Como funciona o Feed de Notícias do Facebook?

Postado em Facebook Nenhum comentário

Se você já parou para analisar os conteúdos que aparecem nas suas redes sociais, certamente já se perguntou como funciona o Feed de Notícias do Facebook.

Já reparou que, por mais que você tenha centenas de amigos e curta milhares de páginas, apenas o conteúdo de algumas delas chega efetivamente até você por meio do feed?

Isso se deve ao trabalho do algoritmo do Facebook, uma série de códigos de programação que filtra os conteúdos que chegam até você.

Se o algoritmo não existisse, cada pessoa receberia um número tão grande de publicações em seu feed que não conseguiríamos usar o Facebook.

Para entender como funciona o Feed de Notícias do Facebook, é preciso entender em primeiro lugar quais são os fatores analisados pelo algoritmo.

INVENTÁRIO DO FEED DE NOTÍCIAS DO FACEBOOK

Todos os conteúdos disponíveis dentro do Facebook fazem parte do inventário. Publicações de amigos, páginas ou grupos, anúncios, eventos, atualizações de status, enfim: tudo que pode ser apresentado no seu feed.

SINAIS DO USUÁRIO

Além de analisar o que está disponível no inventário, o Facebook também leva em conta o comportamento do usuário. Essas informações chamamos de sinais.

Nesse ponto, o Facebook vai considerar, por exemplo, questões como:

  • Com que tipo de conteúdo esse usuário mais engaja: vídeo, texto ou imagem?
  • De que dispositivo ele está acessando: desktop ou mobile?
  • Que tipo de conexão ele está usando: cabo, Wi-Fi, 3G ou 4G?
  • Quais são as páginas e contatos com quem essa pessoa mais interage?

NOTAS DAS PUBLICAÇÕES

Depois de analisar quais posts estão disponíveis (inventário) e quais são as informações sobre usuário (sinais), o Facebook filtra os conteúdos e atribui notas a eles.

Assim, quanto mais relevante for o conteúdo para aquele usuário, maior será a nota desse conteúdo e antes ele aparecerá no Feed Notícias.

Pra ficar ainda mais claro, confira esse vídeo no qual a Camila explica e dá um ótimo exemplo de como funciona o Feed de Notícias do Facebook.

Ao saber que o Facebook considera o comportamento do usuário na hora de decidir quais posts aparecem para ele, entendemos que quanto mais determinada pessoa interage com os posts de uma página, mais os conteúdos dessa fanpage vão aparecer para ela.

Por isso, gerar engajamento e interação nas publicações feitas no Facebook é essencial! Quem não é visto, não será lembrado MESMO no Facebook.

CONTINUE NO BLOG

O alcance no Facebook é preocupação constante de quem trabalha com mídias.

Conhecer as métricas ligadas ao alcance e como ele influencia nos resultados no seu negócio é muito importante para melhorar seu desempenho.

Quer entender melhor como funciona o alcance no Facebook? Então, continue aqui no blog:

ENTENDA COMO FUNCIONA O ALCANCE NO FACEBOOK

RECOMENDAÇÃO DE ESPECIALISTA:

Eu acredito que este conteúdo certamente vai te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.

Mas, na minha opinião, esse é apenas o início do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema e ter acesso a um material complementar (mais avançado), recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta se inscrever ou clicar abaixo.

E-book Gratuito

Como fazer seus fãs promoverem seu negócio nas mídias sociais?

Descubra os meus segredos para aumentar a interação com meus fãs e fazer o Facebook trabalhar para o seu negócio. Baixe grátis.





Tags:
  • engajamento

Social Sell

Pequenas e médias empresas já estão usando a forma mais lucrativa e rápida de atrair clientes.

Social Sell