possível fazer ou não em cada uma das categorias do Facebook:

Como alterar a categoria para a página do Facebook?

Você já tem uma página, mas identificou aqui no post que está usando a categoria errada para o seu negócio?

Vou ajudar você a começar a usar AGORA a melhor categoria para a página do Facebook.

Siga o meu passo a passo:

Passo 1

Para começar, clique em SOBRE na lateral esquerda da sua página.

Como escolher a melhor categoria para a página do Facebook

Passo 2

Agora, clique em EDITAR INFORMAÇÕES DA PÁGINA, como na imagem abaixo:

Como escolher a melhor categoria para a página do Facebook

Passo 3

No terceiro e último passo, é só você selecionar a CATEGORIA DA PÁGINA e escolher a categoria e as subcategorias que deseja que a sua página tenha.

Então, clique em SALVAR ALTERAÇÕES.

Como escolher a melhor categoria para a página do Facebook

Pronto! Sua categoria está alterada e por enquanto, você pode fazer esse processo quantas vezes quiser.

Dica da Camila:

Você pode escolher até 3 opções de subcategorias e se tiver alguma dúvida quanto às categorias, leia os Termos e Políticas do Facebook para páginas 😉

Continue no Blog:

Agora que você já conhece a melhor categoria para a página do Facebook, quero mostrar para você que a rede social tem milhares de recursos incríveis para o seu negócio.

Um deles é a Loja Virtual do Facebook, um recurso que chegou para auxiliar todas as empresas que querem vender seus produtos, usando simplesmente sua página. Leia tudo sobre ela agora:

4 VANTAGENS DE ABRIR SUA LOJA VIRTUAL NO FACEBOOK

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23 comentários
  • ANA
    Responder

    NO MEU NÃO APARECE ESSA OPÇÃO.

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Ana.

      Você pode conferir qual é o seu cargo na página, por favor?

  • Natália Sancevini
    Responder

    Na minha página não aparece essas opções

    • Camile Woinarski
      Responder

      Use o passo a passo para alterar a categoria da sua página.

      Acredito que essas opções devem aparecer para você 🙂

      Abraço.

  • s.fernandes
    Responder

    Olá, boa tarde.

    Tenho uma página de um politico criada, mas não consigo adicionar a categoria Comunidade. Consegue ajudar-me?

    Obrigada

    • Camile Woinarski
      Responder

      Olá, Selma.

      Basicamente, você precisa seguir o passo a passo descrito no tópico: Como Alterar a Categoria, que está aqui neste texto.

      Dica: se a página que você usando é de um candidato político, meu conselho é que ela tenha a categoria de Figura Pública.
      Se a página for de um órgão, como uma prefeitura por exemplo, aí sim você pode escolher Comunidade.

      Grande abraço.
      #equipecamilaporto

  • Luis
    Responder

    Boa tarde. Como alterar uma página que está definida como Negócio Local para Marca ou Produto? É possível? Obrigado, camila

  • Jessica
    Responder

    Nao consegui nao aparece a opção

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Jessica.

      Qual opção não está aparecendo para você?

      Abraço.
      #equipecamilaporto

  • Eduardo Fernandes Begnami
    Responder

    Sou Coach e estou em dúvida se abro uma Página LOCAL ou Figura Pública. Local pode me ajudar se no futuro eu abrir um espaço. Quanto às funcionalidades e possibilidades de campanhas não muda nada na verdade ne?

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Eduardo.

      As funções são pouco diferentes, acredito que você deve pensar em seus objetivos e no futuro do seu negócio.
      O legal é pensar se você deseja se portar como uma “celebridade/figura pública” ou se deseja se portar como um negócio físico.

      Espero ter ajudado.
      Grande abraço #equipecamilaporto

  • Rodrigo Tolotto
    Responder

    Bom dia!
    Curti uma página recentemente e ao curtir apareceu uma notificação perguntando se eu queria receber notificação quando a página publicasse algo… também tenho uma pagina mas não encontrei como coloco esse recurso, saberia me informar como ponho? Obrigado.

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Rodrigo.

      Algumas notificações o Facebook ofecere automaticamente.
      Nela dizia algo como: Seguir ou Veja Por Primeiro?

      #equipecamilaporto

  • LUIz
    Responder

    Camila muito obrigado voce é uma pessoa profissional generosa.Deus te abençoe.

    • Camile Woinarski
      Responder

      Opa! Obrigada Luiz.

      #equipecamilaporto

  • Gilberto
    Responder

    Olá, em relação ao modelo de fanpage, qual opção aconselha para músicos?

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Gilberto.

      Acredito que a melhor categoria seja “Artista, banda ou figura pública”.
      Nessa categoria você pode escolher a categoria “músico” 🙂

      Espero ter ajudado.
      #equipecamilaporto

  • lucia
    Responder

    Olá! Sou bem iniciante… rs
    Criei uma fanpage para negocio local. Mas independente disso, posso convidar pessoas de todas as localidades certo? Fiquei com receio de convidar pessoas que talvez nunca tenham a oportunidade de comprar meu produto devido a distância… :/

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Lucia.

      Você pode convidar sim!
      Mesmo que as pessoas sejam de um outro local, quem sabe um dia você crie uma loja online ou filiais pelo Brasil e consiga atender essas pessoas 🙂

      Porém, mantenha o foco em sua região. Ok?

      Espero ter ajudado.
      #equipecamilaporto

  • Agalves Comunicação
    Responder

    Olá, somos uma agência de publicidade e marketing e gostaria de sanar uma dúvida, em Categoria as opções que nos enquadramos são Agência de Publicidade, Agência de Marketing, sendo que existe uma terceira opção que nos gera a dúvida que é Publicidade/Marketing, a dúvida é se essa categoria seria se enquadra a nós ou se ela é voltada para uma pagina de propaganda e não execução de serviços publicitários e marketing como o nosso, sabemos que podemos escolher mais 3 categorias, mas nas outras 2 disponíveis optamos por colocar a Design Gráfico, e Web Design, para efeito de busca que são mais populares quando uma pessoa pesquisa sobre o serviço, então é isso, quem poder sanar a dúvida estaremos gratos.

  • Ana Rita
    Responder

    Olá! Gostei muito do post! Qual seria a categoria para blogger? Falo de assuntos muito diversos na minha página.

    • Camile Woinarski
      Responder

      Oi, Ana.

      Você já tentou criar com FIGURA PÚBLICA > BLOGUEIRA?
      Pode ser uma opção para você!

      #equipecamilaporto

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